Portugal registou, esta quinta-feira, mais nove mortes e 1.477 casos de infeção por Covid-19. No total, desde o início da pandemia, o nosso país já somou 18.231 óbitos e 1.102.438 contágios.
Num momento em que paira a ameaça de uma quinta vaga, o secretário de Estado Adjunto e da Saúde anunciou que vai arrancar na próxima segunda-feira (dia 15) a vacinação dos profissionais de saúde com a terceira dose.
Lacerda Sales revelou também que já este fim de semana a modalidade 'Casa aberta' vai estar disponível para os maiores de 80 anos. O objetivo? "Acelerar o processo de vacinação".
Lá fora, o regulador europeu recomendou pela primeira vez a autorização de dois medicamentos - o Regkirona e o Ronapreve - para adultos, e desde que não necessitem de oxigénio suplementar. Mas a EMA alertou também para nova condição rara provocada pela vacina da Janssen.
Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo.
Acompanhe aqui os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:
10h15 - A Alemanha vai voltar a ter testes gratuitos à Covid-19 a partir de amanhã.
Foram feitos dois anúncios essenciais pelo ministro da Saúde, Jens Spahn, esta manhã tendo em conta o grande aumento de casos dos últimos dias: Testes gratuitos a partir de sábado e os médicos vão receber ordenados maiores pela administração das vacinas Covid-19 a partir de terça-feira da próxima semana.
10h10 - Hoje assinala-se o Dia Mundial da Pneumonia e o SNS alerta para o facto de esta doença ser uma das principais causas de morte em crianças menores de cinco anos, apesar de ser facilmente evitável e tratável.
Segundo a DGS a principal forma de prevenir esta doença é a vacinação.
A Pneumonia pode ser também uma das consequências de contrair o vírus que provoca a Covid 19.
10h00 - A gigante farmacêutica britânica AstraZeneca, está a vender a vacina contra a Covid a preço de custo. Anuncia agora que teve prejuízo no terceiro trimestre do ano.
Segundo o Jornal The Guardian a AstraZeneca disse que teve os custos mais altos no último período de julho a setembro após a aquisição de uma empresa de biotecnologia nos Estados Unidos, a Alexion. Acrescenta-se ainda o facto de ter existido um grande aumento nas despesas de pesquisa e desenvolvimento em vários programas, incluindo seus testes de vacinas Covid.
9h40 - O primeiro ministro dos Países Baixos pode anunciar hoje um regresso parcial ao confinamento devido a um grande aumento de casos, que já ultrapassaram os 12 mil casos diários. As medidas serão anunciadas numa conferência televisiva a ocorrer hoje às 18 horas de Portugal dada pelo primeiro ministro Mark Rutte.
Espera-se que bares e restaurantes fechem mais cedo e que os eventos desportivos sejam realizados sem audiência durante um período de três semanas.
Esta é uma mudança drástica na política do governo holandês, que até ao mês passado pensava que a taxa de vacinação relativamente alta significava que até ao final do ano poderia inclusivamente fazer um maior relaxamento de medidas, agora fora de questão.
9h35 - A University College London em Inglaterra, descobriu as células " T-cells" que segundo um estudo desenvolvido nesta universidade podem fornecer dados importantes sobre a imunidade dos seres humanos contra a Covid 19.
Segundo este estudo, estas células são capazes de identificar e matar a Covid 19 e estão mais presentes em algumas pessoas do que em outras, o que faz com que existam entre todos os seres humanos diferentes tipos de imunidade e diferente capacidade de resistir à doença.
Em declarações à BBC o doutor Alexander Edwards diz que com esta descoberta esperam "que este estudo leve a mais avanços no desenvolvimento de vacinas, pois precisamos de todos os tipos de vacina que pudermos obter".
9h25 - Recuperado da Covid, o escritor moçambicano Mia Couto admite que sentiu “solidão” durante a doença e que parecia que a sua casa tinha comprimido, o que condicionou a sua criatividade e escrita.
