MENU
Esforço para travar nova vaga; Rússia bate novo recorde
Notícias
Publicado em 13/11/2021

 

Os cenários têm de estar todos em aberto". Foi desta forma que Marta Temido abordou, esta sexta-feira, a possível  5.ª vaga de Covid-19 que assola o país, e a Europa em geral. Assumindo que "não deseja" voltar a falar sobre confinamentos, Marta Temido não excluiu a hipótese de ter de tomar novas medidas.

Para que isso não aconteça, voltou a reforçar a necessidade da toma da 3.ª dose da vacina contra a Covid e lembrou que "está tudo nas nossas mãos".

Portugal contabilizou, nas últimas 24 horas, três mortes e 1.751 novos casos.  Recorde-se que há previsões que indicam que na primeira quinzena de dezembro, é que possível que este valor atinja os 2 mil novos casos por dia.

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo

Acompanhe aqui os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19: 

11h15 - O selecionador dos Países Baixos, Louis Van Gaal, criticou o confinamento parcial de três semanas que será aplicado em solo neerlandês, por força do aumento do número médio de casos de Covid-19 neste país. 

Van Gaal teceu duras críticas contra as decisões do governo do seu país e enalteceu o caso português, onde o selecionador neerlandês tem casa. "A pandemia é mais importante que o futebol, mas não percebo estas medidas. Em Portugal, ao contrário dos Países Baixos, eles controlam bem os casos. Lá, 88% da população está vacinada e os hospitais não estão lotados. Trata-se de boa governação", atirou.

11h13 - Chanceler alemã apela a "esforço nacional" para travar quarta vaga. "Estou muito preocupada com a situação. Estamos a enfrentar semanas difíceis. Precisamos de um esforço nacional para quebrar a pesada vaga de outono e inverno da pandemia. Se ficarmos juntos, se pensarmos em proteger-nos e cuidar dos outros, podemos salvar muito o nosso país este inverno", disse Angela Merkel no seu podcast semanal, citada pela agência de notícias francesa.

11h00 - Rússia regista novo recorde de mortes diárias. A Rússia registou hoje um novo recorde de mortes diárias pela covid-19, com 1.239 óbitos confirmados, segundo o centro operacional de luta contra o novo coronavírus, que assinalou também 39.256 novos contágios na sexta-feira.

10h45 - As escolas de Chicago, nos EUA, encerraram, esta sexta-feira, para que os alunos pudessem ser vacinados. Pelo menos 20 escolas serviram como centro de vacinação, num dia em que os estudantes tiveram direito a um dia de folga e os trabalhadores tiveram  duas horas de licença remunerada para se irem vacinar.

10h24 - A Pfizer solicitou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) do Brasil que autorize a utilização da sua vacina contra a Covid-19 em crianças com idades compreendidas entre os cinco e os 11 anos, informou a agência brasileira.

O pedido da Pfizer indica que a dosagem da vacina "será ajustada e inferior à utilizada para crianças com mais de 12 anos de idade" e será distribuída em diferentes embalagens, disse a Anvisa.

08h35 - Mais de 800 mil pessoas, com mais de 65 anos só podem receber a 3.ª dose da vacina em 2022, escreve o Público. Segundo esta publicação, tratam-se de todos aqueles que receberam a 2.ª dose depois de julho e que têm de esperar seis meses para serem novamente imunizados.

07h55 - Alemanha somou, nas últimas 24 horas, mais 45.081 casos de Covid-19. Desde o início da pandemia, 4.987.971 pessoas foram infetadas pela doença. Relativamente ao número de mortes, foram mais 228 que no dia anterior, somando-se agora  um total de 97.617 vítimas mortais

07h50 - "Existiu distância entre postura" de Bolsonaro e o Ministério da Saúde. O líder do Senado brasileiro, Rodrigo Pacheco, distinguiu hoje o comportamento público negacionista do Presidente do Brasil em relação à covid-19 das políticas estatais quanto à doença, elogiando a resposta do Ministério da Saúde na vacinação. A gestão da pandemia foi um processo "coberto de erros e de acertos", com a "postura do Presidente da República ao rejeitar o uso da máscara ou não acreditar tanto na doença e ao não defender o isolamento social naquele momento crítico",

07h46 - EUA mantém suspensão da vacinação obrigatória em grandes empresas.  Um tribunal federal norte-americano confirmou na sexta-feira a suspensão da vacinação obrigatória contra a covid-19 para funcionários de empresas com mais de 100 trabalhadores, suscitando dúvidas sobre a constitucionalidade da medida decretada por Biden.

07h43 - China detetou 75 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, 57 por contágio local e os restantes oriundos do estrangeiro, anunciaram hoje as autoridades de saúde do país.

07h42 - Marta Temido afirmou, esta sexta-feira, que o país estará a enfrentar uma 5.ª vaga da pandemia. A ministra da Saúde defendeu a toma da 3.ª dose da vacina contra a Covid-19 e admitiu que a próxima semana terá uma maior afluência, que colocará à prova a capacidade dos centros de vacinação do país. "Para a semana vamos ter muita pressão, como já tivemos no passado. É natural que se formem algumas filas, procuraremos melhorar as condições de espera para as pessoas e provavelmente não vai correr tudo bem", reforçou.

07h40 - Bom dia! Arrancamos com um novo acompanhamento da pandemia ao minuto que poderá ir estando a par ao longo de todo o dia.

Comentários