Instituições para deficientes pedem alívio; Surto em lar
19/10/2021 10:52 em Notícias

Portugal registou na segunda-feira mais 291 casos confirmados de infeção com o coronavírus SARS-CoV-2, três mortes associadas à Covid-19 e um aumento nos internamentos em enfermaria e nos cuidados intensivos, segundo dados da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Desde o início da pandemia, em março de 2020, morreram em Portugal 18.100 pessoas e foram registados 1.080.097 casos de infeção.

A pandemia provocada pelo novo coronavírus já fez pelo menos 4.895.733 mortos em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

10h37 - A presidente da Humanitas - Federação Portuguesa para a Deficiência Mental, Helena Albuquerque, lamentou hoje que, apesar da atual situação da pandemia de Covid-19 em Portugal, as instituições mantenham as mesmas restrições de maio de 2020.

"Quando o país inteiro caminha para uma quase total normalidade, nós estamos ainda com um guião de maio de 2020, o que é completamente inaceitável, porque as restrições eram bem duras nessa altura", disse Helena Albuquerque à agência Lusa.

10h22 - Um surto de Covid-19 no Proença Lar, na localidade de Montinho, distrito de Castelo Branco, regista uma morte e 53 infetados, entre utentes e funcionários.

Em comunicado enviado hoje à agência Lusa, a Câmara de Proença-a-Nova refere que a Comissão Municipal Restrita de Proteção Civil está a "acompanhar de perto o evoluir desta situação, estando a ser prestado o apoio ao lar para debelar o presente surto".

10h04 - Todas as pessoas que queiram sair de Macau precisam a partir de hoje de apresentar um teste negativo à Covid-19 realizado nas últimas 48 horas, anunciaram as autoridades.

9h45 - A dose de reforço da vacina contra a Covid-19 ainda não está a ser inoculada em todos os lares em Portugal, uma vez que há várias instituições em que os idosos só vão receber a dose de reforço no final do ano, adianta o Jornal de Notícias. 

Este atraso no processo de vacinação deveu-se à ocorrência de vários surtos. A situação está a gerar apreensão em algumas instituições. 

9h32 - O professor Neil Ferguson, que faz parte do grupo de conselheiros científicos do governo britânico, considerou improvável a hipótese de futuros confinamentos no Reino Unido. 

"Acho que não vamos ter outro confinamento. O pior cenário aqui é a procura pelos serviços do NHS. É muito improvável que voltemos a ver algo como o nível de mortes a que assistimos no ano passado, por exemplo", disse Neil Ferguson durante uma entrevista na BBC. 

8h25 - A Comissão Europeia vai hoje apresentar uma comunicação sobre governação económica na União Europeia no pós-crise da Covid-19, pretendendo relançar o debate sobre revisão das regras orçamentais, suspensas até final de 2022, e apelar a investimentos 'verdes'.

8h23 - As pessoas vacinadas continuam a ter um risco elevado de contraírem Covid-19. As conclusões são de um novo estudo que analisou a prevalência de infeções numa prisão federal no estado do Texas, nos EUA, onde a maioria dos prisioneiros estava vacinada.

8h08 - A Nova Zelândia registou hoje o maior número de casos de Covid-19 desde o início da pandemia, depois de a variante Delta ter obrigado o arquipélago a abandonar a estratégia "zero covid".

7h55 - A Alemanha reportou 6.771 novos contágios e mais 88 óbitos causados pela Covid-19 nas últimas 24 horas, segundo o boletim epidemiológico divulgado esta terça-feira pelo Instituto Robert Koch. Em termos globais, a Alemanha soma 4.384.616 casos confirmados e 94.716 vítimas mortais. 

7h36 Pandemia aumentou participação em extremismo online, dizem especialistas. Os 18 meses de confinamentos a nível global levaram ao crescimento da participação em extremismos online, que podem ir desde conteúdo terrorista a teorias da conspiração ou desinformação, avisam os especialistas, citados pelo Guardian.

Jacob Davey, do Instituto de Diálogo Estratégico (ISD), indicou que os estudos mostram que "ocorreu uma proliferação de atividade online prejudicial e preocupante" durante a pandemia. "Aquilo que vimos são evidências de aumentos de atividade online numa panóplia de causas extremistas durante o confinamento. Não é apenas material terrorista, mas um vasto cocktail de perigos online, uma vez que as pessoas passam mais tempo em casa."

7h25 Regulador americano estuda autorização para dose de reforço de farmacêutica diferente. A agência do medicamento norte-americana (FDA) poderá autorizar as pessoas que já tenham esquema vacinal completo contra a Covid-19 a receber uma dose de reforço de uma empresa farmacêutica diferente da que receberam inicialmente, indica o New York Times.

A decisão acontece depois de os investigadores dos Institutos Nacionais de Saúde terem apresentado dados ao comité assessor da FDA, na sexta-feira passada, que mostram que as pessoas que receberam a vacina da Johnson & Johnson tinham níveis mais altos de anticorpos se recebessem uma dose de reforço da Pfizer-BioNTech ou Moderna.

7h22 - China deteta nove casos locais e 16 importados nas últimas 24 horas. A China detetou 25 casos de Covid-19, nas últimas 24 horas, nove por contágio local e os restantes oriundos do estrangeiro, anunciaram hoje as autoridades de saúde do país.

7h10 - Terceira dose da vacina "é essencial" para pessoas vulneráveis. Uma terceira dose da vacina contra a Covid-19 "é essencial para garantir proteção aos mais vulneráveis", como pessoas idosas ou com imunidades mais baixas, realçou ontem, em Lisboa, o diretor da Organização Mundial da Saúde para a Europa. "Não temos evidência para a generalizar na população", sublinhou Hans P. Klüge, em declarações aos jornalistas, à margem de uma visita guiada à Unidade de Saúde Familiar (USF) da Baixa, na capital.

COMENTÁRIOS