Marcelo saúda decisão dos EUA, onde Covid-19 já matou 676 mil
21/09/2021 10:11 em Notícias

 

Portugal notificou esta segunda-feira 306 novos casos de infeção e mais sete mortes causadas pela Covid-19, segundo os dados divulgados pela Direção-Geral da Saúde (DGS). No total, Portugal contabiliza 1.062.320 casos confirmados, 17.914 óbitos e 1.010.772 recuperados. A incidência e o Rt desceram. 

Marcelo Rebelo de Sousa saudou o anúncio da administração Biden de que a partir de novembro os viajantes estrangeiros vacinados contra a Covid-19, incluindo da União Europeia, poderão entrar nos Estados Unidos. 

"Vemos com alegria este anúncio de uma eventual decisão norte-americana em novembro, que é tão importante para muitos países e tão importante também para Portugal e para outros países da União Europeia", declarou o Presidente da República aos jornalistas, junto à missão permanente de Portugal nas Nações Unidas, em Nova Iorque.

A doença gerada pelo SARS-CoV-2 já matou quase tantos norte-americanos no último ano e meio como a gripe espanhola, entre 1918 e 1919, contabilizado cerca de 676 mil óbitos, de acordo com os dados compilados pela Universidade Johns Hopkins.

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

9h16 - Investigadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, alertam para uma maior probabilidade de internamento e de óbito por Covid-19 em pessoas totalmente vacinadas que sejam imunocomprometidas, sofram de doenças neurológicas e de outras comorbilidades.

8h25 - Um estudo realizado nos Estados Unidos concluiu que os anticorpos contra a estirpe original do SARS-CoV-2, detetada em 2019 em Wuhan, na China, não se associam à proteína espícula das novas variantes virais, recentemente identificadas um pouco por todo o mundo.

7h52 - O 'mayor' de Nova Iorque dirigiu-se ao presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, num apelo em prol da vacinação contra a Covid-19, num momento em que a cidade acolhe a Assembleia Geral das Nações Unidas.

"Com os protocolos em vigor, precisamos de mandar uma mensagem a todos os líderes mundiais, especialmente a Bolsonaro, do Brasil, de que se você pretende vir aqui, você precisa de estar vacinado. E se você não se quer vacinar, nem venha, porque todos devem estar seguros juntos. Isso significa que todos devem estar vacinados", alertou Bill de Blasio, em conferência de imprensa.

7h50 - O governador do Amazonas responderá a um processo judicial por supostas fraudes na compra de ventiladores para a Covid-19, após o Superior Tribunal de Justiça (STJ) brasileiro ter aceitado, na segunda-feira, acusações contra o político.

Por unanimidade, 11 juízes acompanharam o voto do relator, Francisco Falcão, no sentido de processar o governador Wilson Lima e outras 13 pessoas pelos crimes de dispensa de licitação, fraude em licitação por aumento abusivo de preços, peculato e organização criminosa.

7h47 - A Alemanha registou 4.664 novas infeções e mais 81 mortes, de acordo com o boletim divulgado esta terça-feira pelo Instituto Robert Koch. Em termos globais, a Alemanha soma 4.150.516 casos de contágio e 93.052 vítimas mortais. 

A incidência acumulada desceu para 68,5 casos por 100 mil habitantes, nos últimos sete dias. 

COMENTÁRIOS