MENU
3.ª dose com Pfizer ou Moderna. Pico de casos na Alemanha
Notícias
Publicado em 04/11/2021

Portugal contabilizou 9 mortes e 1.074 novos casos, segundo os dados mais recentes, emitidos pela Direção-Geral da Saúde. Desde 15 de setembro que não havia tantos casos diários. No total, desde o início da pandemia, o país já somou 18.180 óbitos e 1.092.666 contágios. 

A ministra da Saúde, Marta Temido, defendeu ontem a importância de o país se lembrar das lições aprendidas durante a pandemia e reiterou a necessidade de "recompensar e reter" os profissionais de saúde no setor público.

O país vai entregar, esta semana, a Moçambique um novo lote de 187.200 vacinas contra a Covid-19, da AstraZeneca, superando mais de meio milhão de vacinas doadas a este país lusófono, anunciou o Governo português.

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no Mundo

Acompanhe aqui os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

10h34 - Reabertura de novos destinos turísticos prevista para breve na Ásia

As operadoras de turismo da região asiática, que tantos impactos sofreram devido à pandemia, reabrem aos poucos. Embora haja um alívio das restrições para os visitantes de todo o mundo, existe uma grande exceção: a China. Apesar de no período pré-pandemia representar o maior mercado de turismo do mundo, agora mantém uma capacidade aérea internacional de apenas 2% em relação ao níveis anteriores à pandemia.

10h23 - Pequim. Crianças retidas em escola após um caso positivo

Dezenas de crianças entre os sete e os 12 anos foram mantidas durante horas numa escola primária em Pequim, no distrito de Chaoyang, depois de um professor ter testado positivo à Covid-19. Vão ter de cumprir uma quarentena de duas semanas. Segundo a imprensa local, os pais dos alunos da Huajiadi Experimental Primary School foram chamados à escola, ficando horas ansiosamente à espera de informações sobre os filhos – informações essas que só chegaram por volta da meia-noite, já que as crianças estavam a ser testadas e teriam de pernoitar no estabelecimento de ensino até os resultados serem conhecidos.

10h08 - Rússia regista novo recorde de mortes diárias por Covid-19

Rússia registou, esta quinta-feira, pelo terceiro dia consecutivo, mais um recorde de mortes por Covid-19 com 1.195 mortes, seis a mais que na quarta-feira, o máximo anterior, segundo as autoridades de saúde locais. O mês de novembro, ainda a começar, tem já três recordes de óbitos, e isso apesar de os russos terem tirado férias há seis dias por ordem do presidente, Vladimir Putin, justamente para tentar diminuir os números.

09h53 - Montemor-o-Velho prolonga fecho de serviços municipais até domingo
 
município de Montemor-o-Velho prolongou a ativação do Plano de Emergência Municipal e assim os edifícios dos Paços do Concelho, do centro de alto rendimento, da biblioteca, do arquivo e do pavilhão continuarão encerrados até domingo.

09h42 - China em alerta máximo antes dos Jogos de Inverno

As políticas rígidas agora aplicadas em viagens para entrar ou sair da China são resultado do receio de propagação do SARS-CoV-2. Devido a um novo surto doméstico, a menos de 100 dias da abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno em Pequim, o país está agora em alerta máximo. A Administração Nacional de Imigração (NIA) relatou que continuará a aconselhar os cidadãos a não realizar deslocações não essenciais para o exterior.

08h59 - Letónia declara estado de emergência de 3 meses devido a subida de casos

governo da Letónia decretou estado de emergência com duração de três meses, na quarta-feira, devido ao aumento de casos que tem vindo a ser registado. O país, que tem uma das taxas de vacinação mais baixas da União Europeia, vai implementar as novas medidas a partir da próxima segunda-feira. O número de infeções, segundo a AFP, ultrapassa as mil por dia, num território com menos de dois milhões de habitantes. 

08h29 - DGS. Dose de reforço deve ser com vacinas da Moderna e Pfizer
 
A dose de reforço da vacina contra a Covid-19 deve ser realizada com as vacinas da Moderna (Spikevax) ou da Pfizer (Comirnaty), pelo menos seis meses após o esquema vacinal, segundo a Direção Geral da Saúde (DGS). De acordo com a norma atualizada da DGS, esta recomendação é idêntica seja qual for a vacina que a pessoa tomou, mas "não é aplicável às pessoas que recuperaram de infeção por SARS-CoV-2".

07h51 - Vacinas nasais "podem ser mais eficazes do que injeções"

As vacinas contra a Covid-19 poderão vir a ser administradas na forma de spray nasal ao invés de uma injeção -, e os cientistas creem que tal poderá ser ainda mais eficaz. Um ensaio clínico levado a cabo por investigadores da Universidade de Oxford está atualmente em andamento com o objetivo de perceber se o spray com um "sabor doce" pode prevenir infeções pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 sem causar efeitos secundários.

07h43 - Califórnia inicia vacinação para crianças entre os 5 e os 11 anos
 
Caças ao tesouro e brinquedos animaram na quarta-feira as crianças norte-americanas, de cinco a 11 anos, do estado da Califórnia, que foram receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19, em alguns centros de vacinação. As crianças começaram a ser inoculadas um dia depois de o governo federal dos Estados Unidos ter aprovado doses pediátricas das vacinas.

07h19 - Alemanha relata quase mais 34 mil casos e 165 mortes

A Alemanha registou, nas últimas 24 horas, mais 33.949 casos de Covid-19 e 165 vítimas mortais, segundo os dados do Instituto Robert Koch. O número de infeções diárias relatadas atingiu um pico. O país germânico regista assim  96.192 mortes por Covid.19. Já o total de infetados, desde que a pandemia teve início, chega agora aos 4.672.368.

07h03 - Para recordar: 

  • Profissionais de saúde e setor social com 3.ª dose "muito em breve". O secretário de Estado Adjunto e da Saúde anunciou hoje que será iniciado "muito em breve" o reforço de vacinação dos profissionais de saúde e do setor social com a terceira dose da vacina contra a Covid-19.
  • Ministra da Saúde reitera importância de preservar as lições da pandemia. A ministra da Saúde, Marta Temido, defendeu hoje a importância de Portugal se lembrar das lições aprendidas durante a pandemia e reiterou a necessidade de "recompensar e reter" os profissionais de saúde no setor público.
  • Visitas aos lares permitidas com certificado ou teste negativo à Covid-19. As visitas aos lares devem ser facilitadas, sem prejuízo de se continuarem a usar meios de comunicação como as videochamadas, e os visitantes têm de apresentar certificado de vacinação ou teste à Covid-19.
Comentários