MENU
Três cenários para a Covid; Alunos voltam à escola na Madeira
Notícias
Publicado em 06/09/2021

Portugal pode, em breve, 'ver-se livre' do uso obrigatório da máscara. O facto de o alívio da medida estar por dias foi revelado, este domingo, pela diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, que explicou que, com 85% da população já vacinada, esta será uma medida positiva.

Contudo, não deixou de reforçar que "ainda durante este inverno, e durante mais uns tempos, é de muito bom tom irmos bem avisados e andar sempre com uma máscara".

O processo de vacinação voltou a atingir valores positivos este fim de semana com perto de 80% dos jovens a estarem já inoculados com, pelo menos, uma dose da vacina.

A vacinação dos jovens acontece numa altura em que já se preparara o regresso à escola. Hoje, tem início, na Madeira, o novo ano letivo. Uma nova fase que é encarada com positivismo e com a certeza de que os alunos e professores da ilha estão "mais fortalecidos para enfrentar a pandemia da Covid-19".

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no Mundo. 

Acompanhe aqui os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

09h55 - A Turquia iniciou, esta segunda-feira, um novo ano escolar com aulas presenciais e várias medidas para prevenir a propagação do novo coronavírus, incluindo testes PCR obrigatórios para alunos e professores não vacinados.

09h10 - Existem, neste momento, pelo menos 50 surtos de Covid-19 ativos em lares de idosos em Portugal, revelou ontem a Direção-Geral da Saúde à RTP. Nesta meia centena de focos, a autoridade de saúde esclareceu também que há registo de 1.222 infetados, no total. 

08h59 - Objetivo de vacinar 17 milhões em Moçambique é "improvável". A consultora NKC African Economics considerou hoje que é improvável que Moçambique consiga atingir o objetivo de vacinar 17 milhões de pessoas até final do ano, salientando a expansão da pandemia nas províncias no norte do país.

08h45 - As ofertas de emprego recuaram entre janeiro do ano passado e maio de 2021 devido à pandemia e aos dois confinamentos para conter a propagação da Covid-19. Abril de 2020 foi o mês mais penalizado, de acordo com um estudo da Fundação José Neves. 

08h30 - Se toma este tipo de medicamentos deve usar máscara mesmo após vacinação. Segundo as mais recentes diretrizes do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), a agência reguladora dos Estados Unidos, as pessoas que tomam imunossupressores, mesmo depois de inoculadas, devem continuar a usar máscara sem exceção sempre que frequentam espaços públicos.

08h03 - China anunciou hoje que foram diagnosticados 18 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, todos oriundos do exterior, indicando que o país conseguiu efetivamente controlar surtos recentes, ocorridos em diferentes regiões.

07h25 - A Alemanha regista, esta segunda-feira, mais 4.749 casos de Covid-19 e 8 mortos, segundo os dados hoje atualizados pelo instituto Instituto Robert Koch (RKI). A incidência acumulada em sete dias e por 100 mil habitantes volta a subir, sendo agora de 84,3 (ontem estava em 83,1).

07h20 - Iraque limita peregrinação xiita a 40 mil fiéis estrangeiros. O governo iraquiano limitou a entrada no país a 40 mil fiéis estrangeiros para participar na peregrinação de Arbain na cidade santa de Kerbala, um dos eventos religiosos mais importantes do ramo xiita do Islão, devido à covid-19.

07h17 - Regresso às aulas na Madeira. Cerca de 40 mil alunos e 6.500 professores regressam a partir de hoje às escolas na Madeira para o início de um ano escolar "mais fortalecidos para enfrentar a covid-19", disse o secretário da Educação do arquipélago.

"Estamos mais fortalecidos para enfrentar a pandemia da covid-19, por termos atingido uma condição mais efetiva de controlo e prevenção da doença, a qual se ficou a dever a proatividade das autoridades regionais de Saúde que sempre perspetivaram a intervenção junto das populações estudantis de forma adequada e consequente", declarou Jorge Carvalho

07h15 - A fábrica de automóveis da Autoeuropa em Palmela retoma hoje a produção, apesar das dificuldades dos fornecedores asiáticos de semicondutores, face a medidas de confinamento devido à covid-19, disse à agência Lusa o coordenador da Comissão de Trabalhadores.

07h10 - Graça Freitas traçou, este domingo, três cenários para o futuro da Covid-19 em Portugal. Do bom ao pior, a diretora geral de saúde explicou que: um cenário bom é aquele em que "as coisas se comportarão como agora, com uma tendência estável e decrescente da atividade pandémica"; o segundo cenário será aquele em que se regista um maior número de casos ligeiros devido à perda da eficácia da vacina; e o último - o cenário pior - que contempla o surgimento de uma nova variante.

Comentários