Norte já vacinou 85%; Ministro da Saúde do Brasil infetado
22/09/2021 10:11 em Notícias

Portugal está cada vez mais perto de atingir a meta de ter 85% da população com a vacinação completa. Mais de 8,5 milhões de pessoas já estão completamente imunizadas contra a Covid-19, o que faz com que o país esteja a dois pontos percentuais de atingir esse objetivo e, por conseguinte, de avançar para a terceira fase de alívio das restrições impostas pela pandemia.

Ontem, a Task Force reforçou o apelo para que os utentes se inoculem com a segunda dose da vacina contra a Covid-19. A modalidade 'Casa Aberta' está, por isso, a funcionar "sem restrições às faixas etárias, nem ao local de residência dos utentes".

O país registou na segunda-feira mais 780 casos de infeção e 11 mortes causadas pela Covid-19, segundo os dados divulgados pela Direção-Geral da Saúde (DGS). No total, Portugal contabiliza 1.063.100 casos confirmados, 17.925 óbitos e 1.012.577 recuperados.

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo

Acompanhe aqui  os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

10h05 - Roménia promove vacinação com lotaria e prémios elevados. A Roménia anunciou uma "lotaria de vacinação" que distribuirá prémios de até 200.000 euros entre aqueles que tiverem a vacinação completa, na tentativa de elevar a taxa de imunização no país, a segunda mais baixa da União Europeia.

9h44 - Expectantes, discotecas alertam para ajuntamentos sem controlo de jovens. A Associação Nacional de Discotecas mostrou-se expectante com a decisão que poderá sair na quinta-feira do Conselho de Ministros em relação à reabertura do setor, alertando que os ajuntamentos de jovens, sem qualquer tipo de controlo, podem ser espalhar o vírus.

9h06 - Austrália quer reabrir fronteiras "até ao Natal". De acordo com o ministro do Turismo autraliano, o país está a caminho de reabrir as fronteiras "até ao Natal". "Tenho empatia pelos australianos que não tiveram a oportunidade de viajar para o exterior este ano", referiu esta quarta-feira Dan Tehan, de acordo com a CNN.

"É outra razão pela qual todos deveriam ser vacinados e temos que seguir o plano nacional que fará com que nossa fronteira internacional seja aberta - neste ritmo, o mais tardar no Natal", acrescentou.

9h00 - Rússia prevê atingir 80% da população completamente vacinada em novembro. Quase 40 milhões de pessoas na Rússia já têm o esquema vacinal contra a Covid-19 completo, adianta a Reuters. As autoridades do país, que tem uma população de 146 milhões de pessoas, pretendem atingir 80% de imunidade até novembro.

8h14 - Turquia, Egipto e Maldivas retirados da 'lista vermelha' de viagens do Reino Unido. Desde esta madrugada, também o Quénia, Omã, Paquistão, Bangladesh e Sri Lanka foram retirados da 'lista vermelha'.

8h05 - Vírus comum em humanos e animais de estimação prevê gravidade da Covid-19. Um novo estudo brasileiro, sugere que quantidades elevadas do torquetenovírus no organismo de homens, animais de estimação e macacos pode indicar como será a intensidade e recuperação de indivíduos infetados com o novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19.

7h50 - Alemanha soma mais de 10 mil infetados e 71 mortes devido à Covid-19 no espaço de 24 horas, segundo os dados divulgados esta segunda-feira pelo Instituto Robert Koch. Em termos acumulados, o país contabiliza 4.160.970 casos de infeção e 93.123 vítimas mortais

7h36 - A região Norte do país foi a primeira a atingir 85% de vacinados com as duas doses. De acordo com o último relatório de vacinação, esta foi a zona do país que mais vacinou nos últimos dias, tendo administrado 111.887 doses.

No total, já foram dadas 5.584.026 desde o início do processo de vacinação. Há 88% da população com pelo menos uma dose e 85% - a percentagem mais alta de Portugal - de pessoas com a vacinação completa.

 

 

7h30 - 12 detidos em manifestação contra confinamento e vacinas na Austrália.  A polícia australiana deteve uma dúzia de pessoas em Melbourne hoje durante o terceiro dia consecutivo de protestos contra as medidas para travar a pandemia e a campanha de vacinação.

7h20 - Ministro da Saúde do Brasil testa positivo e ficará em isolamento nos EUA. O ministro da Saúde brasileiro testou positivo à Covid-19 durante a viagem a Nova Iorque, onde marcou presença na Assembleia-Geral das Nações Unidas, e ficará em isolamento naquela cidade norte-americana, informaram fontes oficiais.

7h18 - México regista 815 mortos em 24 horas. As autoridades de Saúde do México registaram na terça-feira 815 mortes por Covid-19, elevando o total para 272.580 óbitos, e 12.521 novos casos, que fazem subir para 3.585.565 os contágios no país durante a pandemia.

7h15 - China com 41 novos casos locais nas províncias de Fujian e Heilongjiang. Destes, 16 foram por contágio local. Fujian, no sudeste do país, detetou 13 casos, enquanto Heilongjiang, no nordeste da China, somou três casos, todos na cidade de Harbin.

7h10 - Amnistia Internacional acusa farmacêuticas de recusar aumento da oferta de vacinas. As empresas farmacêuticas responsáveis pelas principais vacinas contra a Covid-19 estão a recusar participar em iniciativas para aumentar a oferta global de vacinas e a desvalorizar o fornecimento a países mais pobres, acusou hoje a organização não governamental.

COMENTÁRIOS