Portugal registou, segundo os dados mais recentes da Direção-Geral de Saúde, mais nove mortes e 1.289 novos casos relacionados com a Covid-19. A incidência e o Rt subiram. No total, há 18.193 óbitos e 1.095.337 infetados a registar desde o início da pandemia.
Pampilhosa da Serra é o concelho do país onde, atualmente, a situação é mais grave, com 1.066 casos de infeção por 100 mil habitantes. Na semana passada, recorde-se, eram dois os concelhos nesta situação.
As pessoas com 75 ou mais anos podem efetuar, a partir de ontem, o pedido de autoagendamento para serem vacinadas com a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 e com a vacina contra a gripe, anunciou esta sexta-feira a Direção-geral da Saúde. Na próxima segunda-feira, dia 8, ficará também disponível para todas as pessoas com mais de 70 anos.
Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no Mundo.
Acompanhe aqui os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:
08h09 - Funcionários de serviços secretos podem ser demitidos se recusarem vacina
Milhares de funcionários dos serviços secretos norte-americanos podem em breve ser demitidos por recusarem ser vacinados contra a covid-19, levando os congressistas republicanos a preocuparem-se com a perda de postos de trabalho em agências essenciais para a segurança nacional. No global, a percentagem de oficiais de inteligência vacinados é maior do que a da população norte-americana -- 97% na CIA, por exemplo. Mas há percentagens mais baixas em algumas das 18 agências de serviços secretos, que empregam cerca de 100 mil pessoas, segundo o congressista Chris Stewart.
07h41 - Alemanha regista mais de 34 mil novos casos e a incidência dispara
A Alemanha reportou, este sábado, mais 142 mortes e 34.002 novos casos relacionados com a Covid-19. Os dados foram revelados este sábado pelas autoridades de Saúde. Nos últimos dois dias houve dois novos máximos diários verificados desde o início da pandemia. Na quinta-feira houve 33.949 infeções e ontem, sexta-feira, 37.120. No total, desde o início da pandemia, o país já registou 96.488 óbitos e 4.743.490 contágios.
07h24 - CNS quer entidade independente a avaliar gestão da pandemia
O presidente da Convenção Nacional de Saúde (CNS) defendeu hoje uma avaliação rigorosa e transparente da gestão da pandemia em Portugal por uma entidade técnica independente, que permita retirar lições do combate à covid-19. "Uma avaliação, para ser credível e para ser útil, tem de ser bem feita, rigorosa e transparente. Se for feita por uma entidade independente, que se comprometa a fazê-la com todo o rigor e com toda a transparência, é mais bem aceite por todos os outros", adiantou à Lusa Eurico Castro Alves.
07h08 - Para recordar: