“Vamos libertar portugueses desta carga"; China confina cidade
14/09/2021 10:41 em Notícias

Esta terça-feira marca o arranque do novo ano letivo. O regresso das aulas do ensino obrigatório faz-se ainda em ambiente pandémico e com regras para garantir a segurança quer dos alunos como dos professores.

Também hoje começa oficialmente a campanha para as eleições autárquicas, que se realizam a 26 de setembro. São mais de duas dezenas de partidos e mais de 60 grupos de cidadãos que concorrem às autarquias, estando desta vez obrigados a cumprir regras de segurança para evitar a propagação do vírus.

Lá fora, destaque para a cidade de Camberra, na Austrália, que vai voltar a estar em confinamento durante um mês, devido um surto da variante Delta.

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

9h28 - Já foram emitidos por cá mais de 7,5 milhões de certificados digitais, avança esta terça-feira o Jornal de Notícias

08h30 - O ator Jeff Bridges partilhou uma nova e emotiva mensagem no seu site, esta segunda-feira, onde revela que o cancro está em remissão e que está pronto para voltar a filmar 'The Old Man'. Na mesma partilha, o artista falou também da batalha contra a Covid-19, depois de ter sido infetado com o vírus em janeiro, antes de tomar a vacina. 

08h15 - Conselho Estratégico Nacional da Saúde da Confederação Empresarial de Portugal (CIP) considera essencial o reforço orçamental do Serviço Nacional de Saúde e defende uma dotação inicial para 2022 superior a 11,1 mil milhões de euros. Em missiva, sublinha a importância de um programa específico para recuperar atividade assistencial que sofreu atrasos por causa da covid-19 e alerta para a necessidade de pugnar pela regularização de todos os pagamentos em atraso, lembrando que as dívidas vencidas do SNS não têm parado de crescer durante este ano e já atingem os 675 milhões de euros.

08h04 - Uma menina de quatro anos, do Texas, nos EUA, morreu vítima da Covid-19. A criança terá contraído a doença através da sua mãe, que era contra a toma da vacina.

07h57 - Após detetar surto, China confina cidade. Os cerca de cinco milhões de habitantes de Xiamen, no sudeste da China, foram hoje colocados em confinamento, após terem sido detetados 32 casos de Covid-19, naquela que é uma das mais populosas cidades da província de Fujian

07h44 - Em entrevista ao PúblicoGraça Freitas afirmou que a Direção Geral de Saúde está a pensar alterar a periocidade da divulgação do boletim epidemiológico. 

“Queremos aumentar o intervalo desta publicação, sendo que sempre que acontecer alguma coisa inesperada comunicaremos”, afirmou, referindo que o objetivo é "libertar os portugueses desta carga que é recordar todos os dias quantos casos, quantos internamentos, porque isso também dá um peso à nossa vida.”

07h35 - A comissão parlamentar de inquérito (CPI) que investiga a gestão da pandemia de Covid-19 no Brasil ouve hoje o depoimento de Marcos Tolentino, suspeito de ser sócio oculto da FIB Bank, empresa que se apresentou como fiadora de contratos estatais para compras de vacinas no país.

O depoimento de Tolentino, dono da Rede Brasil de Televisão, é um dos mais aguardados pela CPI do Senado brasileiro que investiga ações e omissões do Governo no combate à pandemia.

07h30 - Alemanha registou, nas últimas 24 horas, mais 6.325 casos de Covid-19 e 68 mortes. Em termos cumulados, o país soma 4.089.476 casos da doença e 92.686.

07h27 - presidente executiva da TAP é hoje ouvida no Parlamento, na Comissão Eventual para o acompanhamento da aplicação das medidas de resposta à pandemia da doença Covid-19 e do processo de recuperação económica e social.

07h20 - A produção de cerveja em Portugal registou uma queda de 7,2% no ano passado, face a 2019, resultante da pandemia de covid-19 e as restrições impostas, de acordo com um estudo da Nova SBE.

07h15 - Regresso às aulas com medidas de segurança. Cerca de 1,2 milhões de alunos do ensino obrigatório começam esta semana mais um ano letivo, que contará com um plano de recuperação de aprendizagens ainda em ambiente pandémico e sob apertadas regras de controlo de contágio da covid-19.

07h10 - Confinamento na capital australiana prolongado por mais um mês. O confinamento em Camberra foi hoje prolongado por mais um mês, até meados de outubro, para travar um surto da variante delta da covid-19, anunciaram as autoridades.

COMENTÁRIOS