O relatório de vacinação, divulgado esta terça-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS), dá conta de que Portugal atingiu a marca dos 78% de população totalmente vacinada, o que equivale a 7.941.747 pessoas. Há ainda 85% com pelo menos uma dose, correspondendo a 8.759.684 habitantes.
Já 81% dos jovens entre os 12 e 17 anos têm uma dose da vacina, o correspondente a mais de 500 mil jovens - e 25% dos quais completou a vacinação (mais de 156 mil).
As inoculações na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) de Gouveia foram suspensas para averiguação do cumprimento das normas e procedimentos em vigor, anunciou a Task Force. A decisão "decorre de uma alegada falha na cadeia de frio".
Quase oito mil enfermeiros foram infetados com o vírus SARS-CoV-2 desde o início da pandemia de Covid-19 em Portugal, o que representa cerca de 10% dos profissionais inscritos na Ordem.
Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no Mundo.
Acompanhe aqui os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:
08h43 - Aeroporto de Málaga vive caos após sistema de controlo Covid-19 ir abaixo. O aeroporto de Málaga, em Espanha, viveu momentos de muita confusão, este domingo, quando dez aviões internacionais aterraram no espaço de duas horas. O excesso repentino de pessoas na área de controlo de Covid-19 fez com que o sistema fosse abaixo.
08h19 - Mais de 50 mil imigrantes foram vacinados contra a Covid-19 em Portugal. Após a Task Force ter anunciado esta segunda-feira a abertura da modalidade Casa Aberta para todos os imigrantes, independentemente de estarem ou não legalizados, Portugal atingiu o marco de mais de 50 mil imigrantes vacinados contra a Covid-19.
08h07 - Alemanha reporta mais 13.565 casos e 35 mortes em 24 horas. A Alemanha soma, esta quarta-feira, mais 13.565 casos de Covid-19 e 35 mortes. No total, o país germânico já registou 4.030.681 infetados e 92.448 mortes, desde o início da pandemia.
08h02 - Morreu o ex-piloto espanhol que rejeitou a vacina contra a Covid-19. Morreu o piloto espanhol Jorge Lis, de 46 anos, negacionista da pandemia, e que se negou a ser vacinado contra a doença. O homem, que não acreditava na gravidade do novo coronavírus, foi infetado e acabou por ser internado na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital La Fe, em Valência, onde esteve em coma e entubado.
Jorge Lis tinha 46 anos© Facebook
07h42 - Sintomas associados à toma da dose de reforço da vacina contra a Covid-19. Quais são? Saiba tudo aqui.
07h23 - Índia enfrenta novo vírus mais mortal do que o SARS-CoV-2. Um rapaz de 12 anos morreu, na Índia, vítima de Nipah, um vírus raro que é ainda mais mortal do que a Covid-19, escreve o NY Post. A vítima morreu num hospital de Kerala, no sul do país, e as autoridades temem que se possa iniciar uma nova pandemia global, numa altura em que ainda se combate a Covid-19.
07h19 - Siza Vieira aponta para crescimento económico de 5% até ao fim do ano. O ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital disse que Portugal pode registar um crescimento económico de 5% até final do ano, depois dos bons resultados do terceiro trimestre.
07h16 - Peritos da DGS vão ser ouvidos no Parlamento sobre o fim do uso de máscaras. O Grupo de Epidemiologia da Direção-Geral da Saúde (DGS) vai ser ouvido na quarta-feira no Parlamento sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras, na sequência de um requerimento do PSD.
07h10 - Recorde. Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais seis mortes e 1.231 novos casos relacionados com a Covid-19. Os dados constam no mais recente boletim epidemiológico, revelado esta terça-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS). No total, desde o início da pandemia, o nosso país contabilizou 17.816 óbitos e 1.048.941 contágios.
07h06 - Covid com "impacto devastador" na luta contra SIDA, tuberculose e malária. A Covid-19 teve um "impacto devastador" na luta contra a SIDA, a malária e a tuberculose, que sofreu um retrocesso sem precedentes, salientou o Fundo Global, no relatório anual divulgado na quarta-feira.