Mesmo quase a chegar à meta. Espanha volta a estádios cheios
29/09/2021 10:50 em Notícias

Mesmo quase a chegar à meta. Segundo o relatório semanal sobre a evolução do processo de vacinação contra a Covid-19, Portugal tem já 84% da população vacinada. O relatório especifica que 8.930.596 pessoas (86% da população) já tomaram, pelo menos, uma primeira dose da vacina, ao passo que 8.663.808 completaram o processo vacinal.

Com esta aproximação do fim da corrida, o Ministério da Saúde anunciou ontem que os testes rápidos de antigénio vão deixar de ser comparticipados a partir de outubro.

Depois do anúncio da extinção da Task Force e da sensação de dever cumprido, foi revelado ontem à noite que o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo vai agora ser proposto pelo Governo ao Presidente da República para substituir o atual Chefe do Estado-Maior da Armada, que vai ser exonerado.

De acordo com os dados mais recentes, Portugal registou 600 novos casos de Covid-19 e sete mortes. Desde o início da pandemia morreram em Portugal 17.962 pessoas e foram registados 1.067.775 casos de infeção.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui  os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

09h53 - Testagem à Covid? Eis os pontos móveis (esta semana) em Lisboa
 
A Câmara Municipal de Lisboa prossegue com a testagem massiva (e gratuita) à Covid-19 na cidade e, todas as semanas, revela quais os locais onde os pontos móveis irão estar localizados. Residentes e não residentes na cidade poder-se-ão deslocar a estes e serem testados sem qualquer custo. 

09h28 - É possível ter Covid-19 e gripe ao mesmo tempo? Médicos respondem

Epidemiologistas alertam que ser infetado por um vírus pode torná-lo mais vulnerável a adoecer com o outro. "Certamente pode apanhar gripe e Covid-19 ao mesmo tempo, o que pode ser catastrófico para o seu sistema imunológico", disse o Dr. Adrian Burrowes, médico de família na Flórida, nos Estados Unidos, em entrevista à CNN. Aliás, ficar infetado com um dos vírus pode deixar a pessoa mais vulnerável a adoecer com o outro, sublinhou a epidemiologista Seema Yasmin.

09h16 - Futebol em Espanha volta a ter estádios com lotação esgotada

O Ministério da Saúde e os Governos das Comunidades Autónomas, em Espanha, reuniram-se, na manhã desta quarta-feira, para chegar a um acordo que vai permitir aumentar a lotação dos recintos desportivos exteriores à sua capacidade máxima. Desta forma, os estádios de futebol em solo vizinho voltam a contar com a hipótese de se encher a 100%, já a partir do próximo dia 1 de outubro.

09h04 - Descontar saldo do IVAucher? Eis os bancos que já aderiram ao programa

Aproxima-se o período em que os contribuintes podem começar a descontar o saldo do IVAucher. A partir de sexta-feira, dia 1 de outubro, o benefício do IVA acumulado em saldo pode ser descontado em compras nos setores da restauração, alojamento e cultura. Para este efeito, há 16 bancos que já aderiram ao programa

08h37 - Funcionários da United Airlines não vacinados enfrentam despedimento

A United Airlines disse na terça-feira que quase 600 funcionários dos Estados Unidos podem perder o emprego depois de não terem cumprido a política de vacinação da companhia aérea. A transportadora informou que iniciará na terça-feira o processo de demissão de 593 funcionários que decidiram não se vacinar.

08h29 - Casos da Nova Zelândia aumentam drasticamente

Os casos diários de Covid-19 na Nova Zelândia saltaram drasticamente para 45 - mais de cinco vezes o número do dia anterior, noticia o Guardian. O aumento ocorre após vários dias com cerca de 12 casos por dia, e uma semana depois da região de Auckland ter suspendido as restrições mais rígidas impostas até agora. A diretora-geral da saúde, Dra. Ashley Bloomfield, disse que vários casos já eram esperados pelas autoridades - grande parte do surto de Auckland está a espalhar-se por grandes grupos familiares. Trinta e três dos novos casos são familiares ou contatos próximos de casos existentes. 

