MENU
Alemanha? Vaga dramática e novo máximo; Brasil testa fármaco
Notícias
Publicado em 11/11/2021

 

Mantém-se em 86% a percentagem de população portuguesa com a vacinação completa contra a Covid-19, numa semana em que a região de Lisboa e Vale do Tejo (LVT) foi a que mais doses inoculou, segundo os dados avançados esta quarta-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS) no Relatório de Vacinação.

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, afirmou esta quarta-feira que, apesar do aumento de infeções com o novo coronavírus nos últimos dias, o seu impacto tem sido moderado e Portugal está numa "situação confortável" no que diz respeito ao risco de doença grave.

A "elevadíssima taxa de cobertura vacinal" no país coloca Portugal "numa situação ligeiramente mais confortável que os outros países" em relação à possibilidade de doença grave, fez sobressair Graça Freitas.

Saliente-se ainda que a farmacêutica norte-americana Pfizer iniciou no Brasil estudos clínicos do Paxlovid, um fármaco experimental em formato de pílula destinado ao tratamento contra a Covid-19.

O aumento de casos Covid em toda a Europa já faz com que alguns países comecem a ponderar voltar a impor algumas restrições. O governo dos Países Baixos está a estudar o reforço ou a introdução de novas restrições, como a redução do horário na restauração, para conter o aumento de infeções de Covid-19, que já ultrapassaram os 12 mil casos diários.

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo

Acompanhe aqui  os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19: 

10h30 - Bispos católicos evocam vítimas da pandemia no Santuário de Fátima

O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, José Ornelas, lembrou hoje as vítimas da pandemia de covid-19, em particular os que não puderam fazer o luto pelos familiares mortos devido ao coronavírus.

O prelado destacou ainda o papel dos que assistiram os doentes durante esta pandemia.

10h25 - Siza Vieira comenta aumento de casos da Covid-19

"Está a haver um aumento de casos, mas não está a ser acompanhado de um aumento de internamentos. Precisamos de monitorizar muito atentamente a situação (...)", disse esta quinta-feira Siza Vieira. 

Ainda não estamos em águas seguras, ainda existem riscos."

10h00 - África deve aproveitar descida nos casos para vacinar mais

O diretor do Centro de Controlo e Prevenção e Doenças da União Africana (África CDC) defendeu hoje que o continente deve aproveitar a descida no número de casos para aumentar a testagem e a vacinação antes da quarta vaga.

"Sabemos que a quarta vaga vai chegar."

9h45 - Descoberto motivo pelo qual a Covid-19 provoca perda de olfato

Desde o início da pandemia que a perda de olfato se tornou um “alerta vermelho” para todos por evidenciar a infeção pela Sars-CoV-2 que provoca a doença Covid-19. De acordo com novos dados, os neurónios olfativos são alvos do vírus, independentemente das variantes. Em alguns doentes, estes neurónios podem nunca ser recuperáveis. Perceba o porquê neste link. 

9h05 - Simone de Oliveira sobre negacionistas: "Punha-os todos a cavar ao sol"

A cantora portuguesa Simone de Oliveira deu uma entrevista ao site digital 'Gerador' onde teceu a sua opinião sobre os movimentos negacionistas e extremistas.

Simone revelou o que faria com estes movimentos:

 "Punha-os todos no Alentejo a cavar, ao sol. E pronto".

 

8h47 - 1.ª dose da vacina dada a 900 mil crianças entre os 5 e 11 anos nos EUA

Cerca de 900 mil crianças entre os cinco e os 11 anos já receberam a primeira dose da vacina da Pfizer contra a covid-19 desde o começo da campanha para esta faixa etária nos Estados Unidos, foi hoje divulgado.

As farmácias já receberam ainda cerca de 700 mil pedidos de agendamento.

8h05 - Regulador do Brasil recebe pedido de uso emergência da vacina da CanSino

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão regulador do Brasil, recebeu um pedido de uso de emergência da vacina contra a covid-19 Convidecia, fabricada pelo laboratório chinês CanSino, informaram hoje fontes oficiais.

8h00 - Contrair gripe dá alguma proteção contra a Covid-19? 

Um novo estudo revelou que pessoas que haviam recuperado recentemente de uma constipação registaram um aumento de células T, que por sua vez podem oferecer proteção contra uma ampla gama de coronavírus.

Cientistas da University College London, no Reino Unido, rastrearam mais de 750 profissionais de saúde que trabalhavam com pacientes que sofriam de Covid-19.

Exposição prévia à gripe comum pode dar um avanço contra o vírus"

Saiba mais neste link. 

7h54 - Covid-19 pode afetar o desempenho cognitivo

É já conhecido o facto de a Covid-19 afetar vários órgãos e um deles é o cérebro. O jornal alemão Der Spiegel avança que os investigadores estão a encontrar cada vez mais indícios que a infeção pode reduzir o desempenho cognitivo. As informações sobre por que é que isto acontece e quem está mais em risco são ainda muito escassas, sabendo-se apenas que a memória fica comprometida, há quem sofra com tonturas e ainda dor de cabeça.

Um estudo, que o Notícias ao Minuto deu conta em outubro, deu novas evidências de que a infeção pelo novo coronavírus pode mesmo comprometer o normal funcionamento do cérebro. Saiba mais sobre esse estudo neste link.

7h30 - Alemanha com mais de 50 mil casos em novo recorde diário 

A Alemanha registou hoje um novo recorde de infeções por Covid-19 desde o início da pandemia, com 50.196 casos detetados nas últimas 24 horas, anunciou o Instituto Robert Koch (RKI) de virologia.

Esta é a primeira vez que o país, que atravessa uma nova vaga de contágios, ultrapassa os 50 mil casos diários, depois de ter registado recordes sucessivos de contaminação nos últimos dias. Nas últimas 24 horas, o país contabilizou ainda 235 mortes provocadas pela doença, segundo o RKI.

Na quarta-feira, a chanceler cessante, Angela Merkel, considerou a nova vaga de infeções "dramática".

7h23 - China deteta 62 casos nas últimas 24 horas

A China detetou 62 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, 47 por contágio local e os restantes oriundos do estrangeiro, anunciaram hoje as autoridades de saúde do país. Os casos locais foram detetados nas províncias de Liaoning (21), Henan (13), Heilongjiang (sete), Hebei (três), Yunnan (dois) e Jilin (um).

7h22 - Pfizer inicia testes de medicamento experimental no Brasil

A farmacêutica norte-americana Pfizer iniciou no Brasil estudos clínicos do Paxlovid, um fármaco experimental em formato de pílula destinado ao tratamento contra a Covid-19, noticiou hoje a imprensa local.

7h21 - Bruxelas divulga hoje previsões económicas ainda ensombradas pela Covid

A Comissão Europeia publica hoje as suas previsões económicas de outono, ainda ensombradas pela situação epidemiológica da Covid-19, que voltou a agravar-se na Europa, e sem projeto orçamental português.

7h19 - Mais de dois milhões de autotestes recolhidos nos EUA

 

A empresa australiana Ellume retirou mais de dois milhões de autotestes de Covid-19 nos Estados Unidos, devido a um risco acrescido de falsos positivos, informaram as autoridades de saúde norte-americanas.

Comentários