Portugal está a poucas semanas de dar esta "pandemia como controlada", garantiu, na quarta-feira, o primeiro-ministro, durante comício de apresentação dos candidatos autárquicos do PS no distrito de Santarém, que se realizou no Jardim da Liberdade.
"Nós chegamos a uma fase em que, graças ao sucesso da vacinação, estamos a poucas semanas de poder dar esta pandemia como controlada e garantirmos que a esmagadora maioria dos portugueses e das portuguesas está imunizado", vincou o chefe de Governo.
António Costa deixou ainda uma "palavra de reconhecimento" a todos "os profissionais de saúde" que foram "absolutamente fundamentais para que 94% das pessoas infetadas tenham recuperado da infeção".
E, chegado o momento em que está à vista "o controlo da pandemia" e "estando em curso a recuperação da economia, temos de olhar para o futuro", salientou.
O relatório de vacinação, divulgado na terça-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS), deu conta de que Portugal atingiu a marca dos 78% de população totalmente vacinada, o que equivale a 7.941.747 pessoas. Há ainda 85% com pelo menos uma dose, correspondendo a 8.759.684 habitantes.