Em Portugal, 87% dos residentes já têm, pelo menos, uma dose da vacina contra a Covid-19 e 86% já completaram o esquema vacinal. Os dados foram divulgados esta terça-feira e lançam o tapete para a discussão sobre a toma ou não de uma terceira dose de reforço.
O tema foi, aliás, abordado pelo coordenador da extinta 'task force' responsável pela vacinação contra a covid-19, Henrique Gouveia e Melo, que considera que a existir 'um rosto' para a terceira dose da vacina o mesmo deve vir de dentro do Ministério da Saúde.
Entretanto, foram hoje conhecidos dados sobre o SNS que dão conta de que, na sequência da pandemia, cerca de 4.450 doentes com cancro da mama, do colo do útero e colorretal ficaram por identificar no último ano devido à redução dos rastreios. Dados que justificam a insatisfação dos portugueses para com o SNS, onde consideram que há falta de investimento do Estado.
Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no Mundo.
Acompanhe aqui os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:
09h37 - O epidemiologista norte-americano Dorry Segev, participante na Web Summit, que decorre em Lisboa, considera que a "politização da saúde pública" foi "um erro" na combate à Covid-19.
"Se tivéssemos dado hipóteses às pessoas, talvez não tivesse havido este grau de rejeição", estima, explicitando que "máscaras e testes regulares são eficazes se as pessoas não se quiserem vacinar". Este chega mesmo a afirmar que se todas as pessoas fossem vacinadas e usassem máscara durante um mês que a pandemia poderia acabar.
09h08 - O ministro do Interior do Peru anunciou a sua demissão na noite desta terça-feira. A decisão de Luis Barranzuela acontece depois de ter sido noticiado que o homem deu uma festa na sua casa em plena pandemia da Covid-19.
08h38 - Visitas aos lares permitidas com certificado ou teste negativo à Covid-19. As visitas aos lares devem ser facilitadas, sem prejuízo de se continuarem a usar meios de comunicação como as videochamadas, e os visitantes têm de apresentar certificado de vacinação ou teste à covid-19.
08h30 - O xerife da polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, mostrou-se contra a vacinação obrigatória dos agentes da polícia. O responsável policial criticou fortemente a exigência de vacinação dos seus oficiais contra o Covid-19, dizendo que esta poderá levar a que muitos dos seus oficiais se demitam ou reformem mais cedo.
08h00 - Joe Biden já reagiu à notícia de que foi aconselhada a vacinação às crianças entre os 5 e 11 anos no país. Na sua conta de Twitter, o presidente dos Estados Unidos considera que se trata de um importante avanço na luta contra a doença.
07h35 - A Alemanha registou, nas últimas 24 horas, mais 20.398 casos de Covid-19 e 194 vítimas mortais. O país germânico ultrapassa assim as 96 mil mortes por Covid-19, mais precisamente, 96.027. Já o total de infetados, desde que a pandemia teve início, chega agora aos 4.638.419.
07h30 - Médicos pedem justiça para os profissionais que morreram na Venezuela. A ONG Médicos Unidos da Venezuela (MUV) pediu ao Procurador-geral do Tribunal Penal Internacional (TPI), Karim Khan, que garanta "justiça" para os profissionais da saúde que morreram devido à Covid-19, porque o Estado não garantiu os recursos preventivos.
07h27 - A China detetou 109 casos de Covid-19, nas últimas 24 horas, 93 por contágio local e os restantes oriundos do estrangeiro, anunciaram hoje as autoridades de saúde do país.
07h25 - Cerca de 4.450 doentes com cancro da mama, do colo do útero e colorretal ficaram por identificar no último ano devido à redução dos rastreios, segundo estimativas hoje divulgadas pelo Movimento Saúde em Dia. Este terá sido um dos impactos causados pela pandemia da Covid-19.
07h22 - Sete em cada 10 portugueses consideram insuficiente investimento na Saúde. Inquiridos para um estudo, estes consideraram insuficiente o investimento feito pelo Estado na saúde e quase 80% apontam a falta de profissionais e os tempos de espera como os principais problemas do Serviço Nacional de Saúde.