Covid pode acabar "daqui a um ano"; FPF quer estádios cheios
24/09/2021 10:50 em Notícias

Portugal entra, a 1 de outubro, na última de três fases de desconfinamento. Com ela, "poderemos começar a permitir a reabertura de bares e discotecas com a exigência de Certificado Digital", apontou ontem à tarde o primeiro-ministro, no final da reunião do Conselho de Ministros, acrescentando que os restaurantes passam a não ter limite máximo de pessoas por grupo e deixam de exigir certificado.

As máscaras continuam a ser necessárias em diversas ocasiões, como nos transportes públicos, nos lares e nas superfícies comerciais.

Com este virar de página, Portugal Continental regressará, um ano depois, à situação de alerta, que estará em vigor entre 1 e 31 de outubro. A situação de alerta é o nível de resposta a situações de catástrofe mais baixo previsto na Lei de Base da Proteção Civil. 

Saiba aqui tudo o que muda (e o que se mantém) a partir do próximo mês.

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no Mundo

Acompanhe aqui os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

10h30 - África com mais 1.092 mortes e 24.308 infetados nas últimas 24 horas
 
África registou 1.092 mortes associadas à Covid-19 nas últimas 24 horas, elevando para 208.686 o total de óbitos desde o início da pandemia, e 24.308 novos contágios, de acordo com os dados oficiais mais recentes.

10h22 - FPF pede levantamento das limitações nos recintos desportivos
 
A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) solicitou à Direção-Geral da Saúde (DGS) o levantamento das limitações em relação à lotação dos recintos desportivos, com efeitos já em outubro, foi hoje anunciado.

10h15 - Brilhante Dias esclarece frase polémica. "Lamento se não fui claro"
 
Secretário de Estado da Internacionalização lamenta a interpretação que foi dada às suas declarações sobre a forma como Portugal enfrentou a pandemia e esclarece que as suas palavras foram proferidas no contexto de uma questão sobre a perspetiva externa sobre o país.

10h00 - Vietname adia reabertura da ilha turística de Phu Quoc

A reabertura estava prevista para outubro - para turistas vacinados -, mas foi adiada para novembro, uma vez que não conseguiu cumprir as metas de vacinação da população residente devido à falta de doses suficientes.

9h35 - Desporto escolar funcionou como 'almofada' durante segundo confinamento
 
O desporto escolar funcionou como uma 'almofada' na saúde mental de crianças e jovens atletas durante o segundo confinamento devido à pandemia de Covid-19, disse hoje à Lusa a investigadora Liliana Pitacho.

8h41 - Os principais efeitos secundários da vacina nas crianças
 
Apesar das crianças apresentarem um menor risco de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, a verdade é que não estão totalmente imunes - o que tem incitado autoridades de saúde e governos de todo o mundo a começar a vacinar os mais novos.

De acordo com a agência de saúde pública Centro de Prevenção e Controlo de Doenças dos Estados Unidos (CDC), a vacinação contra o SARS-CoV-2 terá um efeito semelhante nas crianças comparativamente aos sintomas experienciados pela população adulta.

8h14 - Portugal passa para Alerta ao levantar restrições
 
Portugal avança a 1 de outubro para a terceira e última fase do levantamento das restrições impostas para controlar a pandemia de Covid-19, altura em que o país passa do estado de emergência para a situação de alerta. Reveja tudo o que muda.

8h00 - Estrelas da NBA recusam a vacina e correm o risco de ser afastados

Cerca de 90% dos jogadores da NBA já receberam a vacina contra a Covid-19, e os 10% restantes (o equivalente a entre 40 e 50 atletas) correm sérios riscos de vir a desfalcar as respetivas equipas, o que está a dar que falar no basquetebol norte-americano. Kyrie Irving e Andrew Wiggins são dois dos casos mais mediáticos.

7h55 - APED insiste na redução da carga fiscal para empresas e consumidores
 
A Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) insiste na redução da carga fiscal para as empresas e para os consumidores, que deve ser incluída no Orçamento do Estado para 2022 (OE2022).

7h50 - Task force marcou viragem na comunicação. Inspirou "confiança"
 
A entrada em funções da task-force para a vacinação, liderada pelo oficial Henrique Gouveia e Melo, marcou um ponto de viragem na comunicação relativa à pandemia de Covid-19, defendeu em entrevista à Lusa a investigadora Cristina Ponte.

7h48 - Covid-19 pode acabar "daqui a um ano", diz presidente da Moderna
 
Stéphane Bancel crê que o aumento da capacidade de produção da indústria farmacêutica permitirá que a maioria do mundo esteja imunizada contra o coronavírus até meados de 2022.

7h42 - Alemanha abaixo dos mil casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

A Alemanha diagnosticou, nas últimas 24 horas, 9.727 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e 65 mortes associadas à doença. De acordo com os dados atualizados esta sexta-feira pelo Instituto Robert Koch, a taxa de incidência da Covid-19 na Alemanha fixa-se agora nos 62,5 casos por 100 mil habitantes. 

7h40 - "Saturação" e "banalização" são hoje os maiores riscos da pandemia
 
A saturação da população e a banalização das mortes causadas por Covid-19 são atualmente os principais riscos da pandemia provocada pelo novo coronavírus, na opinião da especialista em comunicação Cristina Ponte, da Universidade Nova de Lisboa.

7h34 - CDC dos EUA recomendam reforço da vacinação para idosos vulneráveis
 
Os Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos aprovaram o reforço de vacinas contra a Covid-19 para norte-americanos com mais de 65 anos e pessoas vulneráveis, incluindo profissionais de saúde.

7h30 - Autoridades satisfeitas com desmobilização de jovens em Santos
 
As autoridades fizeram na quinta-feira um balanço positivo em relação ao adiantamento do horário de encerramento dos estabelecimentos na zona lisboeta de Santos, embora os jovens tenham considerado que dispersar às 23h00 "não faz muito sentido".

7h25 - China deteta 30 novos casos locais em Fujian e Heilongjiang
 
A China anunciou hoje ter identificado 54 novos casos de Covid-19, dos quais 30 por contágio local, diagnosticados nas províncias de Fujian e Heilongjiang.

7h22 - OMS inclui mais dois medicamentos para tratamento da Covid-19
 
A Organização Mundial de Saúde (OMS) acrescentou hoje dois medicamentos à lista de fármacos admitidos para tratamento da Covid-19 e pediu à farmacêutica que os produz para baixar os preços e levantar as patentes: o casirivimab e o imdevimab, fabricado pela norte-americana Regeneron.

7h15 - Coreia do Sul regista máximo diário de casos

A Coreia do Sul registou hoje 2.434 novos casos de Covid-19, um número recorde desde o início da pandemia, que surge logo após um dos principais períodos festivos no país asiático.

COMENTÁRIOS