O seu novo livro 'O Caçador de Elefantes Invisíveis' apresenta uma série de contos, que inicialmente eram apenas crónicas, que foram todas escritas no último ano e posteriormente adaptadas devido à doença.
Nesta obra, o autor retrata a pandemia do ponto de vista do continente africano. É dado destaque a como a população lidou com o vírus e se imunizou de forma mais natural do que na Europa.
9h14 - A Índia está prestes a introduzir comprimido para tratar Covid-19.
Recorde-se que o comprimido antiviral, foi produzido pelos laboratórios Merck Sharp & Dohme (MSD), e foi aprovado no dia 4 de novembro, no Reino Unido. Agora o controlador Geral de Drogas (DCGI) da Índia está a analisar os dados clínicos do comprimido antiviral 'molnupiravir' para o tratamento da Covid-19 no país, podendo, estar prestes a ser introduzido no mercado indiano.
9h00 - A Nova Zelândia registou nos últimos dias 200 novos casos por dia. Um número histórico num país que até agora, pondo em prática várias medidas de prevenção, não tinha sido grandemente afetado pela pandemia. Este novo grande aumento de casos, preocupa as autoridades de saúde locais juntamente com os sucessivos protestos anti vacinas que acontecem um pouco por todo o país.
Aliado a estas preocupações as autoridades têm ainda medo que não exista espaço nas morgues para todas as vítimas da pandemia esperadas nos próximos tempos que serão mais críticos.
8h40 - China deteta 98 casos nas últimas 24 horas. 79 por contágio local e os restantes oriundos do estrangeiro, anunciaram hoje as autoridades de saúde chinesas.
Os casos locais foram detetados no município de Pequim (seis) e nas províncias de Liaoning (52), Henan (12), Heilongjiang (cinco), Hebei (dois), Jiangxi (um) e Yunnan (um).
Os outros 19 casos foram diagnosticados em viajantes provenientes do estrangeiro, em Xangai e nas províncias de Yunnan, Heilongjiang, Guangdong, Mongólia Interior, Zhejiang , Fujian e Guangxi.
A Comissão de Saúde da China adiantou que o número total de casos ativos é de 1.280, entre os quais 20 em estado grave.
8h30- Correspondente da Casa Branca foi banida do Twitter por desinformação. Emerald Robinson, correspondente da estação de televisão Newsmax foi banida por violações repetidas da usa política de desinformação sobre a Covid-19.
8h00 - O número médio de novas infeções relatadas na Alemanha a cada dia atinge um novo recorde: agora com mais de 31.000 por dia. As autoridades de saúde alemãs registaram 48.640 novas infeções nas últimas 24 horas.
7h58 - Vacina comestível? Uma equipa de investigadores do Instituto Politécnico do Porto (IPP) decidiu quebrar a regra e produzir uma contra a Covid-19 comestível, em formato de iogurte e sumo de frutos. Os ensaios vão ser feitos em ratos, peixes e numa espécie de minhoca muito pequena.
7h40 - O vice-almirante Gouveia e Melo voltou a ser questionado pela SIC sobre um regresso da task force e, desta vez, não fechou a porta a essa possibilidade como já tinha feito anteriormente
"Eu, sendo militar, vou onde me chamarem. Ninguém pode descartar nada enquanto vestir uniforme militar. Se me disserem que é a missão que tenho de cumprir, cumprirei todas as missões"
Na quarta-feira, Gouveia e Melo tinha alertado para o perigo da politização do processo de vacinação. A meio desta semana dizia que encará-lo a ele como uma espécie de “D. Sebastião” no processo de vacinação era mostrar que nada se aprendeu com o que foi feito nos últimos meses. Em declarações de quarta-feira referia-se à pandemia como uma ferida que "fechou e sarou, agora precisamos de viver sem pensos rápidos” referindo-se a ele próprio.
7h30 - Bom dia! Arrancamos com um novo acompanhamento da pandemia ao minuto que poderá ir estando a par ao longo de todo o dia.