MENU
Vacinas salvaram milhares de vidas; Sete fármacos em testes
Notícias
Publicado em 02/09/2021

 

As pessoas imunossuprimidas com mais de 16 anos podem, a partir de hoje, receber uma dose adicional da vacina contra a Covid-19, de acordo com a norma da Direção-Geral da Saúde (DGS) atualizada na quinta-feira.

Na prática, pessoas que tenham sido vacinadas durante um período de imunossupressão grave, nomeadamente as que realizaram transplantes de órgãos sólidos e doentes oncológicos, por exemplo, estão entre aqueles que podem receber uma dose adicional, três meses depois da anterior e mediante "orientação e prescrição do médico assistente".

A DGS estima que estarão em condições de receber esta dose adicional das vacinas de mRNA da Pfizer e da Moderna menos de 100 mil pessoas.

Relativamente à vacinação, Portugal tem cerca de 83% da população com pelo menos uma dose administrada, de acordo com o relatório de vacinação divulgado ontem.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

10h43 - Novo máximo de contágios em Israel apesar de baixarem os casos graves. Os 11.187 infetados por Covid-19 detetados em Israel nas últimas 24 horas representam um novo máximo desde o início da pandemia e da quarta vaga da doença, apesar de um número pouco significativo de casos graves.  De acordo com o balanço hoje divulgado pelas autoridades israelitas, verifica-se um total de 90 mil casos ativos, sendo que 666 pacientes se encontram hospitalizados em estado grave. 

10h35 - Regresso às aulas em França com novas medidas. Doze milhões de crianças francesas voltaram para a escola hoje, com medidas obrigatórias como o uso de máscara, desinfetante e distanciamento no recreio, para evitar a disseminação da Covid-19, relata a Reuters.

10h20 - África com mais 907 mortes e 30.118 infetados no último dia, registo que eleva o total de óbitos desde o início da pandemia para 197.150 e o total de casos para 7.816.222.

9h50 - EUA voltam quebrar recorde de crianças hospitalizadas com Covid em agosto. Entre 20 e 26 de agosto, uma média de 330 crianças foram internadas por dia devido à doença, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC). Esta é a maior taxa de novas hospitalizações por Covid-19 entre crianças no último ano.

9h20 - Risco de inflamação cardíaca é 16 vezes maior por Covid do que por vacina. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC), revela que o risco de miocardite, condição que consiste na inflamação do músculo cardíaco, é 16 vezes mais elevado em casos de Covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2.

9h13 - AHRESP mantém recomendação para regras básicas de higiene e segurança. A associação que representa os estabelecimentos de restauração e alojamento acredita que a próxima fase do plano de desconfinamento poderá ser antecipada.

8h40 - Cientistas identificam sete fármacos com potencial para tratar Covid-19. Investigadores brasileiros descobriram que certos medicamentos utilizados para tratar asma, enxaquecas ou antibióticos, apresentaram resultados promissores quando submetidos a análises computacionais e serão agora testados in vitro.

8h38 - Índia regista novo recorde de casos diários de Covid-19 em dois meses. O país soma 509 óbitos e 47.092 novos infetados, o maior aumento diário de casos em dois meses. Quase 70% dos novos infetados e um terço das mortes foram registados no estado do Kerala.

8h35 - "Portugal está a fazer um trabalho muito bom em termos de vacinação". O Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) considera que Portugal tem feito um "trabalho muito bom" na vacinação contra a Covid-19, sendo dos países da União Europeia (UE) com maior cobertura vacinal da população.

8h20 - ECDC quer mais de 85% dos adultos vacinados para controlo do vírus. O Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) defende uma cobertura vacinal anticovid-19 acima dos 85% nos adultos com mais de 45 anos para permitir controlar o vírus até final do ano na União Europeia (UE).

8h15 - China deteta um caso local e 27 oriundos do exterior. A China anunciou hoje que foram diagnosticados 28 casos de Covid-19, nas últimas 24 horas, incluindo um por contágio local, detetado na província de Yunnan, sudoeste do país.

8h08 - Especialista não aconselha retirada imediata de medidas de proteção na UE. O especialista Bruno Ciancio, do Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), considera que ainda não é momento de os países da União Europeia (UE) retirarem todas as medidas de proteção anticovid-19, mas afasta novos confinamento.

7h55 - Duas doses da vacina diminuem em metade risco de Covid persistente. Até quatro em cada dez pessoas que contraem o novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, ainda se sentem doentes três meses depois - porém, as vacinas podem prevenir que milhões sofram de Covid persistente.

7h40 - Alemanha regista 13.715 novos casos de Covid-19 e 33 mortes associadas à doença. A incidência semanal subiu para 76,9  casos por 100.000 habitantes. No total, o número de casos positivos já diagnosticados na Alemanha é de 3.970.102. Já o número de vítimas mortais no país, na sequência do SARS-CoV-2, é de 92.256.

7h33 - Centenas de milhares de mortes foram já evitadas na UE devido à vacinação anticovid-19, estima o Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), quando a variante Delta do SARS-CoV-2 representa 96% dos novos casos.

7h30 - Filipinas ultrapassam os dois milhões de casos desde o início da pandemia de Covid-19, com o arquipélago a registar nas últimas semanas números recorde de infeções ligadas à variante Delta.

7h22 - Covid-19 "vai entrar no nosso conjunto de doenças com as quais vivemos". A doença deve deixar de ser pandémica e tornar-se endémica no futuro, perspetiva Carla Nunes, a diretora da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), que alerta para a necessidade de manter os níveis de sequenciação genómica do SARS-CoV-2.

7h20 - Número de infeções "vai aumentar" com regresso às aulas, alerta a diretora da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), Carla Nunes. A epidemiologista assume que o grupo das crianças abaixo dos 12 anos "é um risco", uma vez que não foram incluídas no plano de vacinação Covid e as vacinas autorizadas pela Agência Europeia do Medicamento (EMA) não estão ainda disponíveis para esta faixa etária, mas manifesta a expectativa de que tal não se traduza em situações de doença grave.

7h15 - "Em espaços fechados as pessoas devem continuar a ter a máscara", defende a diretora da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP).

7h13 - Moderna pede autorização para administrar terceira dose da vacina nos EUA. O laboratório farmacêutico Moderna apresentou à agência norte-americana do medicamento (FDA) os primeiros dados para a obtenção de autorização para uma terceira dose da vacina contra a Covid-19 nos Estados Unidos.

Comentários