"Primeira batalha está ganha". Bolsonaro na ONU sem vacina?
17/09/2021 10:45 em Notícias

 

Peritos e políticos reuniram-se na quinta-feira na sede do Infarmed, em Lisboa, onde discutiram a situação epidemiológica atual no país. As notícias são animadoras, com o chefe da Divisão de Epidemiologia e Estatística da Direção Geral da Saúde (DGS), Pedro Pinto Leite, a afirmar que nos encontramos no "fim de uma fase epidémica".

Já o coordenador da Task Force para a vacinação avançou que 81,5% da população está totalmente vacinada e que 86% têm pelo menos uma dose. Antecipando que o país vai chegar aos 85% de pessoas com a vacinação completa no final do mês de setembro, "quanto muito no início de outubro", Gouveia e Melo afirmou: "Da minha perceção, a primeira batalha está ganha. Com toda a inteligência, temos de continuar, porque a guerra não acabou, mas, pelo menos a primeira batalha está ganha", reforçou. No Continente, já foram administradas 15 milhões de vacinas, um processo que "tem corrido bem".

Segundo os dados mais recentes, Portugal registou mais seis mortes e 1.062 novos casos de infeção por Covid-19. No total, desde o início da pandemia, o país contabilizou 17.888 óbitos e 1.059.409 infeções confirmadas. 

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui  os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

10h29 - Deputado de Macau quer testes para vacinados há mais de oito meses
 
O deputado de Macau José Pereira Coutinho defendeu hoje testes obrigatórios à covid-19 de pessoas vacinadas há mais de oito meses e que as autoridades devem equacionar a administração de uma terceira dose da vacina. "O sistema imunológico vai diminuindo à medida que o tempo avança. É preciso dar orientações às autoridades sanitárias e perceber se inclusive será necessário avançar para uma terceira dose", afirmou à agência Lusa.

09h07 - Site (em português) emite falsos certificados e testes à Covid-19
 
Há um site, totalmente em português, que está a vender certificados e testes à Covid-19 falsificados: trata-se do Laboratório Santa Liberdade. Os documentos, adianta a SIC Notícias, são assinados por João Manuel Braz Gonçalves, professor da Universidade de Lisboa, que diz não estar ligado a este esquema: "Fiquei muito surpreendido e bastante triste ao mesmo tempo. Têm os meus dados todos de currículo e é a minha [assinatura], sim", vinca ao canal. 

07h58 - "Responsabilidade". O que disseram os partidos após a reunião no Infarmed?
 
Peritos e políticos reuniram-se esta quinta-feira na sede do Infarmed, em Lisboa, onde discutiram a atual situação epidemiológica no país. As notícias são animadoras e Pedro Pinto Leite, chefe da Divisão de Epidemiologia e Estatística da Direção Geral da Saúde (DGS), afirmou que nos encontramos no "fim de uma fase epidémica". 

07h50 - Bolsonaro garante que irá à AG da ONU mesmo sem estar vacinado
 
O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, que recusa vacinar-se contra a Covid-19, afirmou que participará ainda assim na Assembleia Geral da ONU, na próxima semana, em Nova Iorque, onde deverá ser exigido um certificado de vacinação. "Estarei na Assembleia Geral da ONU na próxima semana. Darei o discurso de abertura [na terça-feira]. Um discurso sereno, bastante objetivo, focado nos pontos de interesse para nós", disse Bolsonaro na quinta-feira (madrugada de sexta-feira em Lisboa), no seu tradicional discurso semanal nas redes sociais, apontando como exemplos a gestão da pandemia no Brasil, os agronegócios e a energia.  

07h43 - China deteta 62 novos casos locais, quase todos na província de Fujian
 
A China anunciou hoje ter identificado 84 novos casos de covid-19, dos quais 62 por contágio local, quase todos diagnosticados na província de Fujian, no sudeste do país. Entre os casos locais, apenas um foi contabilizado fora de Fujian, na província de Yunnan, no sudoeste da China. Os restantes 22 casos positivos foram diagnosticados em viajantes oriundos do exterior no município de Xangai (leste) e nas províncias de Yunnan (sul), Guangdong (sudeste), Henan (centro) e Zhejiang (leste).  

07h26 - Escritor Mario Roberto Morales morre após agravamento da doença Covid-19
 
O escritor Mario Roberto Morales, distinguido com o Prémio Nacional de Literatura da Guatemala em 2007, morreu hoje aos 74 anos, por complicações relacionadas com a covid-19, informou a família. De acordo com a agência de notícias Efe, o escritor tinha sido internado num hospital privado na semana passada, mas após o agravamento do estado de saúde foi transferido para o Hospital Nacional de Especialidades de Villa Nueva, um município a sul da capital da Guatemala, onde acabaria por morrer.

07h14 - Alemanha reportou mais de 11 mil casos e a incidência caiu para 74,7

 

A Alemanha notificou, esta sexta-feira, mais 11.022 novos casos e 20 óbitos, elevando o número total acumulado para 4.125.878 infetados e 92.857 mortes. A incidência semanal segue a descer pelo quarto dia consecutivo sendo agora de 74,7 contágios por 100 mil habitantes, segundo o RKI. Sublinhe-se que a incidência semanal máxima registou-se a 22 de dezembro, com 197,6 contágios por cem mil habitantes.

COMENTÁRIOS