Queimódromo? "Quebra de confiança"; Máscara até 12 de setembro
Notícias
Publicado em 19/08/2021
Comentários
O autoagendamento para a vacinação contra a Covid-19 está, desde a meia-noite desta quinta-feira, reservado aos jovens entre os 12 e os 17 anos e assim se manterá até sábado, anunciou a Task Force.
A falha na vacinação no Queimódromo do Porto continua a marcar a atualidade. A par de ter sido aberto um inquérito ao caso, o vice-Almirante Gouveia e Melo frisou que houve uma "quebra de confiança" na Unilabs e que "foi omitida informação".
Portugal registou ontem 17 mortes e 2.983 novos casos de infeção pelo SARS-CoV-2, bem como nova redução nos internamentos em enfermaria e em cuidados intensivos, segundo dados oficiais.
Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia em Portugal e no mundo.
Acompanhe aqui os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no mundo:
10h19 - Fim de máscaras na rua?: À Renascença, a diretora-geral da Saúde falou sobre o fim do uso de máscaras na rua: “Creio que vai ser em breve, mas não sei garantir quando”.
Graça Freitas recordou que esta é uma decisão da Assembleia da República, mas há circunstâncias que devem ser tidas em conta. “O que se está a passar com a vacinação em todo o mundo é vacinar o maior número de pessoas para gradualmente reduzir medidas restritivas de outra ordem. Mas há um fenómeno de que não nos podemos esquecer, que é o aparecimento de novas variantes e esse aparecimento – neste caso, a Delta, que é a dominante em Portugal – veio interferir com a efetividade das vacinas”, esclareceu.
09h30 - "Há segurança na vacinação": Em declarações à RTP3, na manhã desta quinta-feira, Graça Freitas reiterou que, "neste momento, perante o que se sabe à data das pessoas que foram vacinadas nesta faixa etária dos 12 aos 15 anos, há segurança na vacinação. E esse é um dos primados da vacinação. (...) Esta não é uma matéria que reúna consenso absoluto, mas neste momento estamos com a segurança suficiente para fazer uma recomendação universal".
Graça Freitas explicou que foram analisados "novos dados disponibilizados nos últimos dias", em concreto os impactos registados nos "mais de 15 milhões adolescentes vacinados nos Estados Unidos e na União Europeia" que revelaram ser "extremamente raros" os casos de miocardites e pericardites.
08h46 - Estado australiano prolonga confinamento de zonas rurais: As autoridades australianas prolongaram hoje por uma semana o confinamento das zonas rurais do estado de Nova Gales do Sul, após um novo máximo diário de casos de covid-19, incluindo em localidades com população aborígene.
08h39 - Facebook removeu mais de 20 milhões de 'posts' desde o início da pandemia: O Facebook anunciou que removeu mais de 20 milhões de publicações com desinformação sobre a Covid-19 desde o início da pandemia, tanto na própria rede social como no Instagram.
Apesar deste número, a empresa não forneceu quaisquer dados sobre a desinformação que ainda continua na plataforma. “No que diz respeito à Covid, as coisas estão a evoluir mais rapidamente e torna mais difícil definir e medir a prevalência”, justificou o vice-presidente de Integridade do Facebook, Guy Rosen, de acordo com o CNet.
08h37 - Especialista defende redução do isolamento profilático: Bernardo Gomes, médico especialista em Saúde Pública, é um dos peritos que considera que Portugal já devia ter reduzido o período de isolamento profilático, mesmo para as pessoas não vacinadas contra a Covid-19.
"Portugal é dos países que exige um maior isolamento profilático, já há muitos países onde o isolamento é de apenas dez dias", começou por apontar o médico, ontem à noite, em declarações à TVI24.
No que diz respeito em particular ao isolamento profilático imposto à população com o esquema vacinal completo, o especialista considera que há várias soluções possíveis. A primeira seria a permissão de livre circulação, desde que as pessoas não apresentassem sintomas e que lhes fosse imposta a a necessidade de fazer testes rápidos em algumas situações.
08h32 - Atualização na Alemanha: O país registou, esta quinta-feira, mais 8.400 novos casos de Covid-19 e 22 mortes associadas à doença, segundo o boletim epidemiológico do Instituto Robert Koch (RKI).
