O primeiro-ministro participa, esta quinta-feira, em mais um debate parlamentar sobre política geral, que ocorre quatro dias antes da apresentação do Orçamento do Estado para 2022 e onde se espera um discurso centrado na recuperação económica do país pós-pandemia de Covid-19. O debate acontece uma semana depois da controvérsia em torno da intenção do ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, de exonerar o chefe de Estado Maior da Armada, Mendes Calado, substituindo-o pelo vice-almirante Gouveia e Melo - um processo que foi travado pelo Presidente da República.
O Conselho Superior da Magistratura (CSM) deverá decidir hoje se permite que o juiz Rui Fonseca e Castro, até agora suspenso, volte a exercer a profissão. O magistrado, recorde-se, ficou conhecido por declarações negacionistas sobre o uso de máscaras e o confinamento no âmbito da pandemia.
Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.
Acompanhe aqui os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:
09h07 - Projeto "Gulbenkian onde é preciso" concluído com 100 mil vacinas dadas
O projeto 'Gulbenkian onde é preciso' que entre março e setembro fez com que 50 viaturas ligeiras e carrinhas levassem a vacinação às populações mais vulneráveis foi concluído com 100 mil vacinas administradas, segundo a Fundação. Em comunicado, a Gulbenkian precisa que as 50 unidades móveis disponibilizadas pelo Ministério da Saúde, como forma de apoiar o Plano de Vacinação contra a covid-19, voltaram à Fundação depois de percorridos 124.938 mil quilómetros e administradas 102.488 vacinas.
08h54 - Está em risco? 'Dedos de Covid', o sintoma raro que afeta mãos e pés
Num novo estudo publicado na revista científica British Journal of Dermatology e citado pela BBC, investigadores da Universidade de Paris, em França, afirmam ter descoberto o motivo por que algumas pessoas que contraem o novo coronavírus desenvolvem ferimentos semelhantes a frieiras nos dedos dos pés e das mãos. De acordo com descobertas recentes, os chamados 'dedos de Covid' parecem advir da ação do próprio sistema imunológico que ataca o corpo da pessoa após esta ser infetada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2.
08h29 - Comissão de Trabalhadores da RTP quer impedir presença de não vacinados
Num texto intitulado 'A Liberdade do Próximo', esta quarta-feira publicado, a Comissão de Trabalhadores (CT) da Rádio e Televisão de Portugal (RTP) defende que quem recusou ser vacinado contra a Covid-19 "não deve ser admitido" em locais fechados de "utilização coletiva". A nota começa por frisar que agora, numa altura em que "a pouco e pouco" vamos "regressando do teletrabalho" e em que "nos vamos encontrando novamente a partilhar os mesmos espaços", tem "importância saber se quem trabalha ao nosso lado se fez vacinar ou não".
08h19 - EUA alertam para época de gripe especialmente "severa" este ano
Os especialistas dos Centros de Controlo e Prevenção dos Estados Unidos (sigla em inglês CDC) temem que a estação que agora se inicia para a gripe comum seja especialmente "severa", foi hoje divulgado. A diretora do CDC, Rochelle Walensky, explicou numa conferência de imprensa que no ano passado houve "pouquíssimos casos de gripe", devido em grande parte às medidas de prevenção contra a pandemia de Covid-19, nomeadamente a utilização da máscara e o distanciamento social.
07h52 - Ainda durante o dia de hoje:
- O primeiro-ministro participa em mais um debate parlamentar sobre política geral, quatro dias antes da apresentação do Orçamento para 2022, onde se espera um discurso centrado na recuperação económica do país pós-pandemia de Covid-19.
- O Conselho Superior da Magistratura (CSM) deverá decidir hoje se permite que o juiz Rui Fonseca e Castro volte a exercer a profissão, até agora suspenso.
07h50 - China deteta 25 novos casos, todos oriundos do exterior
A China detetou 25 casos de Covid-19, nas últimas 24 horas, todos oriundos do estrangeiro, anunciaram hoje as autoridades de saúde do país. Os casos foram diagnosticados em viajantes provenientes do estrangeiro nos municípios de Pequim (norte) e Xangai (leste) e nas províncias de Yunnan (sul), Shandong (leste), Sichuan (centro), Zhejiang (leste) e Hubei (centro).
07h23 - Vietname vai abrir gradualmente ao turismo até junho de 2022
O Vietname quer abrir o país ao turismo internacional a partir de junho de 2022, depois de uma reabertura gradual de alguns pontos turísticos que servirão de teste para o regresso à atividade plena. Os turistas internacionais já vacinados vão poder aceder, a partir de novembro, a zonas consideradas de baixo risco, como a ilha de Phu Quoc, uma das joias turísticas do país, indicou a Administração do Turismo do Vietname, num comunicado divulgado na quarta-feira.
07h09 - Eficácia das vacinas mRNA estável após sete meses (mas não para todos)
Sete meses após a segunda dose, não há redução na eficácia das vacinas de mRNA contra a Covid-19 na generalidade da população, conclui o Istituto Superiore di Sanità (ISS) de Itália. No entanto, em certos grupos específicos, há uma perda de efetividade, conclui um relatório divulgado esta quarta-feira. De acordo com o documento, na população em geral, a eficácia contra a infeção após sete meses permaneceu em 89%. Já a eficácia contra a hospitalização e morte manteve-se em 96% e 99%, respetivamente.