Vacinados sem testes em eventos. Austrália impõe imunização
13/10/2021 10:35 em Notícias

Há já 85% da população portuguesa, mais concretamente 8.782.671 milhões de pessoas, com a vacinação contra a Covid-19 completa. Os dados constam do mais recente relatório da vacinação, divulgado na terça-feira. A informação confirma, aliás, o que a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, já tinha anunciado e que no último fim de semana também o Ministério da Saúde destacou, dando conta do feito de Portugal - "o primeiro país do mundo a atingir a meta de 85% da população vacinada".

Segundo os dados mais recentes, emitidos pela Direção-Geral da Saúde, Portugal contabilizou, nas últimas horas, mais oito mortes e 719 novos casos de Covid-19. No total, desde o início da pandemia, o país já somou 18.056 óbitos e 1.076.358 contágios.

Esta semana, os idosos com 80 ou mais anos e os utentes de lares e de unidades de cuidados continuados começam a receber a terceira dose da vacina para reforçar a imunidade contra o vírus. A propósito de vacinação, da Organização Mundial de Saúde chegou o posicionamento favorável quer à inoculação da terceira dose quer à coadministração das vacinas da gripe e Covid-19, o que facilitará a logística da campanha que decorre. 

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

09h18 - Vacinados deixam de precisar de testes em alguns eventos. Saiba quais
 
As pessoas com esquema vacinal completo há mais de 14 dias deixam de precisar de fazer testes de rastreio covid nalguns contextos, como reuniões familiares e eventos culturais, desportivos ou cooperativos, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). A norma hoje atualizada pela DGS, indica que ficam também dispensados de testes de rastreio periódico os residentes, utentes e profissionais de alguns locais, designadamente unidades de Cuidados Continuados Integrados e instituições de apoio a migrantes e refugiados, assim como nos estabelecimentos prisionais e centros educativos que apresentem esquema completo há mais de 14 dias.  

08h42 - Austrália impõe vacinação a trabalhadores em contacto com o público
 
O primeiro-ministro do Território Norte da Austrália, Michael Gunner, anunciou hoje que "todas as pessoas que trabalham em contacto com o público terão de ser vacinadas" contra a covid-19, incluindo caixas de supermercados e cabeleireiros. Até 24 de dezembro, qualquer pessoa que trabalhe com o público deverá estar totalmente vacinada, caso contrário poderá ser despedida e ter de pagar uma multa de cinco mil dólares australianos (3.175 euros), anunciou o executivo daquele estado australiano.

08h04 - Alemanha com quase 12 mil novos casos e 92 mortes

A Alemanha reportou mais 11.903 casos de infeção pelo novo coronavírus e 92 mortes relacionadas com a Covid-19, de acordo com os dados atualizados esta quarta-feira pelo Instituto Robert Koch. Com esta atualização, o país passa a acumular 4.330.258 contágios e 94.389 óbitos desde o início da pandemia.

07h52 - Morreu ex-ministro Baduel acusado de conspirar contra Nicolás Maduro
 
ex-ministro da Defesa venezuelano Raul Isaías Baduel faleceu terça-feira, na prisão, vítima de uma paragem respiratória associada à covid-19, anunciou o Procurador-geral da Venezuela, Tarek William Saab através do Twitter. "Lamentamos a morte de Raúl Isaías Baduel, de uma paragem cardiorrespiratória devido à covid-19, enquanto recebia os cuidados médicos correspondentes, tendo recebido a primeira dose da vacina", escreveu o procurador na sua conta do Twitter.

 

07h44 - Touradas à corda nos Açores sem limite excetuando o uso de máscara
 
O Governo Regional dos Açores adiantou hoje que deixa de haver "critérios que limitem a realização de touradas à corda" nas ilhas com tradição tauromáquica, exceto o uso de máscara, depois da Terceira ter atingido 82% da população vacinada. A decisão governamental surge após uma reunião na terça-feira, na qual foi apresentado o contexto epidemiológico em relação ao novo coronavírus, nomeadamente no que concerne ao nível de população vacinada nos Açores.

07h16 - China deteta 22 novos casos, todos oriundos do exterior

A China detetou 22 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, todos oriundos do estrangeiro, anunciaram hoje as autoridades de saúde do país asiático. Os casos foram diagnosticados em viajantes provenientes do estrangeiro nos municípios de Xangai (leste), Pequim (norte) e Tianjin (norte) e nas províncias de Yunnan (sul), Guangxi (sul), Guangdong (sudeste), Zhejiang (leste), Fujian (sudeste) e Shandong (leste).

07h09 - EUA vão abrir fronteiras terrestres com Canadá e México a vacinados
 
Os Estados Unidos vão abrir "no início de novembro" as fronteiras terrestres com o México e o Canadá aos viajantes vacinados contra a covid-19, em deslocações consideradas não essenciais, anunciou hoje a Casa Branca. A abertura das fronteiras vai ter duas fases. Inicialmente, as vacinas serão obrigatórias para viagens não essenciais, como turismo ou visitas a familiares, mas esta obrigação não será aplicada às viagens consideradas essenciais, que foram sempre autorizadas.

COMENTÁRIOS