Fim de distanciamento nos Países Baixos. "Nem tudo correu bem"
25/09/2021 12:24 em Notícias

Portugal reportou 757 infeções e mais nove óbitos esta sexta-feira, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS). No total, o país soma 1.065.633 casos de contágio e 17.947 mortes.

Francisco George afirma que o mundo falhou na preparação de pandemias como a Covid-19, ainda que alertado por outras doenças emergentes desde há 40 anos. 

"O que é estranho neste processo é que muitos governos, muitos governantes, muitos médicos, muitos cidadãos, não tenham compreendido o fenómeno de 1980 com o aparecimento de um novo vírus, de uma nova doença que até então não tinha existido", disse numa entrevista à Lusa. 

O presidente da Confederação do Turismo de Portugal (CTP) acredita que "o mal terá passado", referindo-se aos efeitos da pandemia no setor, mas aponta que a quebra de 56% estimada para este ano "é um desastre"

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo

Acompanhe aqui os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

12h03 - Rússia reporta mais 22 mil casos de infeção nas últimas 24 horas, elevando o número total acumulado para 7.398.415, avança o Guardian. Morreram mais 822 pessoas no mesmo período, colocando o balanço total em 16.325.

11h36 - África registou 602 mortes associadas à covid-19 nas últimas 24 horas, elevando para 209.288 o total de óbitos desde o início da pandemia, e 15.106 novos contágios, de acordo com os dados oficiais mais recentes.

11h28 - Os dados divulgados esta sexta-feira pelo Centro de Prevenção e Controlo de Doenças dos Estados Unidos (CDC) indicam que mais de 55% da população elegível para receber as vacinas contra a Covid-19 já foi totalmente imunizada, e que três terços dos americanos foram administrados com pelo menos uma das doses das vacinas. No entanto, mais de 70 milhões de americanos ainda não foram vacinados.

11h20 - Fim de distanciamento social nos Países Baixos. Os Países Baixos acabaram com as medidas de distanciamento este sábado, substituindo-as pela obrigatoriedade de apresentar passe sanitário para entrar em locais como restaurantes, hotéis, bares, museus, etc. O requerimento de distância de 1,5 metros entre as pessoas vigorava há 18 meses.

11h09 - Francisco George, ex-diretor-geral da Saúde e especialista em saúde pública, diz que no combate à pandemia de covid-19 na área da comunicação "nem tudo correu bem". E não o foi "quer por parte de autoridades do Governo quer por outros", diz.

10h48 - O presidente da Confederação do Turismo de Portugal (CTP) instou o Governo a pôr em prática medidas de apoio que ficaram "no papel", porque as empresas "estão presas por arames" e corre-se o risco de "morrer na praia".

10h35 - Os efeitos económicos globais da pandemia e os desafios futuros que se colocam à política monetária são os temas em debate na edição deste ano do Fórum do Banco Centro Europeu (BCE), que decorre na terça e na quarta-feira em formato 'online'.

9h33 - Um ajuntamento de milhares de pessoas, na maioria jovens, na avenida Maria Cristina e na Praça Espanha, em Barcelona, durante a noite terminou com vários atos de vandalismo, especialmente no Palácio de Congressos da Feira. 

Pela segunda noite consecutiva, e no âmbito das festividades da padroeira da cidade, a partir da meia-noite, milhares de jovens concentraram-se naquela zona de Barcelona, perto de Montjuic, para consumirem bebidas alcoólicas e ouvirem música através de grandes colunas.

8h57 - O presidente Guillermo Lasso completou quatro meses à frente do governo do Equador com uma campanha de vacinação que, em 100 dias, mudou a cara do país e deu-lhe popularidade necessária para tentar reformas estruturais que o parlamento nega.

Com 55% da população completamente vacinada, o Equador é o terceiro país da América Latina com mais gente vacinada, atrás somente de Chile e Uruguai, com 73% cada.

8h54 - Francisco Calheiros admite que há um problema de falta de recursos humanos no turismo, porque até estava a ser sexy trabalhar no setor, mas com a pandemia "tudo ficou congelado"

8h17 - O especialista em saúde pública Francisco George admite que o vírus que provoca a doença Covid-19 venha a ser erradicado, porque há hoje meios para tal, mas recusa projetar uma data. "É possível que isso venha a acontecer. Ninguém pode dizer que nunca nos libertaremos deste vírus. Mas também ninguém pode dizer que nos vamos libertar o vírus dentro de pouco tempo", afirma.

8h12 - O Governo de Macau ordenou hoje o encerramento das escolas e das instituições de ensino superior, na sequência de dois casos positivos em funcionários de um hotel para quarentenas no território.

8h07 - Uma dose da vacina Pfizer-BioNTech após duas da chinesa Coronavac multiplica por 20 o nível de anticorpos contra a Covid-19, segundo resultados preliminares de um estudo feito no Uruguai, onde 24% da população teve acesso a este esquema vacinal.

8h05 - A Alemanha registou 7.211 novos contágios e mais 62 óbitos causados pela Covid-19 nas últimas 24 horas, segundo os dados divulgados este sábado pelo Instituto Robert Koch. Em termos globais, a Alemanha contabiliza 4.188.604 casos de infeção e 93.365 vítimas mortais. 

A incidência acumulada voltou a descer, e situa-se em 60,6 casos por 100 mil habitantes. 

8h02 - As crianças maiores de cinco anos devem ser vacinadas contra a Covid-19, desde que a segurança e a eficácia da vacina estejam comprovadas cientificamente nestas idades, defende o médico especialista em saúde pública Francisco George.

"Se as coortes estudadas por epidemiologistas perceberem que as crianças são fontes de transmissão do vírus, da infeção, e que precisam de ser protegidas, e se tivermos a certeza da segurança da vacina, não vejo porque não", frisa. 

COMENTÁRIOS