Profissionais de saúde recebem 3.ª dose; Pandemia no fim?
Notícias
Publicado em 15/11/2021
Comentários
No domingo, Portugal reportou 15 mortes e 1.483 novos casos de Covid-19, num momento em que os especialistas apontam para que o número de infeções diárias chegue aos dois mil em dezembro e os casos estão a aumentar exponencialmente na Europa.
Recorde-se que Portugal já inoculou mais de meio milhão de doses de reforço e adicionais da vacina contra a Covid-19, segundo os dados divulgados este domingo pela Direção-Geral da Saúde (DGS).
Já foram também administradas 1,1 milhões de vacinas contra a gripe.
Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo.
Acompanhe aqui os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:
10h12 - Israel pondera proibir viagens dos locais com mais contágios na Europa
Nachman Ash, diretor do Ministério da Saúde de Israel, anunciou que o país está a equacionar proibir viagens dos locais com mais contágios na Europa, para reduzir a entrada de novas variantes na região.
O país vai também começar a vacinar as crianças entre os 5 e os 11 anos.
10h08 - Egito proíbe não vacinados de trabalhar presencialmente sem testes semanais
As autoridades do Egito proibiram as pessoas não vacinadas de se apresentarem no seu posto de trabalho, a não ser que mostrem um teste semanal negativo para a Covid-19. A medida será estendida também aos estudantes universitários.
9h57 - Doses de reforço no Reino Unido abrangem pessoas com mais de 40 anos
Segundo o presidente do Comité Conjunto de Vacinação e Imunização (JCVI) do Reino Unido, Wei Shen Lim, as doses de reforço da vacina contra a Covid-19 será estendido a pessoas de 40 a 49 anos.
Tanto as vacinas da Pfizer como a da Moderna podem ser usadas, independentemente da utilizada nas primeiras doses. O intervalo entre vacinas será novamente de seis meses, a partir da data da segunda inoculação.
Também os jovens de 16 e 17 anos poderão ser vacinados pela segunda vez com a vacina da Pfizer.
9h55 - Nunca é demais lembrar: "A melhor forma de se proteger contra a Covid-19 e a gripe é a vacinação. Escolha vacinar-se!", alerta a Direção-Geral da Saúde.
9h51 - Rússia soma mais 38.420 casos e 1.211 mortes nas últimas 24 horas
Nas últimas 24 horas, a Rússia soma mais 38.420 casos de infeção e 1.211 mortes pela Covid-19. É o sétimo dia consecutivo com mais de 1.200 mortes, de acordo com os dados revelados.
As autoridades estão a equacionar a possibilidade de introduzir passes sanitários em locais públicos e nos transportes como medida de contenção do vírus.
9h49 - Uso de máscaras deveria voltar a ser obrigatório, defende infeciologista
"Teremos de dar um passo atrás". É este o alerta que o infeciologista António Silva Graça faz numa entrevista dada este domingo à noite à RTP3, para que se consiga travar a escalada de casos Covid-19.
Silva Graça defende o uso da máscara não em espaços abertos, mas em espaços interiores e afirma que "não basta apenas recomendar", uma vez que as pessoas não estão a aceitar essa recomendação.
9h15 - Depois de 18 meses, Índia reabre aos turistas
À semelhança do Camboja, a Índia volta a receber turistas ao fim de 18 meses, desde que tenham vacinação completa contra a Covid-19 e um teste negativo nas 72h antes do voo, avança a Associated Press. Contudo, esta última medida não se aplica a turistas oriundos dos Estados Unidos da América, do Reino Unido e de alguns países europeus, que reconhecem os certificados de vacinação.
8h59 - Alunos em França voltam a ter de usar máscara
Depois de o governo ter decidido relaxar as medidas de contenção, em outubro, agora, numa antecipação da quinta vaga do vírus em França, os alunos das escolas primárias voltam a ter de usar máscara a partir de hoje.
8h45 - Legisladores da Flórida reúnem-se contra obrigatoriedade das vacinas
Os legisladores da Flórida iniciam hoje uma sessão de uma semana convocada pelo governador republicano, Ron DeSantis, para impedir a obrigatoriedade da vacina contra a Covid-19 por agências governamentais e empresas, diz a Reuters.
8h42 - Camboja reabre para visitantes com vacinação completa
A partir de hoje, os turistas com vacinação completa contra a Covid-19 já podem visitar o Camboja sem a necessidade de fazerem quarentena, representando um alívio para a indústria, diz a agência AFP.
8h37 - Reino Unido ampliará programa de vacinação de reforço a menores de 50 anos
Com o inverno a chegar, o Reino Unido ampliará o programa de vacinação de reforço a menores de 50 anos, conforme adianta o The Times.
8h33 - Espanha começa a administrar doses de reforço a vacinados com Janssen
Quase dois milhões de pessoas inoculadas com a vacina da Janssen começam esta segunda-feira a receber doses de reforço das vacinas da Pfizer ou Moderna, em Espanha.
