Portugal vacinou mais de 100 mil pessoas este fim de semana, a maioria jovens dos 12 aos 17 anos. Assim, o país terá já superado as percentagens de vacinação do último relatório da vacinação que dava conta de que Portugal tem 72% da população residente com o ciclo vacinal completo e 80% com pelo menos uma dose da vacina.
Com a situação pandémica a normalizar-se, o Centro Hospitalar de São João (CHUSJ), no Porto, desmonta hoje o hospital de campanha do INEM, que foi instalado no início da pandemia para dar resposta ao aumento de doentes. Para o hospital, a desmontagem desta infraestrutura "representa um sinal positivo e de esperança para a situação pandémica na região e no país".
Lá fora, a Alemanha continua a fazer frente ao que parece ser uma quarta vaga da pandemia no país. A incidência semanal voltou a subir consideravelmente nas últimas horas e a situação poderá exigir, em breve, novas medidas.
Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.
Acompanhe aqui os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:
09h50 - Morre ativista antimáscara e contra restrições. Caleb Wallace, que organizou protestos contra uso de máscara e contra restrições, ficou infetado, mas recusou testar-se e automedicou-se. Acabou por morrer no hospital e, agora, família pede ajuda para pagar as contas.
09h12 - O Japão suspendeu, esta segunda-feira, a utilização de mais um milhão de doses da vacina Moderna depois de terem sido encontradas "substâncias estranhas" no seu interior. Com esta decisão, o país asiático, que está a investigar a morte de duas pessoas que receberam injeções de lotes contaminados, já suspendeu um total de 2,6 milhões de doses desta vacina.
09h00 - A partir de hoje, milhares de empregados, que tenham contacto com o público, precisam de ter um certificado Covid para trabalhar em França. São, ao todo, cerca de 1,8 milhões de empregados em estabelecimentos públicos e privados que estão sujeitos a esta medida.
08h40 - Risco de coágulos por Covid é "bastante mais elevado" do que de vacina. Por cada 10 milhões de pessoas vacinadas com a AstraZeneca foram detetados 66 casos de coagulação do sangue, comparativamente a 12.614 ocorrências em pessoas que sofriam de Covid-19.
08h25 - Os professores e os funcionários das escolas devem estar no grupo prioritário das campanhas de vacinação contra a Covid-19, disseram hoje os diretores europeus da OMS e do UNICEF num comunicado conjunto.
08h11 - Marcus Birks, um cético em relação à vacina contra a Covid-19, morreu aos 40 anos, vítima do vírus. O homem, que se preparava para ser pai, recusou-se a ser vacinado e após ser infetado acabou internado nos Cuidados Intensivos do Royal Stoke University Hospital, em Inglaterra, no início deste mês. Acabou por morrer na sexta-feira, noticia o The Sun.
07h30 - Segundo o jornal Público, os portugueses duplicaram o valor das suas poupanças durante a pandemia. Estas registaram um aumento de 12,3 mil milhões em poupanças aplicadas em depósitos, fundos e certificados do Estado entre março de 2020 e junho deste ano.
07h25 - O Centro Hospitalar de São João (CHUSJ), no Porto, desmonta hoje o hospital de campanha do INEM, instalado no início da pandemia de covid-19 em 2020 e que deu resposta ao serviço de urgência nos últimos 18 meses. Centenas de profissionais e milhares de doentes foram atendidos no hospital de campanha durante este período, tendo constituído um "modelo inovador e eficaz de triagem e primeira resposta, que rapidamente se generalizou no país".
07h20 - A Alemanha somou, nas últimas 24 horas, mais 4.559 casos e 10 vítimas mortais da Covid-19. No total, desde que a pandemia teve início no país, já se contabilizaram 3.937.106 casos da doença e 92.140 mortos.
07h17 - Depois de ter revelado que está infetado com Covid-19 na semana passada, através da sua página de Instagram, Paulo Pires voltou a falar aos seguidores.
07h15 - As autoridades timorenses estimam que possam existir cerca de 100 mil pessoas infetadas com a SARS-CoV-2 em Díli, depois daquela que foi a pior semana da pandemia em termos de novos casos, hospitalizações e mortes.
07h12 - A China anunciou hoje que foram diagnosticados 23 casos de Covid-19, nas últimas 24 horas, todos oriundos do exterior, no segundo dia consecutivo sem registo de casos locais.