A vacinação contra a gripe arranca hoje em Portugal, mais cedo do que o habitual. As autoridades de saúde decidiram antecipar o início da campanha de vacinação, que começa habitualmente em outubro, devido à situação pandémica.
Há 2,24 milhões de vacinas para serem distribuídas gratuitamente a grupos de risco, sendo que a 'task force' criou um núcleo que vai ajudar a assegurar a transição da vacinação contra a Covid-19 para a vacinação contra a gripe.
Nas últimas 24 horas, Portugal registou 599 novas infeções pelo novo coronavírus e duas mortes. Os números parecem estar a estabilizar mas há a notar que este domingo, e ao contrário do que vinha a acontecer, o número de internados aumentou, com mais sete pessoas em enfermaria.
Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.
Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:
14h14 - Portugal somou, nas últimas 24 horas, mais 230 novos casos de Covid-19 e uma morte na sequência da doença, indica o boletim epidemiológico da DGS divulgado esta segunda-feira.
Desde o dia 17 de maio que não havia tão poucos novos casos e há mais de três meses que não era registado apenas uma vítima mortal devido ao SARS-CoV-2 no nosso país.
Matriz de risco © DGS
12h50 - A Comissão Europeia anunciou hoje ter alocado 95 mil milhões de euros em subvenções para 20 países da União Europeia (UE) adquirirem testes de diagnóstico à covid-19, visando facilitar viagens no espaço comunitário com recurso ao certificado digital.
12h40 - A pandemia de covid-19 matou pelo menos 4.744.890 pessoas no mundo desde o final de dezembro de 2019, segundo um balanço feito hoje pela agência France-Presse (AFP) a partir de fontes oficiais.
11h30 - Numa altura em que o frio fará com que as pessoas passem mais tempo em casa, não se esqueça de seguir estes conselhos para se manter em segurança.
10h25 - África registou 251 mortes associadas à covid-19 nas últimas 24 horas, elevando para 209.998 o total de óbitos desde o início da pandemia, e 6.647 novos contágios, de acordo com os dados oficiais mais recentes.
10h23 - Argentina reabre hoje fronteira com o Brasil, após 18 meses. A ponte internacional Tancredo Neves, que une Brasil e Argentina, será reaberta a partir de hoje ligando novamente as cidades de Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú, fechada há 18 meses devido à pandemia, anunciou fonte oficial.
09hh45 - AHRESP diz que lay-off simplificado deve manter-se. Associação do alojamento e restauração considera que a medida é particularmente relevante para as empresas do setor da animação noturna, que apesar de poderem abrir já no dia 1 de outubro, estão "encerradas há mais de um ano e meio, com faturação zero, e não têm quaisquer condições para assegurar a totalidade das despesas de funcionamento de forma imediata".
07h50 - A pandemia reduziu a esperança de vida ao seu valor mais baixo desde a Segunda Guerra Mundial. A conclusão é de um estudo publicado, esta segunda-feira, pela Universidade de Oxford. Segundo o mesmo, a esperança de vida caiu mais de seis meses em comparação com 2019 em 22 dos 29 países analisados no estudo, que abrangeu a Europa, os Estados Unidos e o Chile. Houve reduções na esperança de vida em 27 dos 29 países no seu conjunto.
07h40 - A China anunciou hoje ter identificado 35 novos casos de covid-19, dos quais 13 por contágio local, diagnosticados nas províncias de Fujian e Heilongjiang.
07h30 - A vacinação contra a gripe arranca hoje em Portugal, mais cedo do que o habitual devido à pandemia de covid-19, havendo 2,24 milhões de vacinas para serem distribuídas gratuitamente a grupos de risco pelo Serviço Nacional de Saúde.
07h28 - A Direção-Geral do Orçamento (DGO) divulga hoje a síntese de execução orçamental até agosto, depois de ter registado um défice de 6.840 milhões de euros (ME) até julho, o que representou uma melhoria em termos homólogos. A pandemia de covid-19 custou aos cofres do Estado 4.697,7 milhões de euros até julho, dos quais 485,4 milhões de euros por redução da receita e 4.212,3 milhões de euros por aumento de despesa, segundo a DGO.
07h25 - A Alemanha regista, esta segunda-feira, mais 3.022 casos de Covid-19 e 10 mortos por Covid-19. Segundo os dados atualizados do Instituto Robert Koch, o país soma agora um total de 4.199.400 pessoas infetadas e 93.403 mortes deste o início da pandemia.
07h20 - Para assinalar o Dia Mundial do Turismo que se celebra hoje, a Lusa perguntou a algumas das associações mais representativas do setor em Portugal o que mudou de forma permanente devido à pandemia. A procura por destinos turísticos menos massificados e com maiores preocupações ambientais, bem como uma maior aposta na digitalização são algumas das transformações provocadas pela pandemia de covid-19 no setor do Turismo, que vieram para ficar.