Portugal somou, esta quinta-feira, mais 731 casos de Covid-19 e 11 mortos. Há neste momento, menos de 30 mil casos ativos no país.
Entretanto, com o processo de vacinação com já 84% da população inoculada com duas doses da vacina, cerca de 4.600 pessoas vão participar na terceira fase do Inquérito Serológico Nacional (ISN) para determinar a imunidade da população portuguesa.
Também ontem, Guterres não poupou críticas aos países que agiram de forma pouco solidária durante o combate à pandemia. "Aqueles [países] que têm poder deveriam juntar-se para resolver este drama mundial terrível. Isso não aconteceu, continua cada um a agir por si", denunciou em entrevista à RTP, considerando que o "mundo não foi capaz de se juntar" nesta luta" e que seria "estúpido" não vacinar todos os países.
Lá fora, a China já fez saber que não mudará, ainda, a sua estratégia de "tolerância zero" contra a Covid-19.
Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.
Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:
10h12 - O Hospital de Braga vai hoje ser palco da testagem de um robô de desinfeção de espaços hospitalares, um equipamento que aquela unidade equaciona vir a adquirir por aumentar a prevenção de infeções e garantir a segurança dos profissionais.
09h52 - África registou 332 mortes associadas à covid-19 nas últimas 24 horas, elevando para 213.425 o total de óbitos desde o início da pandemia, e 8.341 novos contágios, de acordo com os dados oficiais mais recentes.
08h20 - Um repórter de TV, com 14 anos de carreira, foi despedida da estação KY3, nos EUA, por se ter recusado a ser vacinada. Linda Simmons explicou nas redes sociais que solicitou uma isenção à obrigatoriedade da toma da vacina instituída pela sua empresa, mas que lhe foi negado. "Tomei uma grande decisão e decidi não permitir que a empresa proprietária da KY3, Gray Television, controlasse as minhas escolhas pessoais de saúde", escreveu.
07h41 - Será hoje conhecido o vencedor do Prémio Nobel da Paz. A luta contra a Covid-19, as alterações climáticas e a defesa da liberdade de imprensa estão entre os temas favoritos nas apostas para o Prémio Nobel da Paz, que será atribuído hoje, em Oslo.
07h35 - Trabalhadores vacinados nos EUA. O Presidente dos EUA, Joe Biden, defendeu esta quinta-feira o seu objetivo de vacinar a maioria dos trabalhadores das empresas privadas do país contra o coronavírus. "Não há outra forma de acabar com a pandemia", justificou.
07h30 - Austrália e países asiáticos avançam com compra de medicamento ainda não aprovado. A Austrália e países asiáticos como a Tailândia, Malásia, Singapura e Coreia do Sul juntaram-se aos Estados Unidos na aquisição do molnupiravir, o medicamento experimental contra a Covid-19 desenvolvido pela Merck Pharmaceuticals, embora ainda não tenha sido aprovado pelas autoridades sanitárias.
07h27 - A Alemanha regista mais 10.429 casos de infeção por Covid-19 e 86 mortes. Em termos acumulados, o país germânico soma assim 4.293.807 infetados e 94.113 vítimas mortais desde o início da pandemia.
07h24 - China esperará para ver antes de abandonar estratégia "tolerância zero". A China vai "esperar para ver", antes de adotar uma estratégia diferente da de "tolerância zero", que mantém atualmente para a covid-19, disse hoje o diretor do Centro para Controlo e Prevenção de Doenças do país, Gao Fu.
07h20 - A China detetou 22 casos de covid-19, nas últimas 24 horas, todos oriundos do estrangeiro, anunciaram hoje as autoridades de saúde do país.