Lojas do Cidadão com muitas filas; Conselho do Brasil multado
02/10/2021 11:42 em Notícias

 

Portugal entrou, esta sexta-feira, numa nova fase de desconfiamento, a última no que diz respeito ao levantamento de medidas restritivas. O país está agora em fase de alerta, situação que se prolongará até 31 de outubro. Até lá, recorde aqui as regras que estão em vigor.

A máscara, sublinhe-se, deixou de ser de uso obrigatório, embora haja exceções. Assim, o seu uso continua a ser necessário em estabelecimentos e serviços de saúde, espaços comerciais e cabeleireiros ou barbeiros. De modo geral, predomina agora o bom senso de cada um que deve sempre lembrar-se que a Covid-19 ainda não acabou e que é preciso continuar a tomar precauções.

Lá fora, os EUA atingiram esta sexta-feira as 700 mil mortes por Covid sendo, de longe, o país onde a doença foi mais fatal.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

11h05 - Maria de Fátima Fonseca, secretaria de Estado da Inovação e Modernização, reconheceu que o fluxo de pessoas que se deslocou aos nove balcões das Lojas de Cidadão, hoje abertos entre as 9h e as 22h, tem sido grande. Por esse motivo, afirmou que é normal que em determinados momentos as senhas de acesso para 'Pedidos' se esgotem. Contudo, garante que a capacidade máximo destes espaços é "para ser rentabilizada até às 22h".

10h10 - Conselho de Medicina do Brasil processado por indicar fármacos ineficazes. O Conselho Federal de Medicina do Brasil foi processado na sexta-feira em 60 milhões de reais (9,6 milhões de euros) por danos morais coletivos após indicar o uso de fármacos sem eficácia contra a covid-19.

10h00 - África registou 269 mortes associadas à covid-19 nas últimas 24 horas, elevando para 211.842 o total de óbitos desde o início da pandemia, e 8.997 novos contágios, de acordo com os dados oficiais mais recentes.

09h45 - A ministra da Saúde espanhola recorreu às redes sociais para lembrar que a vacinação é a principal arma contra a Covid-19.

 

07h15- A Alemanha reportou, nas últimas 24 horas, mais 66 mortes e 8.517 novos casos relacionados com a Covid-19. Os dados atualizados do Instituto Robert Koch indicam, assim, que o país contabiliza agora 4.246.136 casos de infeções e 93.777 vítimas mortais desde o início da pandemia.

07h20 - Os Estados Unidos ultrapassaram hoje as 700.000 mortes provocadas pela covid-19, segundo uma contagem feita pela Universidade Johns Hopkins. Os Estados Unidos são oficialmente, de longe, o país com o maior número de mortes por coronavírus do mundo, de acordo com dados oficiais, à frente do Brasil e da Índia.

07h05 - A China disse hoje ter identificado 41 novos casos de covid-19, dos quais apenas dois por contágio local, diagnosticados na cidade de Harbin, na província de Heilongjiang, no norte do país.

07h00 - A modalidade Casa Aberta para entrega e renovação do cartão de cidadão e do passaporte arranca hoje em nove Lojas do Cidadão que vão estar abertas com um horário alargado até às 22h00 durante oito sábados. Até dia 20 de novembro, algumas Lojas do Cidadão vão estar abertas durante mais tempo ao sábado para ajudar a recuperar algum do tempo perdido quando as Lojas do Cidadão encerraram devido à pandemia de covid-19.

COMENTÁRIOS