MENU
'Casa Aberta'? DGS contraria Task Force sobre vacinação de recuperados
Notícias
Publicado em 01/09/2021

Task Force e Direção-Geral da Saúde (DGS) parecem não estar alinhadas no que diz respeito à vacinação dos recuperados da Covid-19. É que, ao contrário do que tinha anunciado ontem a Task Force para o plano de vacinação em Portugal, a DGS diz agora que estes utentes serão inoculados por ordem decrescente de idades.

A partir de hoje, dia 1 de setembro, os recuperados da Covid-19 passam a ser vacinados três meses (90 dias) depois da notificação do caso, foi anunciado na terça-feira.

Até agora, só passados pelo menos seis meses do diagnóstico é que os recuperados da Covid-19 podiam ser vacinados com uma dose de vacina (exceto nos casos de pessoas com imunossupressão, para quem está prevista a vacinação completa).

De acordo com o comunicado feito ontem pela Task Force, agora, os recuperados que já tenham tido a Covid-19 há, pelo menos, 90 dias só teriam de se deslocar "a qualquer centro de vacinação de Portugal Continental à sua escolha, recorrendo à modalidade 'Casa Aberta'".

Contudo, essa não é a indicação da Direção-Geral da Saúde, na norma que regula o processo de vacinação, atualizada esta terça-feira, e que diz que esses utentes serão vacinados "por faixas etárias decrescentes".

"As pessoas que recuperaram de infeção por SARS-CoV-2, diagnosticada há, pelo menos, 3 meses podem ser vacinadas contra a COVID-19 por faixas etárias decrescentes", lê-se no documento.

Comentários