8h31 - China confinou cerca de 1.500 universitários após um surto em Dalian
A ordem foi emitida no domingo após várias dezenas de casos terem sido relatados na cidade universitária de Zhuanghe e centenas de estudantes foram transferidos para hotéis para observação, conta a Associated Press. Os alunos estão agora a frequentar as aulas remotamente e as refeições são entregues nos seus quartos.
8h27 - Cadela e pónei 'ajudam' crianças a serem vacinadas nos Estados Unidos
Este domingo, as crianças de Livingston, uma cidade no Montana, Estados Unidos da América, receberam doses da vacina contra a Covid-19 da Pfizer e... tiveram companhias especiais - um pónei, William, e uma cadela, Layla, que ajudaram os meninos e meninas a relaxarem.
8h24 - Vai ser testada vacina adesivo que poderá dar imunidade durante décadas
A Emergex, empresa baseada em Oxfordshire, no Reino Unido, começará em breve os ensaios clínicos de uma vacina de segunda geração contra a Covid-19. Trata-se de um adesivo fácil de administrar que usa células T para matar células infetadas e pode oferecer imunidade mais duradoura do que as vacinas atuais.
8h22 - "Não vejo que em Portugal seja necessário voltar a impor restrições", diz Pedro Simas
Em entrevista à TVI24, o virologista Pedro Simas adiantou que não considera que seja necessário voltar a impor restrições em Portugal por causa da Covid-19, defendendo que os níveis de vacinação permitem olhar "com muita tranquilidade" para o novo aumento de casos.
8h20 - Tribo maori pede a manifestantes antivacinas que parem de usar haka
A tribo Ngati Toa, que tem a tutela legal do haka, exigiu que parassem de utilizar a dança de guerra durante os protestos antivacinas na Nova Zelândia, depois de ter sido usada a semana passada.
"Ngati Toa condena o uso do haka Ka Mate para incentivar e promover mensagens de antivacinação Covid-19", referiu o diretor executivo Helmut Modlik em comunicado, citado pela BBC.
8h09 - Crianças filipinas de regresso à escola depois de (quase) dois anos
Esta segunda-feira, milhares de escolas nas Filipinas receberam os alunos de volta, pela primeira vez em quase dois anos, para um projeto-piloto em áreas com "pouco risco" de infeção. O país é, assim, o último no mundo a regressar ao regime de ensino presencial, depois de a Venezuela o ter feito, no mês passado.
O projeto-piloto contempla crianças do infantário ao 3.º ano, assim como dos últimos anos do ensino secundário.
8h00 - Pandemia em Portugal "ficará para trás na primavera”, diz virologista
Christian Drosten, diretor do Instituto de Virologia da Charité de Berlim defendeu que, ao contrário da Alemanha, que está a "quilómetros de distância do fim da pandemia", Portugal e Espanha podem estar a poucos meses do fim devido à alta taxa de vacinação. O especialista alerta que "assim que a Delta atacar aqui [Alemanha], os hospitais vão ficar rapidamente sobrecarregados".
7h59 - Profissionais de saúde começam a receber terceira dose
Os profissionais de saúde começam hoje a receber a terceira dose da vacina contra a Covid-19, juntando-se aos cidadãos de idade igual ou superior a 65 anos que já começaram a ser imunizados, a par da vacinação contra a gripe.
7h32 - Alemanha com incidência acima de 300 e 23.607 novos casos
Esta segunda-feira, a Alemanha reporta mais 23.607 casos de infeção por Covid-19, tendo já ultrapassado os cinco milhões de casos desde o início da pandemia (5.045.076), segundo dados do Instituto Robert Koch. Morreram mais 43 pessoas, num total de 97.715 óbitos, e a incidência atingiu um novo máximo, de 303 casos por 100 mil habitantes.
7h20 - China deteta 52 casos nas últimas 24 horas
A Comissão de Saúde da China adiantou que o número total de casos ativos é de 1.347, entre os quais 17 graves. Desde o início da pandemia da Covid-19, o país registou 98.315 casos da doença e 4.636 mortos.
7h10 - Sucesso da vacinação em Portugal volta a ser destacado lá fora
Desta vez foi a CBS News, uma estação televisiva norte-americana, que fez uma reportagem em Portugal e que se centrou na elevada adesão dos portugueses ao programa de vacinação, que se traduz em 86% da população com o esquema de vacinação completo. A reportagem da CBS News falou com o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, considerado por muitos como o principal responsável pelo êxito português.
7h07 - Bom dia! Iniciamos aqui um novo acompanhamento AO MINUTO do desenrolar dos acontecimentos relativos à pandemia da Covid-19, numa altura em que vários países da Europa enfrentam uma nova vaga. Pode recordar o anterior.