Com a aproximação do frio e com as medidas de proteção a serem aliviadas a cada dia que passa, as autoridades de saúde estão cada vez mais focadas em reforçar a vacinação contra a Covid-19 junto dos grupos mais vulneráveis.
É o caso dos idosos, com 80 ou mais anos, e os utentes de lares e de unidades de cuidados continuados que começam já esta semana a receber a terceira dose da vacina.
Além da atenção com a Covid-19, este ano, os especialistas estão ainda mais preocupados com a gripe e com as infeções respiratórias. Depois de um ano a sermos protegidos pelas máscaras, confinamento e reforço da higiene, o nosso sistema imunitário está mais vulnerável a estes vírus. Os médicos temem, assim, um inverno descontrolado e que viroses atinjam crianças em força.
Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.
Acompanhe aqui os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:
10h22 - Dados promissores sobre novos tratamentos
A AstraZeneca anunciou, esta segunda-feira, que um estudo sobre o tratamento da Covid-19 com anticorpos 'AZD7442' mostrou ser eficaz na prevenção de sintomas graves em pacientes não hospitalizados, ou seja, com a doença num modo leve a moderado.
Quando comparado com placebo, uma única dose de 600 mg de 'AZD7442', administrada por injeção no músculo, conseguiu reduzir o risco de desenvolver Covid-19 grave ou morte em 50%.
10h12 - África com mais 283 mortes e 9.554 infetados nas últimas 24 horas
África registou 283 mortes associadas à Covid-19 nas últimas 24 horas, elevando para 214.160 o total de óbitos desde o início da pandemia, e 9.554 novos contágios, de acordo com os dados oficiais mais recentes.
10h08 - Guiné-Bissau regista mais um morto e dois novos casos
A Guiné-Bissau registou mais um óbito e dois novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo dados hoje divulgados pelo Alto-Comissariado para a Covid-19.
09h28 - Rússia reporta 957 mortes relacionadas com a Covid-19
As autoridades russas reportaram, esta segunda-feira, mais 29.409 novos casos de Covid-19 e 957 mortes devido à doença, anunciou a Reuters.
09h11 - Como serão as cidades pós-Covid? Mais sustentáveis, com ruas não pavimentadas e edifícios que se comportam como árvores
A pandemia da Covid-19 obrigou-nos a repensar o paradigma urbano, tal como já tinha acontecido, em algumas cidades, devido a outras doenças como a tuberculose, em Paris, no século XIX, ou a cólera, em Londres, a febre amarela em Filadélfia e a gripe espanhola, por todo o país vizinho.
Hoje, várias metrópoles estão já em processo de metamorfose, não só devido ao teletrabalho, que fez com que se repensasse a utilização dos imóveis, como na transformação das ruas das cidades, tornando-as semelhantes às "cidades tropicais da antiguidade".
Os especialistas defendem a utilização de madeira e materiais mais sustentáveis, ruas não pavimentadas e edifícios que se comportam como árvores, ou seja, "que armazenam e geram energia, que coletam e reciclam água para irrigação, que produzem alimentos e constroem uma rede interna de comunicação entre os habitantes".
08h55 - Eis as consequências (inesperadas) da Covid-19 na saúde oral
Boca seca, alteração, perda total ou parcial do paladar, lesões na língua e na gengiva. O cenário é comum a cerca de quatro em cada 10 doentes de Covid-19, cujos sintomas se prolongam durante vários meses, concluiu uma equipa de investigadores brasileiros que cruzaram mais de 180 estudos publicados.
08h04 - Vacinação obrigatória para setores da educação e saúde na Nova Zelândia
Os profissionais de saúde e do setor educativo da Nova Zelândia vão ser obrigados a vacinar-se contra a Covid-19, anunciou hoje o governo neozelandês.
07h59 - Fim da máscara vai trazer mais gripes, infeções respiratórias e alergias
As autoridades de saúde apelam à vacinação, não só da Covid-19 como da gripe, numa altura em que a preocupação com os vírus começa a subir. Depois de um ano a sermos protegidos pelas medidas de segurança contra o SARS-CoV-2, "aquilo que serviu de barreira contra a Covid", como recorda o Diário de Notícias esta segunda-feira, "também evitou a transmissão de outras doenças".
07h54 - Parlamento levanta hoje parte das restrições, máscaras mantêm-se.
O Parlamento começa hoje a funcionar com menos restrições devido à Covid-19, destacando-se o fim dos limites da presença de deputados no plenário, mas continua a ser obrigatório o uso de máscara nas áreas comuns.
07h49 - Alemanha reporta mais de 3 mil casos de Covid-19 e sete mortes
As autoridades alemãs reportaram, esta segunda-feira, mais 3.111 casos de Covid-19 e sete mortes devido à doença. Com este número, o total de infetados, desde o início da pandemia, sobe para 4.313.384 e o de óbitos para 94.209.
07h42 - China deteta 25 novos casos, todos oriundos do exterior
A China detetou 25 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, todos oriundos do estrangeiro, anunciaram hoje as autoridades de saúde do país.
07h37 - Vacinação dos mais idosos com terceira dose arranca esta semana
Os idosos com 80 ou mais anos e os utentes de lares e de unidades de cuidados continuados começam esta semana a receber a terceira dose da vacina para reforçar a sua imunidade contra o vírus SARS-CoV-2.
07h31 - Sidney reabre comércio a vacinados após mais de cem dias de confinamento
Cafés, bares, ginásios, cabeleireiros e outros estabelecimentos comerciais reabriram hoje em Sidney, a cidade mais populosa da Austrália, para clientes vacinados contra a Covid-19, pondo fim a mais de cem dias de confinamento.