A partir de hoje, os recuperados da Covid-19 passam a ser vacinados três meses (90 dias) depois da notificação do caso. Para isso, basta que se desloquem a qualquer centro de vacinação de Portugal Continental à sua escolha, recorrendo à modalidade 'Casa Aberta', anunciou ontem a Task Force.
Terminou o mês de agosto e, apesar de a grande maioria da população estar vacinada contra a Covid-19, foram reportados mais de 69 mil casos de infeção pelo vírus SARS-CoV-2, o que se traduz num aumento de 898% face aos 6.940 casos detetados em agosto de 2020.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) já publicou o Referencial para as Escolas, no qual recomenda "fortemente" o uso de máscara para as crianças que frequentam o 1.º ciclo. Já para o 2.º, 3º ciclos e secundário, a máscara é obrigatória.
As orientações de isolamento profilático também foram revistas e são agora mais flexíveis.
Na terça-feira, o país registou mais 13 mortes e 1.908 novos casos, com o número de internados em unidades de cuidados intensivos a baixar como já não acontecia há cinco meses.
Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo.
Acompanhe aqui os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.
9h45 - Diretores destacam manutenção de regras e testagem para este ano letivo. O vice-presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP) destacou hoje a importância da manutenção das regras de proteção individual e o reforço da testagem para que o próximo ano letivo seja 100% presencial.
9h19 - Stayaway Covid faz um ano. Relatório da D3 tenta explicar "fracasso total" da app. A D3 nota que a app ficou marcada por uma série de “falhas técnicas” e destaca uma “falha de segurança grave nos dispositivos Android” que dava acesso indevido aos dados pessoais dos utilizadores. Diz a associação que esta falha este presente em grande parte do ciclo de vida da Stayaway Covid e alerta que não há “nota de qualquer auditoria ou investigação por parte do Governo ou outra autoridade”.
9h15 - Não se esqueça: testes rápidos de antigénio continuam a ser comparticipados a 100%. Medida terminava hoje, mas foi prolongada até 30 de setembro, de acordo com a Portaria n.º 182/2021, assinada pelo Secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes, e publicada hoje em Diário da República.
9h10 - Adultos autistas apresentam risco mais elevado de contrair coronavírus. Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), deficiência intelectual e indivíduos que sofrem de problemas de saúde mental podem estar mais propensos à infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, e desenvolver quadros graves da doença, destaca um novo estudo.
8h45 - Fim das moratórias? Banca diz que não há motivos para "ansiedade social". "Dos números que são públicos - quer quanto aos montantes envolvidos, quer quanto ao andamento da economia e das condições sociais (v.g., desemprego) -, das medidas anunciadas pelo Governo e do que têm sido as referências públicas de responsáveis bancários, não parece existir fundamento para uma ansiedade social generalizada à volta do fim das moratórias", disse a Associação Portuguesa de Bancos (APB), em declarações à TSF.
8h22 - DGS contraria Task Force sobre vacinação de recuperados. Ontem, quando anunicou que, a partir desta quarta-feira, os recuperados da Covid-19 passariam a ser vacinados três meses (90 dias) depois da notificação do caso, a Task Force para o plano de vacinação informava que a vacinação desses utentes seria feita em regime 'Casa Aberta'. Ou seja, qualquer pessoa que tenha sido diagnosticada com a infeção há, pelo menos, três meses, poderia dirigir-se a qualquer centro de vacinação do país.
Contudo, essa não é a indicação da Direção-Geral da Saúde, na norma que regula a vacinação de quem recuperou da Covid-19 e que foi atualizada esta terça-feira.
"As pessoas que recuperaram de infeção por SARS-CoV-2, diagnosticada há, pelo menos, 3 meses podem ser vacinadas contra a COVID-19 por faixas etárias decrescentes", lê-se no documento.
8h05 - Famílias já consomem ao nível do pré-pandemia. O consumo das famílias residentes em Portugal recuperou, mas ainda não se compra o mesmo. De acordo com o Jornal de Negócios, os alimentos continuam a pesar mais do que o normal. Produto interno bruto continua 3,4% abaixo do segundo trimestre de 2019.
7h52 - Oito condições que fazem com que vacina seja menos eficaz, revela estudo. Investigadores alertam que uma em quatro pessoas clinicamente vulneráveis - incluindo quem sofre de certos tipos de cancro - não reagem bem às várias vacinas contra a Covid-19, comparativamente a indivíduos saudáveis.
7h40 - Recuperados vacinados após três meses. A partir de hoje, os recuperados da Covid-19 passam a ser vacinados três meses (90 dias) depois da notificação do caso. Para isso, basta que se desloquem a qualquer centro de vacinação de Portugal Continental à sua escolha, recorrendo à modalidade 'Casa Aberta', anunciou ontem a Task Force.
7h26 - Mais 13.531 novos casos de Covid-19 na Alemanha. Autoridades de saúde alemãs reportam ainda 23 mortes relacionadas com a doença. Segundo o Instituto Robert Koch, neste momento, existem cerca de 119.600 casos ativos da doença na Alemanha.
7h20 - Serviços públicos sem marcação prévia a partir de hoje. Os serviços públicos, como as lojas do cidadão, passam a funcionar sem marcação prévia a partir de hoje, segundo o plano de desconfinamento no âmbito da Covid-19 aprovado em Conselho de Ministros.
7h10 - China soma 19 novos casos, todos oriundos do exterior, no quarto dia consecutivo sem registo de casos locais.
7h07 - Timor mantém confinamento em Díli e impõe cerca sanitária em Manufahi. O Governo timorense decidiu hoje manter até 9 de setembro o confinamento obrigatório a toda a população de Díli e impor cerca sanitára no município de Manufahi, para tentar controlar a transmissão do novo coronavírus.