MENU
Gouveia e Melo ouvido na AR; Fátima com 'ar' de pré-pandemia
Notícias
Publicado em 12/10/2021

incidência da Covid-19 em Portugal continua a descer, ainda que, de acordo com os dados atualizados esta segunda-feira, a transmissibilidade (Rt) tenha sofrido um ligeiro aumento, fixando-se agora, a nível nacional, nos 0,95. Feitas as contas, o país permanece na zona verde da matriz de risco

Esta semana, os idosos com 80 ou mais anos e os utentes de lares e de unidades de cuidados continuados começam a receber a terceira dose da vacina para reforçar a sua imunidade contra o vírus.

A propósito de vacinação, da Organização Mundial de Saúde chegou o posicionamento favorável quer à inoculação da terceira dose quer à coadministração das vacinas da gripe e Covid-19, o que facilitará a logística da campanha que decorre. 

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

11h31 - Dois novos estudos defendem que a propagação do coronavírus é mais rápida e eficaz quando ocorre pelo ar

Investigadores do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infeciosas dos Estados Unidos, que levaram a cabo ambas as pesquisas, sugerem que doentes infetados com a a estirpe Alfa exalam 43 vezes mais vírus em aerossóis que viajam distâncias muito maiores.

10h50 - A Índia registou 14.313 novas infeções pelo coronavírus nas últimas 24 horas, o número mais baixo desde 2 de março, anunciou hoje o Ministério da Saúde do país asiático.

Trata-se da primeira vez em sete meses que o número de novas infeções cai abaixo dos 15.000 casos, depois de a Índia ter sido o epicentro global da pandemia em abril e maio.

10h13 - Uma comissão de deputados do Reino Unido composta por deputados de todos os partidos com assento no parlamento britânico divulgou esta terça-feira um relatório sobre o impacto da pandemia de coronavírus. 

relatório conclui que a resposta inicial do Reino Unido à Covid-19 foi “um dos mais importantes falhanços da saúde pública” de sempre, e que a abordagem do governo, apoiada por cientistas, de tentar gerir a situação e atingir a imunidade de grupo levou ao atraso na introdução do confinamento, o que custou vidas.

É agora claro que esta foi a política errada, e que levou inicialmente a um número de mortes mais elevado do que teria resultado de uma política mais empática. Numa pandemia a espalhar-se rapidamente e exponencialmente, todas as semanas contavam”, salienta o relatório.

9h44 - Os sindicatos dos enfermeiros marcaram uma greve para a primeira semana de novembro e uma concentração no dia 28 deste mês em frente à Assembleia da República, anunciou hoje à Lusa fonte sindical.

A decisão foi tomada por todos os sindicatos que representam os enfermeiros numa reunião que teve início na tarde de segunda-feira e terminou hoje de madrugada, disse à Lusa o presidente do Sindicato dos Enfermeiros, Pedro Costa.

A concentração de enfermeiros e de todos os sindicatos, em frente à Assembleia da República, visa reivindicar os direitos dos enfermeiros, com a entrega da petição: "Enfermeiros reclamam descongelamento da carreira e avaliação de desempenho igual aos enfermeiros da Região Autónoma da Madeira".

9h14 - Gouveia e Melo vai ser hoje ouvido no Parlamento. O coordenador da Task Force da vacinação contra a Covid-19 em Portugal vai ser hoje ouvido, na Comissão de Saúde. O objetivo é fazer um balanço da atividade de coordenação desenvolvida pela Task Force, no âmbito das audições mensais requeridas pelo PSD. Esta audição acontece numa altura em que o vice-almirante já 'despiu' a farda, ao concluir a missão que tinha em mãos. O país já alcançou os 85% da população vacinada contra o SARS-CoV-2- 

9h00 - Dezenas de milhares de fiéis são esperados no Santuário de Fátima para a peregrinação de 12 e 13 de outubro, que deverá registar uma afluência a fazer lembrar o tempo antes da pandemia de Covid-19. Recorde-se que a Guarda Nacional Republicana (GNR) realiza hoje e amanhã uma operação de segurança no âmbito da peregrinação, que visa a segurança das pessoas, controlo de tráfego e prevenção criminal no Santuário e áreas envolventes.

7h55 - Que medidas estão previstas no OE para a área da Saúde?

7h50 - No Brasil, 99.657.382 pessoas já completaram o esquema vacinal contra a Covid-19, o que equivale a 46,72% da população, de acordo com dados revelados na segunda-feira. 70,1% já conta pelo menos com uma dose. 

7h30 - A China detetou 12 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, todos oriundos do estrangeiro, anunciaram hoje as autoridades de saúde do país asiático.

7h10 - A Alemanha reportou mais 4.971 novas infeções e 88 mortes relacionadas com a Covid-19. No total, o país acumula 94.297 óbitos e 4.318.355 contágios desde o início da pandemia.

7h00- Bolsonaro irrita-se com pergunta? O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, que está a passar alguns dias de férias numa praia, irritou-se esta segunda-feira quando uma mulher o questionou sobre as mais de 600 mil mortes que a covid-19 já causou no país. "Em que país não morreu gente?", perguntou Bolsonaro três vezes, que, diante da falta de resposta da mulher, acrescentou visivelmente chateado: "Olha, eu não vim aqui para me aborrecer".

Comentários