08h17 - Alemanha soma mais 11.780 casos e 67 mortes por Covid-19

A Alemanha registou, esta quarta-feira, mais 11.780 casos de Covid-19 e  67 mortos. Segundo os dados atualizados do Instituto Robert Koch, o país soma agora um total de 4.215.351 pessoas infetadas e 93.571 mortes deste o início da pandemia. A incidência semanal é de 61 contágios por cem mil habitantes, um valor  superior ao de ontem (60,3).

07h48 - Proteção Civil e Ordem dos Psicólogos lançam manual para apoiar bombeiros
 
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e a Ordem dos Psicólogos lançaram um manual com informações e orientações sobre saúde psicológica para apoio específico aos bombeiros que estão na linha de frente do combate à Covid-19. O manual, intitulado 'Covid-19: 0s Bombeiros e a Saúde Psicológica em Tempos de Pandemia', pretende ser uma ferramenta de suporte para que os bombeiros possam, "de forma simples e prática, conhecer diferentes estratégias para fortalecer a sua resiliência e lidar com o stresse" em diferentes situações de emergência, como está a acontecer com a atual pandemia, segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP).

07h40 - México vai usar Pfizer para vacinar menores com comorbilidades

Os menores mexicanos, com idades entre 12 e 17 anos, que tenham doenças crónicas ou outras condições graves de saúde, serão vacinados contra a Covid-19 com a Pfizer, informou o governo do México na terça-feira, citado pelo El País. Em nota, o Ministério da Saúde do México indicou que os procedimentos foram alterados e que "a vacinação será estendida a essa faixa etária com a BNT162b2 da Pfizer e BioNTech", pois, até o momento, "é a única vacina que demonstrou segurança em pessoas com 12 anos de idade ou mais e foi aprovada para aplicação de emergência" pela Comissão Federal de Proteção contra Riscos Sanitários do México.

07h39 - China deteta 11 novos casos locais
 
A China disse hoje ter identificado 25 novos casos de covid-19, dos quais 11 por contágio local, diagnosticados nas províncias de Fujian e Heilongjiang. Fujian, no sudeste do país, e Heilongjiang, no nordeste da China, somaram três e oito casos, respetivamente. Os restantes 14 casos positivos foram diagnosticados em viajantes oriundos do exterior no município de Shanghai (leste) e nas províncias de Yunnan (sul), Guangdong (sudeste), Fujian e Jiangsu (leste).

07h18 - Estudo dá "novas evidências" de que vacinação é segura na amamentação
 
Um estudo das Faculdades de Medicina e de Enfermagem da Universidade da Cantábria, em Espanha, mostrou que as vacinas contra o novo coronavírus não causaram efeitos adversos às mulheres em fase de amamentação, informou a instituição, em comunicado. Publicado na revista International Journal of Environmental Research and Public Health (Jornal Internacional de Investigação Ambiental e Saúde Pública, na tradução portuguesa), o trabalho conduzido por investigadores das Faculdades de Medicina e de Enfermagem da Universidade da Cantábria revela que, a partir da análise ao leite materno e ao sangue, todas as mães vacinadas produziram anticorpos, independentemente da vacina comercial administrada.

07h03 - Importante recordar: 

  •  Portugal tem já 84% da população totalmente vacinada. O relatório especifica que 8.930.596 pessoas (86% da população) já tomaram, pelo menos, uma primeira dose da vacina, ao passo que 8.663.808 (84%) completaram o processo vacinal.
  • Testes rápidos deixam de ser comparticipados a partir de outubro. Os testes rápidos de antigénio vão deixar de ser comparticipados a partir de outubro, tendo em conta que Portugal está próximo de atingir os 85% da população totalmente vacinada contra a Covid-19, anunciou hoje o ministério da Saúde.

 

 

COMENTÁRIOS