Fim da limitação nos estádios; Regras de isolamento vão mudar
30/09/2021 10:37 em Notícias

Este foi o único setor de atividade que esteve sempre fechado desde o início da pandemia, em março de 2020. 

taxa de incidência de infeções com SARS-CoV-2 nos últimos 14 dias voltou a descer (de 111,6 casos para 105,6 por 100 mil habitantes), registando-se, por outro lado, uma ligeira subida no índice de transmissibilidade (que passou de 0,85 para 0,87).

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

09h30 - É o fim dos limites à lotação nos estádios de futebol. Mantém-se, no entanto, o uso da máscara e teste ou vacina, de acordo com a atualização feita pela DGS.

08h50 - A China disse hoje ter identificado 22 novos casos de covid-19, dos quais seis por contágio local, diagnosticados nas províncias de Fujian e Heilongjiang.

08h45 - Discotecas do Porto lutam contra o tempo e falta de apoios para reabrir. Encerrados há 18 meses devido à Covid-19, os clubes noturnos e discotecas do Porto vivem numa azáfama há uma semana para conseguirem terminar até sexta-feira obras e limpezas, mesmo sem os apoios prometidos pelo Governo.

08h30 - Foram registadas 65 reações adversas em mais de 500 mil menores vacinados. O que significa que significa um caso suspeito de reação adversa por cada 10 mil doses administradas. De acordo com dados do Infarmed, fornecidos ao Jornal de Notícias, há quatro casos de miocardite e um de pericardite no grupo dos 12-17 anos. O especialista Carmo Gomes, da Comissão Técnica de Vacinação, diz que são "dados bastante positivos e tranquilizadores" e abaixo do esperado. 

8h30 - Apesar do confinamento que já dura há dois meses, os casos de Covid-19 em Melbourne, na Austrália, atingiram recordes esta quinta-feira. As autoridades acreditam que um terço das 1.438 novas infeções são consequência de ajuntamentos em casa para assistir à Grande Final do Futebol Australiano. 

08h13 - A ministra da Saúde revelou, em entrevista à Rádio Renascença, que até ao final da semana a Direção-Geral da Saúde (DGS) vai publicar uma atualização às regras de isolamento. De acordo com Marta Temido,  haverá uma distinção entre vacinados e não vacinados, que terá em conta as condições de habitação e de saúde de cada pessoa.

Marta Temido reforçou que Portugal já tem mais de 84% da população com a vacinação completa e que "há pessoas que já fizeram a primeira dose de vacina e que não foram à segunda dose", deixando, por isso, um apelo a que o façam: "Apelo a todos aqueles que falharam a sua segunda dose e que sejam elegíveis para a sua administração para se vacinarem". 

07h57 - A Alemanha diagnosticou, no último dia, 12.150 novas infeções pelo SARS-CoV-2 no país e 67 mortes relacionadas com a Covid-19, de acordo com os dados atualizados esta quinta-feira pelo Instituto Robert Koch. 

07h33 - Lux, conhecida discoteca da capital, reabre logo no primeiro dia, e é com contentamento que o anuncia nas redes sociais através de um comunicado. "O Lux vai abrir na sexta-feira. Não será como casa de espetáculos, como cafetaria, snack-bar, restaurante, salão de chá ou rooftop panorâmico. Voltamos a ser discoteca. Neste ano e meio não deixámos de o ser; fomos discoteca a tentar ser outra coisa (...) Os nossos pequenos almoços não eram assim tão bons (...) Estamos contentes. Teve de chegar uma pandemia para se descobrir que estávamos no sítio certo, a fazer a coisa certa, da maneira certa". 

 

07h30 - Impacto na saúde mental. A pandemia teve um impacto em termos de saúde mental em 60 por cento das crianças e jovens acolhidos em instituições, com especial ênfase nos adolescentes, segundo um relatório oficial.

07h30 - Maioria das moratórias termina hoje. A maioria das moratórias de crédito termina hoje, tendo os clientes de retomar o pagamento das prestações dos empréstimos a partir de outubro, designadamente créditos à habitação, podendo muitos não ter capacidade para o fazer.

07h10 - Recorde o que muda (e o que se mantém) a partir de amanhã no país.

  • Abertura de bares e discotecas com certificado digital;
  • Restaurantes deixam de ter limite máximo de pessoas por grupo;
  • Fim da exigência de certificado digital para acesso a restaurantes, estabelecimentos turísticos ou alojamento local, bingos, casinos, aulas de grupo em ginásios, termas e spas;
  • Fim dos limites de lotação, designadamente para casamentos e batizados, comércio; espetáculos culturais.
  • Obrigatoriedade de apresentação do Certificado Digital Covid UE para viagens por via aérea ou marítima; visitas a lares e estabelecimentos de saúde; grandes eventos culturais, desportivos ou corporativos; Bares e discotecas.
COMENTÁRIOS