MENU
Governo reúne-se hoje e antecipa alívio. 4ª vaga na Alemanha?
Notícias
Publicado em 20/08/2021

O coordenador da Task Force, Gouveia e Melo, assumiu ontem que as férias tiveram impacto na vacinação, mas que "a previsão" é atingirmos os 85% da população inoculada "entre a terceira e a quarta semana de setembro".

Anteriormente, Marta Temido tinha adiantado que o fim do uso obrigatório de máscara, previsto para quando Portugal atingisse 70% da população vacinada contra a Covid-19 - meta já alcançada e anunciada ontem -, estava dependente da apreciação do Parlamento, mas, afinal, pode ser decidida no Conselho de Ministros extraordinário que foi marcado para esta sexta-feira.

Em cima da mesa deste Conselho de Ministros poderá estar a antecipação da segunda fase do desconfinamento, tendo em conta a percentagem de população já vacinada. A conferência de imprensa após a reunião está prevista para as 15h30.

Segundo os dados mais recentes, Portugal registou, nas últimas 24 horas, 12 mortes e 2.554 novos casos de infeção por Covid-19, bem como nova redução nos internamentos em enfermaria.

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia em Portugal e no Mundo

Acompanhe aqui os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

09h40 - As medidas de desconfinamento que o Governo pode antecipar

Conselho de Ministros reúne-se hoje para avaliar a antecipação da nova fase de alívio das restrições, inicialmente prevista para o dia 5 de setembro. Isso passou a ser uma possibilidade depois de ter sido atingida a meta de 70% da população vacinada a 18 de agosto.

Segundo avança o Expressoem causa está o seguinte:

  • Restaurantes, cafés e pastelarias passam ter limite máximo de oito pessoas por grupo no interior e 15 pessoas por grupo em esplanadas;
  • Serviços públicos sem marcação prévia;
  • Espetáculos culturais com 75% de lotação;
  • Eventos (nomeadamente casamentos e batizados) passam a ter limite máximo de 75% da lotação.

08h42 - Portugal vai doar meio milhão de vacinas a Angola
 
Portugal vai doar meio milhão de vacinas a Angola no âmbito do combate à covid-19, até ao final deste ano, anunciaram responsáveis dos dois países. A informação foi confirmada na quinta-feira à noite no Aeroporto Internacional 4 de fevereiro, em Luanda, durante a entrega da segunda remessa de vacinas doadas por Portugal no âmbito da cooperação com Angola, composta por 134 mil doses de AstraZeneca, além de seringas, agulhas e outros materiais.  

08h27 - Alemanha regista mais 9.280 casos e entra na quarta vaga 

A Alemanha registou, esta sexta-feira, mais 9.280 novos casos de Covid-19 e 13 mortes, segundo o boletim epidemiológico do Instituto Robert Koch (RKI). O país passa a totalizar, desde o início da pandemia, 3.853.055 contágios e 91.956 mortes.  A incidência a sete dias é agora de 48,8. Um relatório do RKI resumiu que: "mostra claramente o início da quarta vaga, que está a ganhar velocidade, especialmente devido a infeções entre a população jovem adulta".

07h41 - China deteta 33 novos casos, quatro por contágio local

A China identificou 33 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, quatro dos quais por contágio local, diagnosticados em duas províncias diferentes, indicou a Comissão de Saúde do país asiático. O país somou 94.579 casos e 4.636 mortos desde o início da pandemia.

07h38 - Nova Zelândia alarga confinamento a todo o país até 24 de agosto

A Nova Zelândia alargou hoje o confinamento a todo o país, até 24 de agosto, para travar um novo surto de Covid-19, detetado esta semana na cidade de Auckland, anunciou a primeira-ministra neozelandesa, Jacinda Ardern. Na terça-feira, as autoridades neozelandesas já tinham decretado o confinamento durante sete dias em Auckland e na península de Coromandel, e por três dias no resto do país, depois de ter sido detetado um caso local de covid-19 naquela cidade, o primeiro em seis meses.

07h25 -  Israel vai dar terceira dose da vacina a maiores de 40 anos

Israel decidiu baixar para os 40 anos a idade mínima para a toma da terceira dose da vacina contra a Covid-19, a fim de combater o aumento das infeções ligadas à variante delta, anunciou o ministro da Saúde. A administração de uma terceira dose da vacina a israelitas com pelo menos 40 anos de idade deverá começar no próximo domingo. "Temos vacinas para todos e agora as pessoas com mais de 40 anos podem receber uma 3ª dose", disse Nitzan Horowitz, quinta-feira na sua conta na rede social Twitter.

 

07h17 - Prevaleceram "interesses nacionais" na reposta da UE na primeira vaga
 
A União Europeia (UE) não conseguiu dar uma resposta coordenada na primeira vaga da pandemia, segundo a avaliação de especialistas em saúde pública que consideraram que, nessa fase, prevaleceram os interesses nacionais dos Estados-membros. As conclusões são de um estudo que foi hoje publicado na 'Frontiers in Public Health', em que foram ouvidas as opiniões de 18 especialistas europeus em saúde pública sobre a resposta da UE durante a primeira vaga da pandemia.

07h08 - Sydney prolonga confinamento por um mês e impõe uso de máscara na rua
 
As autoridades australianas prolongaram hoje por um mês o confinamento em Sydney, a cidade mais populosa do país, com recolher obrigatório e uso de máscaras nas ruas, devido ao aumento de casos de Covid-19. Apesar do longo confinamento em Sydney, decretado em 26 de junho, o novo surto com a variante Delta do vírus continua a espalhar-se.

 

 

Comentários