Portugal registou 1.982 novos casos de Covid-19 e mais 10 mortes este domingo, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS). No total, o país soma 986.967 casos confirmados e 17.467 vítimas mortais.
Este domingo, o Presidente da República disse que cabe ao Governo decidir sobre a administração de uma terceira dose da vacina contra a Covid-19, escusando-se a dar a sua opinião sobre o tema, e apelou aos jovens que sejam inoculados para que o próximo ano letivo decorra com normalidade.
O governo chinês demitiu ou puniu mais de 30 funcionários por não terem respondido adequadamente ao último surto de Covid-19 no país. O surto mais recente de Covid-19 na China é um dos piores a atingir a nação asiática desde o início da pandemia.
Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia em Portugal e no mundo.
Acompanhe aqui os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no mundo.
10h32 - A infecciologista pediátrica Maria João Brito considera que é uma questão de tempo até os jovens entre os 12 e os 15 anos serem vacinados.
Numa entrevista à SIC Notícias, Maria João Brito fez notar que a faixa etária está a ser vacinada em quase "todo o mundo". A infecciologista pediátrica disse que os estudos e resultados sobre a vacinação de jovens entre os 12 e os 15 anos vão surgir "dentro de muito pouco tempo" e acredita que a decisão vai ser de vacinar esta faixa etária.
10h06 - De acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística do Reino Unido, os indivíduos reinfetados com o SARS-CoV-2 têm menor probabilidade de espalhar o vírus e de apresentar sintomas graves. Segundo o estudo, que resulta de uma parceria com a Universidade de Oxford, da segunda vez, a carga viral é menor.
9h10 - Timor-Leste vai receber esta semana cerca de 500 mil doses da vacina AstraZeneca contra a Covid-19, praticamente tantas quanto o país recebeu desde o início da vacinação, em abril, confirmou fonte oficial.
9h01 - Anthony Fauci advertiu este domingo que se não forem vacinadas mais pessoas contra a Covid-19 nos Estados Unidos, o SARS-CoV-2 vai continuar a propagar-se no país e podem surgir variantes ainda mais contagiosas e perigosas que a Delta e que até podem “contornar a proteção da vacina”.
“O que acontece se durante meses e meses permitirmos que o vírus se replique, é concebível, não é garantindo, é que podemos ter uma variante que contorna a proteção da vacina”, acrescentou Fauci.
8h43 - Berlim estreia hoje a iniciativa 'Lange Nacht des Impfens' (Longa Noite de Vacinação), que junta mais de duas dezenas de DJ, e a possibilidade de ser vacinado contra a Covid-19.
O objetivo, revelou o Departamento de Saúde do Senado de Berlim, é atrair os jovens a um dos principais postos de vacinação da cidade, o Arena, habitual palco de espetáculos na cidade.
8h09 - De acordo com um estudo do Centro de Prevenção e Controlo de Doenças dos Estados Unidos (CDC), a vacinação em pessoas previamente infetadas é de extrema importância.
Segundo o estudo, pessoas não vacinadas têm um risco duas vezes maior de serem reinfetadas com o vírus SARS-CoV-2 do que as totalmente vacinadas.
7h50 - Centenas de pessoas podem ter sido inoculadas com vacinas alteradas em Díli. Especialistas timorenses recomendaram às autoridades que voltem a vacinar centenas de pessoas, maioritariamente profissionais de saúde, que terão sido inoculadas com doses de AstraZeneca alteradas devido a problemas de temperatura no Hospital Nacional Guido Valadares (HNGV).
7h39 - O Canadá levanta esta segunda-feira a proibição de entrada no país de cidadãos provenientes dos Estados Unidos, de acordo com a Associated Press. Para isso têm de estar totalmente vacinados contra a Covid-19 e apresentar um teste negativo realizado nas últimas 72 horas.
Apesar desta abertura por parte do Canadá, os Estados Unidos vão manter em vigor as restrições às deslocações de cidadãos oriundos do seu vizinho do norte.
7h37 - A Alemanha registou, nas últimas 24 horas, mais 1.183 casos de Covid-19 e duas mortes. No total, o país já contabiliza 3.791.949 infetados e 91.784 vítimas mortais da doença.
7h34 - O presidente chileno decretou dois dias de luto nacional para segunda-feira e terça-feira da próxima semana "em memória e homenagem" às mais de 36 mil mortes causadas pela pandemia de Covid-19 no país.
7h32 - A China anunciou hoje ter identificado, nas últimas 24 horas, 125 casos de Covid-19, dos quais 94 por contágio local, quase todos detetados nas províncias de Henan e Jiangsu.
A Comissão de Saúde da China indicou que, até à última meia-noite local, 29 pacientes tiveram alta, com o número total de infetados ativos na China continental a subir para 1.603, incluindo 49 em estado grave.
A mesma fonte adiantou que o país somou 93.826 casos e 4.636 mortos desde o início da pandemia.
7h30 - Bom dia! Recorde aqui os principais acontecimentos, que ocorreram durante o dia de ontem, sobre a evolução da pandemia em Portugal e no mundo.