Com a atualização de hoje, a Alemanha passa a totalizar, desde o início da pandemia, 3.843.775 contágios e 91.943 mortes.
08h01 - Máscaras mantêm-se até 12 de setembro: Segundo informação avançada, esta quinta-feira, pelo Jornal de Notícias, a obrigatoriedade de uso de máscaras na rua vai manter-se até 12 de setembro, mesmo que entretanto Portugal atinja os 70% da população completamente vacinada (dados apontam que meta será atingida esta semana).
Ao JN, o gabinete da ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, revelou que, sendo a meta dos 70% de vacinados atingida entretanto, o tema será discutido no próximo Conselho de Ministros, agendado para 26 de agosto. Porém, lembrou que o fim da obrigatoriedade do uso de máscara na via pública poderá chegar apenas depois de 12 de setembro.
Até lá, a medida mantém-se em vigor conforme legislado pela Assembleia da República.
07h43 - "Quebra de confiança" após falha na vacinação no Queimódromo: Em declarações ao Porto Canal, na quarta-feira, o vice-Almirante Gouveia e Melo revelou que houve "uma quebra de confiança" no centro de vacinação no Queimódromo, após falha que deu origem a inquérito.
Ao meio de comunicação, o responsável pela Task Force frisou que "foi omitida informação" e que em causa estiveram três falhas: o facto de não ter sido detetada a avaria no frigorífico; o procedimento em causa, isto é, os profissionais terem inoculado vacinas sem verificarem antecipadamente as condições de armazenamento e, finalmente, o atraso de mais de 24 horas na notificação.
Em reação, recorde-se, os laboratórios Unilabs adiantaram à Lusa estarem à "inteira disposição das autoridades" para reabrir ou encerrar definitivamente o centro de vacinação do Queimódromo, no Porto, onde a vacinação foi suspensa na semana passada devido a problemas de refrigeração.
07h35 - Variante Delta pode ser transmitida por vacinados: Cientistas da Universidade de Oxford revelaram que pessoas infetadas com a variante Delta podem transmitir o vírus mesmo tendo completado o esquema vacinal, reduzindo-se a esperança de imunidade de grupo.
Koen Pouwels, um dos principais responsáveis pelo estudo, citado pela Sky News, destaca que, ainda assim, "as vacinas são melhores na prevenção da doença grave. O facto de as pessoas terem mais carga viral (da variante Delta) sugere que a imunidade coletiva é mais desafiadora".
07h12 - Primeiro caso identificado na Aldeia Paralímpica: Um primeiro caso de covid-19 foi identificado na Aldeia Paralímpica, anunciou hoje a organização, cinco dias antes da abertura dos Jogos Paralímpicos, quando o Japão enfrenta um aumento de infeções.
07h11 - Atualização na China: O país identificou 46 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, cinco dos quais por contágio local, diagnosticados em três regiões diferentes, indicou a Comissão de Saúde da China.
07h10 - Autoagendamento reservado a jovens entre 12 e 17 anos de hoje a sábado: O autoagendamento para a vacinação contra a Covid-19 está desde a meia-noite de hoje reservado aos jovens entre os 12 e os 17 anos, prolongando-se até sábado em exclusivo para esta faixa etária.
A vacinação destes utentes com a primeira dose de uma das duas vacinas aprovadas para este grupo etário - Pfizer/BioNTech e Moderna - vai ser efetuada no fim de semana de 28 e 29 de agosto.
07h05 - EUA fornecem perto de 1,2 milhões de vacinas à Costa do Marfim: Os Estados Unidos vão enviar quase 1,2 milhões de vacinas da Pfizer contra a covid-19 para a Costa do Marfim, país que atravessa uma forte vaga de novas infeções, revelou a Casa Branca.
07h05 - Regulador do Brasil rejeita uso de Coronavac em crianças e adolescentes: A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) brasileira rejeitou na quarta-feira o uso em crianças e adolescentes da vacina contra a covid-19 Coronavac, pedindo mais estudos sobre eficácia e segurança do imunizante nesse público-alvo.