MENU
Só 58 crianças em UCI; Enfermeiros avaliam saúde mental
Notícias
Publicado em 11/08/2021

ATask Force para a vacinação contra a Covid-19 está a "planear" o processo de administração de vacinas a jovens entre os 12 e os 15 anos, depois da luz verde dada ontem pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

A DGS recomendou na terça-feira a vacinação universal das crianças e jovens entre os 12 e os 15 anos, deixando assim de ficar circunscrita a situações específicas, como os casos em que têm doenças de risco. Também foi entretanto alargado o regime 'Casa Aberta' a jovens maiores de 18 anos.

A novidade chega numa altura em que 71% da população portuguesa já tem pelo menos uma dose da vacina e 62% completou  o esquema vacinal - percentagem que corresponde a mais de 6,4 milhões de pessoas.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

9h50 - Tailândia autoriza testes para vacina em spray até final do ano. A Tailândia autorizou o início de testes clínicos em humanos de duas possíveis vacinas contra a Covid-19, serem administradas através de spray nasal. Os testes destas vacinas, desenvolvidas naquele país, devem arrancar em humanos até o final do ano

9h28 Nova Zelândia preparada para confinamento em caso de surto da Delta. O governo neozelandês está a avisar os seus cidadãos que devem estar preparados para entrar num confinamento rígido ao primeiro sinal de um surto da variante Delta do SARS-CoV-2 no país, segundo a Associated Press.

9h25 - ACES Sintra agradece à PSP ajuda na segurança das vacinas contra a Covid. Uma mensagem do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) de Sintra a agradecer a ajuda da Polícia de Segurança Pública (PSP) durante a pandemia foi destacada, esta terça-feira à noite, pelo Comando Metropolitano de Lisboa no Facebook. Esta diz um 'obrigado' à ação da polícia na "segurança" das vacinas.

9h20 - Timor-Leste registou mais 153 casos nas últimas 24 horas, a maioria nos municípios de Díli, Ermera e Covalima, com o total de casos ativos a aumentar para 1.672, segundo informou o Centro Integrado de Gestão de Crise (CIGC).

9h13 - Facebook remove centenas de contas de desinforação na Rússia. As contas estavam vinculadas a uma empresa de marketing que tentava recrutar influenciadores para promover a desinformação antivacinas sobre o coronavírus.

8h45 - China deteta 111 novos casos, dos quais 83 por contágio local, a maioria diagnosticados na província de Jiangsu, de onde o atual surto é originário.

8h40 - Chega lamenta "condução errática" da vacinação de crianças e jovens. A direção nacional do Chega lamentou hoje o que classifica de "condução instável e errática" da Direção-Geral de Saúde em relação às vacinas contra a Covid-19 para crianças e jovens e criticou a pressão do Governo nesta matéria.

8h27 - Vacina russa 83% eficaz contra variante Delta. O ministro da saúde da Rússia, Mikhail Murashko, anunciou que a vacina Sputnik V é "cerca de 83%" eficaz contra a variante Delta, menos do que se pensava anteriormente (cerca de 90%).

8h10 - Coreia do Sul regista 2.200 novos casos diários de Covid-19, o número mais alto desde o início da pandemia. Apesar das medidas de distanciamento em vigor há mais de um mês, o número de infeções tem vindo a aumentar devido à propagação da variante Delta, disse o ministro da saúde Kwon Deok-cheol.

8h04 - Fármaco para colesterol reduz infeção por coronavírus em 70%, de acordo com um estudo realizado por investigadores do Reino Unido e de Itália, publicado esta sexta-feira no Frontiers in Pharmacology. A equipa de investigadores pede mais ensaios clínicos para explorar o uso do medicamento como uma potencial terapia contra a Covid-19. 

7h35 - Enfermeiros vão avaliar saúde física e mental dos portugueses. O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses organiza, na baixa de Lisboa, um 'Hospital de Campanha' para avaliar a saúde física e mental dos portugueses, numa ação que pretende que sirva também para evidenciar a importância destes profissionais e do SNS.

Um estudo à escala global divulgado na segunda-feira estima que um em cada quatro jovens tem sintomas de depressão elevados e um em cada cinco apresenta sintomas de ansiedade altos devido à pandemia da Covid-19.

7h30 - Só 58 crianças e jovens foram internados em cuidados intensivos por causa da Covid-19. De acordo com os dados do Registo Nacional de Casos Pediátricos de Covid-19 com Internamento em Intensivos a que o Público teve acesso, entre março de 2020 e o final de maio deste ano, só 58 crianças e jovens foram internados em cuidados intensivos. O número representa 0,04% dos 125.942 casos positivos que a Direcção-Geral da Saúde registou entre os zero e os 19 anos até 31 de maio.

7h25 - Ministro remete para autoridade de Saúde decisão sobre testes ou 3.ª dose. O ministro da Educação remeteu para as autoridades de Saúde as "respostas" sobre uma eventual realização de testes ou a administração de nova dose da vacina contra a Covid-19 a docentes e funcionários das escolas.

A reação surge depois de, nos últimos dias, diretores de escolas e sindicatos de professores terem defendido que é preciso efetuar testes serológicos aos docentes e não docentes, para analisar o grau de imunidade dos vacinados contra a Covid-19.

7h15 - Alemanha regista 4.996 novos casos e mais 14 óbitos devido à Covid-19 no último dia, segundo os dados divulgados esta quarta-feira pelo Instituto Robert Koch. Em termos globais, o país contabiliza 3.799.425 infeções e 91.817 mortes. 

7h10 - Governo francês considera situação nas Antilhas "extremamente grave". A situação pandémica nas ilhas de Guadalupe e Martinica é considerada pelas autoridades francesas como "extremamente grave" e os dois territórios franceses estão agora em confinamento restrito.

Comentários