Portugal registou na quinta-feira 15 mortes atribuídas à Covid-19, 2.552 novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, uma redução nos internamentos em enfermaria e um aumento nas unidades de cuidados intensivos, segundo dados oficiais.
No ano letivo 2021/2022, as máscaras vão manter-se obrigatórias nas escolas, revelou o Expresso, na quinta-feira. De acordo com o jornal, a chegada no novo ano letivo não trará muitas mudanças no quotidiano no que à pandemia diz respeito. A alteração mais relevante estará relacionada com uma possível redução dos dias de isolamento mediante contacto de risco.
A Direção Geral de Saúde (DGS) anunciou, na quinta-feira, que a taxa de ocupação do público nos recintos desportivos vai aumentar para 50% da lotação, substituindo o limite atual de 33% imposto no âmbito das restrições da pandemia.
Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.
Acompanhe aqui os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:
10h42 - "Testar é fundamental", lembra, esta sexta-feira, o INSA na rede social Twitter.
10h41 - Atualização em Timor: Timor-Leste registou hoje mais duas mortes devido à covid-19 e 357 novos casos, com o número de infeções ativas e de hospitalizações de pessoas em estado grave a atingirem novos máximos, segundo dados oficiais.
10h40 - Atualização em África: África registou mais 825 mortes por covid-19, totalizando 192.643 óbitos desde o início da pandemia, e 38.907 novos casos nas últimas 24 horas, segundo os dados oficiais mais recentes.
09h58 - Homens contraem e transmitem mais o coronavírus: Homens contraem em maior escala o novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, e consequentemente propagam o patógeno mais do que mulheres, revela uma pesquisa levada a cabo por investigadores do Centro de Estudos do Genoma Humano e de Células-Tronco (CEGH-CEL), no Brasil, divulgado pela Agência Fapesp e citado pela CNN.
09h46 - Atualização parcial em Espanha: O número de contágios, doentes internados em unidades de cuidados intensivos (UCI) e mortos por Covid-19 continua a diminuir na Catalunha, revela, esta sexta-feira, o El Periódico.
Segundo dados oficiais, há hoje menos 20 doentes internados na UCI, 422 no total. Já em enfermaria, há menos 53 doentes (1.207 no total). Nas últimas 24 horas, foram ainda notificadas 1.269 infeções, elevando o total desde o início da pandemia para 889.618.
09h43 - Presidente argentino indiciado penalmente: A Justiça argentina indiciou o Presidente Alberto Fernández, a mulher e nove convidados pela festa de aniversário da primeira-dama, em julho do ano passado, quando estavam proibidas reuniões sociais devido à covid-19.
O Presidente da Argentina disse não ter sido cometido qualquer delito na festa de 14 de julho de 2020, mas, caso a Justiça considere o contrário, propôs-se doar metade do salário durante quatro meses.
08h59 - Atualização na China: A China anunciou hoje que foram diagnosticados 32 casos de covid-19, nas últimas 24 horas, incluindo dois por contágio local, detetados no município de Xangai e na província de Jiangsu, no leste do país.
08h58 - Atualização na Alemanha: A 'lutar' contra a quarta vaga da pandemia de Covid-19, a Alemanha registou, nas últimas 24 horas, mais 14 vítimas mortais e 12.029 contágios. Com esta atualização, a Alemanha totaliza 92.096 mortes e 3.913.828 casos da doença provocada pelo SARS-CoV-2.
07h35 - CoronaVac duplica anticorpos neutralizantes em quem já sofreu de Covid-19: Um novo estudo que envolveu 85 ex-doentes com Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, demonstrou que a vacina aumenta em 4,4 vezes o índice da imunoglobulina IgG.
07h32 - Máscaras continuam obrigatórias nas escolas: As máscaras vão manter-se obrigatórias nas escolas, durante o ano letivo 2021/2022, avançou o Expresso, na quinta-feira. De acordo com o jornal, pouco mudará no dia a dia das escolas no próximo ano, no âmbito da pandemia. A única alteração relevante está relacionada com uma (possível) redução dos dias de isolamento de um aluno que tenha tido um contacto de risco.
07h30 - Laboratório antecipa aumento de casos: De acordo com a TVI24, o novo laboratório de águas e energia do Porto consegue determinar o aumento de casos de Covid-19 com duas semanas de antecedência. As novas tecnologias, detalha a estação de Queluz, permitem avaliar a carga vírica das amostras.
07h25 - Nova Zelândia abranda confinamento: A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, anunciou esta sexta-feira que, a partir de 1 de setembro, será relaxado o severo confinamento em que o país está desde a semana passada, indica a agência Efe.
Em conferência de imprensa, a governante explicou que o nível de alerta nacional será reduzido de 4 para 3 a partir da meia-noite de 31 de agosto, o que significa que algumas empresas poderão retomar a atividade. Os ajuntamentos, bem como casamentos e funerais são permitidos com um limite de 10 pessoas.
07h21 - Número de novos casos em Sidney diminui: O número de novos contágios diminuiu ligeiramente esta sexta-feira em Sydney, mas mantêm-se ainda em números recordes, com o governo federal australiano a pressionar os estados para manter o plano nacional de reabertura, que entrará em vigor quando se atingir 70% - 80% da população vacinada.
O estado de New South Wales registou 882 novos casos, a maioria deles na capital Sydney, abaixo do recorde de 1.029 de quinta-feira.
Duas novas mortes foram relatadas, enquanto 117 pessoas estão em tratamento intensivo, 103 delas não vacinadas.
07h18 - Lotação dos recintos desportivos sobe: A Direção Geral de Saúde (DGS) anunciou, na quinta-feira, a subida da lotação dos recintos desportivos de 33% para 50% da capacidade total.
07h16 - Máscara que neutraliza o vírus: Investigadores da Universidade Nacional Autónoma do México (UNAM) desenvolveram uma máscara que recorre a nanocamadas de prata e de cobre para neutralizar o SARS-CoV-2, revela um estudo citado pela Reuters.
07h10 - Japão sem detetar problemas com doses retiradas da Moderna: O Ministério da Saúde japonês indicou hoje que não detetou quaisquer problemas em doentes inoculados com a vacina Moderna contra a Covid-19, da qual a administração de um lote de doses foi suspensa.
07h05 - Presidente dos Açores reúne-se com Comissão: O presidente do Governo Regional dos Açores reúne-se hoje com o presidente da Comissão de Acompanhamento da Luta Contra a Pandemia na região, quando o arquipélago já atingiu os 70% da população com a vacinação completa contra a covid-19.
O encontro entre José Manuel Bolieiro e Gustavo Tato Borges está agendado para as 10h00 locais (11h00 em Lisboa), no Palácio de Sant'Ana, em Ponta Delgada.