Termina hoje às 23h59 o autoagendamento da vacinação exclusivo para utentes dos 16 aos 17 anos de idade, para vagas disponíveis no fim de semana de 14 e 15 de agosto. Amanhã, o portal volta a estar disponível para o autoagendamento da vacina contra a Covid-19 para utentes com idades iguais ou superiores a 18 anos.
Na quinta-feira, o vice-almirante Gouveia e Melo revelou que o país está a "menos de um ponto percentual" dos 70% de imunidade, que tinha sido apontada para entre "8 e 15 de agosto".
Arranca hoje a época 2021/22 da I Liga de futebol, com público nas bancadas. Na semana passada, o jogo da Supertaça já contou com a presença de adeptos, e no campeonato será também possível em todos os campos, até 33% da capacidade dos estádios.
Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.
Acompanhe aqui os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:
11h13 - Moçambique vacinou mais de 58 mil pessoas nos últimos dois dias. Um total de 58.115 pessoas foram vacinadas contra a Covid-19, entre terça-feira e quarta-feira, em Moçambique, no âmbito da campanha de imunização em massa lançada pelo Governo, anunciou hoje em comunicado o Ministério da Saúde.
11h05 - Vacinação volta a acelerar a partir da próxima semana. O vice-almirante Gouveia e Melo anunciou que o país vai receber, a partir da próxima semana, um reforço de vacinas para além das que estavam contratadas, o que vai permitir acelerar a administração de primeiras doses.
Gouveia e Melo detalha que o país vai receber na próxima segunda-feira 286 mil doses extra e, na segunda-feira seguinte, dia 16, 300 mil, o que vai permitir administrar cerca de "cem mil vacinas por dia", estima.
O responsável referia-se a doses da Janssen e da Pfizer, explicando que está a tentar negociar também um "reforço de doses da Moderna".
"São notícias muito positivas. Estamos todos a fazer um esforço para darmos todos uma última pancada a este vírus", afirmou, pedindo aos portugueses que "saiam um bocadinho das vossas férias e do vosso conforto para nos ajudar".
10h50 - "Não há evidência científica, neste momento, para dizer que a terceira dose é necessária". Questionado, na visita a um centro de vacinação, sobre a necessidade de administração de uma terceira dose aos mais idosos, Gouveia e Melo diz que "temos de esperar por evidência científica".
Vice-almirante Gouveia e Melo© Global Imagens
10h30 - "Até setembro, toda a população elegível vai estar vacinada com uma dose", é a garantia do coordenador da Task Force da vacinação, durante uma visita a um centro de vacinação em Évora. "Setenta por cento já nao é um objetivo. O objetivo é vacinar toda a populaçao elegível", acrescentou.
9h10 - Alemanha registou mais 3.448 casos de infeção por Covid-19 e 24 mortes nas últimas 24 horas, de acordo com os dados do Instituto Robert Koch (RKI). Em termos acumulados, o país tem agora um total de 3.784.433 casos da doença e 91.754 mortes desde que a pandemia começou.
9h00 - China promete fornecer 2 mil milhões de vacinas ao resto do mundo. O Presidente chinês, Xi Jinping, prometeu fornecer este ano dois mil milhões de doses de vacinas ao resto do mundo, consolidando a posição do país como o maior exportador global de inoculações contra a Covid-19.
8h47 - Uber não exigirá que condutores sejam vacinados, isto apesar de a empresa ter exigido que todos os trabalhadores que regressem ao escritório em São Francisco estejam vacinados.
8h40 - Itália exige certificado para acesso a atividades de lazer e restaurantes. A partir de hoje, o "certificado verde" será obrigatório para consumo em bares e restaurantes, mas também para acesso a espaços fechados como ginásios, cinemas, teatros, museus, estádios e grandes eventos, tais como concertos.
8h25 - Da cama do hospital, negacionista apela para que pessoas se vacinem. Um homem que se negou a ser vacinado na Virgínia, EUA, e que pensava ser "invencível" perante a ameaça da Covid-19, está internado com a doença e enviou uma mensagem da cama do hospital para os negacionistas da pandemia.
8h13 - Sintomas da Covid-19 podem variam de acordo com idade e género do doente. Estudo britânico identificou diferenças nos sinais iniciais da infeção pelo novo coronavírus, causador da Covid-19, em pessoas abaixo e acima dos 60 anos e entre homens e mulheres.
8h00 - Espetáculos ao ar livre (mesmo que gratuitos) só com bilhete e lugar marcado. A regra consta de uma atualização das orientações feitas pela Direção-Geral da Saúde (DGS) nas últimas horas. É ainda recomendado que o uso de máscara continue a ser obrigatório quer em recintos de espetáculo fechados ou ao ar livre.
A DGS atualizou também as regras para frequência dos transportes públicos no âmbito da pandemia, estabelecendo, por exemplo, a lotação recomendada e medidas para o funcionamento da restauração nos comboios de longo curso.
7h44 - O autoagendamento exclusivo para jovens de 16 e 17 anos, para vagas disponíveis no fim de semana de 14 e 15 de agosto, termina hoje às 23h59.
7h40 - Farmácias já fizeram mais de 547 mil testes rápidos à Covid-19 gratuitos. Os dados, enviados ao jornal Público pela Associação Nacional de Farmácias (ANF), são um acumulado desde o início dos protocolos até ao final de julho.
7h32 - Amazon adia regresso aos escritórios para janeiro de 2022, seguindo o exemplo de outras multinacionais tecnológicas norte-americanas, devido ao aumento de infeções por Covid-19 nos Estados Unidos da América (EUA).
7h20 - China deteta 124 novos casos de Covid-19, dos quais 80 por contágio local, a maioria na província de Jiangsu, no leste do país.
7h15 - Manila inicia terceiro confinamento para combater variante Delta. O confinamento vai durar pelo menos duas semanas e as autoridades pedem às 13 milhões de pessoas que permaneçam sempre em casa, com exceções como a ida ao hospital ou ir às compras
7h12 - Chile junta-se ao Uruguai e aplica 3.ª dose em vacinados com CoronaVac. O presidente chileno anunciou que, a partir da próxima semana, o Chile vai começar a aplicar uma dose de reforço aos vacinados com a CoronaVac, cuja efetividade diminui consideravelmente passados seis meses sobre a primeira dose.
7h10 - CNN despede três funcionários que foram trabalhar sem estarem vacinados, revelou o responsável máximo da rede de televisão numa declaração interna da empresa divulgada quinta-feira. Numa mensagem, Jeff Zucker avisou sobre a política de "tolerância zero" da CNN sobre o regresso ao trabalho físico.
7h00 - Bom dia, iniciamos um novo registo de acompanhamento da pandemia, mas pode recordar o anterior.