"Não sei se vamos voltar a confinamentos". Novo surto na China
25/10/2021 10:32 em Notícias

De acordo com o diretor da OMS, o Mundo tem "todas as ferramentas" para acabar com a pandemia. Tedros Adhanom Ghebreyesus afirmou que a pandemia da Covid-19 terminará "quando o mundo decidir acabar com ela", alegando que estão disponíveis "todas as ferramentas" para combater o vírus.

Segundo os dados mais recentes, emitidos pela Direção Geral da Saúde, Portugal reportou 604 novos casos positivos de Covid-19, quatro mortes relacionadas com a doença e uma ligeira descida do número de internados. No total, o país acumula 1.085.138 casos confirmados e 18.133 vítimas mortais. 

Desde o início da pandemia, a Covid-19 já provocou pelo menos 4.926.579 mortes em todo o mundo, entre mais de 242,39 milhões de infeções. 

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no Mundo

Acompanhe aqui os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

09h22 - "Não sei se vamos voltar aos confinamentos"

Numa entrevista ao DN, a diretora-geral da Saúde falou sobre o que esperar do inverno, recordou a importância das medidas de proteção pessoal e não afastou a hipótese de vacinar com nova dose outras camadas da população.  Graça Freitas lembrou ainda  que o coronavírus é muito novo e que ainda é cedo para dizer que o perigo já passou. “Continuo a dizer que é um vírus muito recente, no máximo tem dois anos”, disse, explicando que tudo está ainda em aberto. “Não sei se vamos voltar aos confinamentos”, admitiu. 

07h42 - A Covid-19 afeta o cérebro? Os especialistas acreditam que sim

Afinal, ser infetado por Covid-19 pode ou não ser um fator de risco para desenvolver doenças neurológicas no futuro? Um estudo recente deu novas evidências de que a infeção pelo novo coronavírus pode mesmo comprometer o normal funcionamento do cérebro. A investigação, publicada na Nature Neuroscience, é a primeira a demonstrar como o vírus SARS-CoV-2 pode danificar diretamente as células do cérebro. O grupo internacional de cientistas identificou células vasculares que compreendem a barreira hemato-encefálica e admite que estas podem ser destruídas pelo novo coronavírus, podendo levar, consequentemente, à ocorrência de danos cerebrais, tanto a curto como a longo prazo.

07h34 - Alemanha regista mais 6.573 casos de Covid-19 e 17 mortes

A Alemanha diagnosticou desde ontem mais 6.573 contágios por SARS-CoV-2 e reportou mais 17 mortes relacionadas com a Covid-19, de acordo com a atualização feita esta segunda-feira pelo Instituto Robert Koch (RKI). O país passa, assim, a contabilizar um total acumulado de 4.472.730 casos positivos e 95.117 óbitos, desde o início da pandemia. 

07h25 - Vacina da AstraZeneca tem mais um efeito secundário grave (mas raro)

A Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde (MHRA) anunciou que a síndrome de Guillain-Barré é um efeito colateral da vacina  desenvolvida pela farmacêutica britânica em parceria com a Universidade de Oxford. A síndrome rara consiste num distúrbio do nervoso periférico caracterizado por fraqueza ou paralisia progressiva, começando a manifestar-se regra geral nas pernas e por vezes progredindo para os músculos respiratórios, e posterior e perigosamente para os nervos da cabeça e pescoço.

07h13 - Província chinesa de Gansu encerra locais turísticos após identificar surto

A província chinesa de Gansu, cuja economia depende fortemente do turismo, ordenou hoje o encerramento de todos os locais turísticos, após diagnosticar novos casos de Covid-19. Gansu fica ao longo da antiga Rota da Seda. A província é conhecida pelas grutas de Dunhuang, repletas de imagens budistas, e outros locais religiosos. A síndrome rara consiste num distúrbio do nervoso periférico caracterizado por fraqueza ou paralisia progressiva, começando a manifestar-se regra geral nas pernas e por vezes progredindo para os músculos respiratórios, e posterior e perigosamente para os nervos da cabeça e pescoço.

07h09 - China deteta 35 casos locais e quatro importados nas últimas 24 horas
 
A China detetou 39 casos de covid-19, nas últimas 24 horas, 35 por contágio local e os restantes oriundos do estrangeiro, anunciaram hoje as autoridades de saúde do país. Os casos locais foram detetados no município de Pequim (dois), na região autónoma da Mongólia Interior (19) e nas províncias de Gansu (quatro), Guizhou (quatro), Shaanxi (dois), Hebei (dois) e Hunan (dois).

 

 

 

 

COMENTÁRIOS