Portugal está na 'zona amarela' da matriz de risco, com a incidência da Covid-19 e o Rt a subirem. Esta quarta-feira, o país registou mais três mortes e 965 novos casos, estando o número de internados a aumentar.
Numa altura em que prossegue a vacinação contra a gripe e o reforço de uma terceira dose para a população mais vulnerável, o cofundador e presidente da Moderna, Noubar Afeyan, considerou, que pode vir a ser necessário um reforço anual da vacinação contra a Covid-19 para aumentar a quantidade de anticorpos.
Lá fora, são vários os países onde a incidência de casos está a aumentar, gerando preocupação. Espanha e Alemanha são apenas dois exemplos, sem esquecer a China que tem registado novos casos todos os dias, tendo já colocado uma cidade em confinamento para evitar a propagação do vírus.
Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no Mundo.
Acompanhe aqui os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:
10h35 - Vacinação na Madeira: A Madeira tem uma taxa de 98% de cobertura da população residente com mais de 50 anos com a vacinação completa contra a covid-19, informou o Governo Regional.
10h20 - A pandemia covid-19 levou a uma queda acentuada nos pedidos de asilo em todos os países da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE), incluindo em Portugal onde o número de novos requerimentos diminuiu 48,1% em 2020.
10h15 - As mulheres portuguesas, sobretudo as mais idosas, têm pior saúde do que os homens, têm mais dificuldades em pagar despesas dentárias e espera-se que vivam menos anos com qualidade após os 65 anos, revela um relatório europeu.
Dentro das desigualdades de género no acesso à saúde, o Índice analisa cinco itens, entre "nível da saúde e saúde mental", "comportamentos saudáveis", "acesso a serviços de saúde", "saúde sexual e reprodutiva" e "a pandemia covid-19". Sobre a pandemia de covid-19, o instituto europeu calcula que tenham morrido 16% de mulheres e 15% de homens a mais em 2020/2021 em comparação com 2016/2019.
10h00 - África registou 1.320 mortes associadas à covid-19 nas últimas 24 horas, elevando para 218.803 o total de óbitos desde o início da pandemia, e 7.243 novos contágios, de acordo com os dados oficiais mais recentes.
09h55 - Novo recorde na Rússia. A Rússia registou um novo recorde de casos e mortes por Covid-19 com 1.159 vítimas mortais e 40.096 novos infetados em apenas 24 horas. Moscovo e outras cinco regiões estão em teletrabalho obrigatório para tentar ajudar na propagação do novo coronavírus.
09h20 - Recuperação pós-pandemia tem de assegurar integração social e laboral. Os planos de recuperação pós-pandemia, que começam a ser anunciados e aplicados à escala global, têm de assegurar a integração social e laboral dos imigrantes e evitar o agravamento das "muitas desvantagens" atualmente observadas, defendeu hoje a OCDE.
08h40 - A Airbus registou um lucro de 2.635 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, contrariando as perdas de 2020 e superando os 2.186 milhões contabilizados no mesmo período de 2019. Os resultados refletem o forte aumento das entregas de aviões e helicópteros, após a crise causada pela pandemia de covid-19, com a empresa agora a rever em alta as expetativas financeiras para 2021.
08h10 - Pais já podem entrar nas creches para ir pôr ou buscar os filhos. Com o desconfinamento em marcha, a Direção-Geral da Saúde (DGS) atualizou, esta quarta-feira, uma norma sobre medidas gerais para creches e amas. Uma das grandes novidades é o facto de pais e encarregados de educação poderem (voltar a) entrar nos estabelecimentos para irem pôr ou buscar os meninos. Antes, recorde-se, estes tinham de ser entregues à porta.
07h43 - Investigadores da Universidade de Toronto, no Canadá, desenvolveram réplicas de peptídeos, denominadas peptidomiméticos, que neutralizaram o coronavírus e detetaram a presença da infeção em culturas de células humanas, reporta um artigo publicado pela revista Galileu.
No decorrer do estudo, as moléculas desenvolvidas pelos cientistas conseguiram ligar-se a esse recetor antes mesmo do próprio coronavírus, impedindo, assim, a instalação da infeção.
07h40 - O reforço da vacina será anual? O cofundador e presidente da Moderna, Noubar Afeyan, considerou, em entrevista ao canal Fox Business Network, que pode vir a ser necessário um reforço anual da vacinação contra a Covid-19 para aumentar a quantidade de anticorpos e a proteção contra o SARS-CoV-2.
07h36 - O Banco Central Europeu (BCE) deve manter a sua política monetária expansionista na reunião de hoje, optando pela prudência e seguindo de perto a subida da inflação. Recorde-se que, até agora, a presidente do BCE, Christine Lagarde, tem afirmado que é preciso evitar "reações exageradas" à subida dos preços na zona euro, num momento em que a recuperação da crise pandémica continua frágil e condicionada pela crise mundial nas cadeias logísticas.
07h35 - Incidência volta a subir na Alemanha. A Alemanha contabilizou, nas últimas 24 horas, mais 28.037 casos de Covid-19 e 126 mortos. Em termos acumulados, o país soma agora 4.534.452 infetados e 95.485 vítimas mortais desde o início da pandemia.
07h25 - Especialistas defendem vacinação de idosos contra várias doenças. A Sociedade Portuguesa de Geriatria e Gerontologia defendeu hoje a vacinação dos idosos contra a covid-19, gripe, pneumonia, tosse convulsa e herpes-Zoster, para reforçar o sistema imunitário no combate a estas doenças que podem ser fatais em idades avançadas.
07h20 - Pandemia alterou padrões de consumo de álcool. O confinamento imposto pela pandemia mudou os padrões de consumo de álcool em três em cada quatro doentes analisados num estudo desenvolvido com utentes seguidos no Hospital de Santa Maria. Segundo o estudo, dos doentes que mudaram (73,3%) o padrão de consumo de álcool, 40,2% reduziram e 33,1% aumentaram o consumo.
07h18 - China deteta 23 casos locais e 16 importados nas últimas 24 horas. China detetou 39 casos de covid-19, nas últimas 24 horas, 23 por contágio local e os restantes oriundos do estrangeiro, anunciaram hoje as autoridades de saúde do país.