MENU
Maiores de 80 com Casa Aberta; Alemanha volta a bater recorde
Notícias
Publicado em 05/11/2021

Portugal contabilizou, esta quinta-feira, quatro mortes e 1.074 novos casos, segundo os dados emitidos pela Direção-Geral da Saúde. Desde 15 de setembro que não havia tantos casos diários. No total, desde o início da pandemia, o nosso país já somou 18.180 óbitos e 1.092.666 contágios. 

Já a Associação de Médicos de Saúde Pública considerou que o crescimento da pandemia na Europa se deve à insuficiente vacinação e ao levantamento de restrições, considerando "pouco provável" uma nova vaga em Portugal com a do início de 2020.

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no Mundo

Acompanhe aqui os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

09h55 - Ainda não foi vacinado?

"Se ainda não foi vacinado, pode tomar a primeira dose da vacina, sem agendamento, em qualquer centro de vacinação de Portugal Continental", recorda a Direção-Geral da Saúde (DGS) no Twitter. 

 

08h40 - Cientistas desvendam mistério do porquê da Covid matar uns e não outros 

Agora, os investigadores dizem saber por que motivo o novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, mata algumas pessoas e não outras - e é em grande parte devido aos nossos genes, reporta um artigo publicado no jornal The Sun. A Universidade de Oxford, no Reino Unido, identificou uma parcela de ADN que impede as células pulmonares de combater o vírus. O gene, chamado LZTFL1, duplica o risco de morte por Covid-19

08h19 - Vacina da Johnson&Johnson é a que perde mais eficácia com o tempo 

vacina de dose única da Johnson&Johnson é a que perde mais eficácia com o passar do tempo. A informação é avançada por um estudo publicado na revista Science que dá conta da perda de proteção das três principais vacinas: Moderna, Pfizer e Johnson&Johnson (Janssen).

Segundo este estudo, realizado na Administração de Saúde dos Veteranos que cobre 2,7% da população dos EUA, de fevereiro a outubro de 2021 a proteção da vacina contra a infeção caiu, em média, de 87,9% para 48,1% nas três principais vacinas. A que sofreu um maior declínio foi a vacina de dose única da Johnson&Johnson, resultando numa taxa de proteção contra a infeção de 13,1%.

07h45 - Maiores de 80 anos com Casa Aberta para terceira dose

A partir da próxima semana, os maiores de 80 anos vão ter 'casa aberta' (sem necessidade de agendar) para terceira dose de vacina contra a Covid-19 e gripe, avança, esta sexta-feira, o Público, adiantando ainda que a DGS avançará com o autogendamento para maiores de 70 anos, e que também os profissionais de saúde e do setor social começarão a ser inoculados com a dose de reforço a partir da próxima semana.

07h41 - Molnupiravir pode ser o primeiro tratamento contra a Covid em comprimido

O antirretroviral Molnupiravir, desenvolvido pelos laboratórios Merck Sharp & Dohme (MSD) pode ser o primeiro tratamento contra Covid-19 na forma de comprimido. Segundo um novo estudo, citado pela CNN, o uso do fármaco reduz em metade o risco de alguém com Covid-19 necessitar de ser internado ou de morrer vítima da doença pandémica. Todavia, o medicamento não substitui a vacinação, sendo sim um complemento eficaz para combater a patologia. O Reino Unido já deu o ok ao uso do fármaco e também a EMA vai permitir uso de emergência do medicamento da Merck contra a Covid-19.

07h28 - Alemanha bate novo recorde com 37.120 casos. Há ainda 154 mortes

A Alemanha reportou, esta sexta-feira, mais 154 mortes e 37.120 novos casos relacionados com a Covid-19. Os dados foram revelados esta sexta-feira pelas autoridades de Saúde. Este valor de contágios diários representa um recorde. Ontem houve 33.949 novos contágios de Covid-19 nas últimas 24 horas, correspondendo a um novo máximo verificado em um dia desde o início da pandemia, hoje batido.

 

07h12 - China deteta 78 casos nas últimas 24 horas

A China detetou 78 casos de covid-19, nas últimas 24 horas, 68 por contágio local e os restantes oriundos do estrangeiro, anunciaram hoje as autoridades de saúde do país. Os 68 casos locais foram detetados nas regiões autónomas da Mongólia Interior (dois) e Ningxia (quatro) e nas províncias de Heilongjiang (28), Gansu (cinco), Hebei (dez), Jiangxi (dois), Sichuan (dois), Yunnan (um), Liaoning (oito), Henan (cinco) e Guizhou (um).

 

Comentários