MENU
Madeira disponibiliza mais camas; Espanha exige certificados
Notícias
Publicado em 16/11/2021

O sucesso da vacinação em Portugal continua a ser destacado lá fora como o site suíço Swissinfo a escrever sobre o 'feito' alcançado pelos portugueses

 

O aumento de casos Covid está a preocupar os especialistas. Cerca de dois meses depois da última reunião do Infarmed, volta a ser necessário reunir peritos e líderes políticos para determinar qual o próximo passo a dar. Por isso, o primeiro-ministro, António Costa, convocou uma reunião a realizar esta sexta-feira, dia 19. 

De destacar ainda que a Áustria decidiu confinar os não vacinados e que, de acordo o chanceler austríaco, Alexander Schallenberg, esse confinamento "já está a dar frutos", referindo "o aumento maciço das inscrições nos centros de vacinação".

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo

Acompanhe aqui  os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

17h32 - Evolução da Covid no Alto Minho "controlada" apesar de aumento de casos

A administração da Unidade Local de Saúde do Alto Minho disse hoje que a evolução da Covid-19 na região "está controlada", apesar de um "ligeiro aumento" de casos de infeção pelo vírus SARS-CoV-2.

17h27 - Menos 1.418 reclusos em 2020 com ajuda de medidas excecionais da pandemia

A população prisional registou em 2020 uma diminuição de 1.418 reclusos, passando a ser 11.216 contra 12.634 presos em 2019, indica o relatório Justiça 2015-2020 hoje apresentado pela ministra da Justiça.

17h18 - Atual taxa de progressão de casos e o Natal “vão dar um janeiro difícil"

O médico de saúde pública Bernardo Gomes defendeu, esta terça-feira, na SIC Notícias, que os decisores políticos devem aplicar imediatamente medidas não restritivas para controlar a pandemia, ou o aumento de casos poderá estragar não só o Natal como fazer com que janeiro seja novamente um mês complicado para o Serviço Nacional de Saúde (SNS).

“Vai dar um janeiro difícil. Pode não ser tão difícil como o janeiro de 2021, mas se estamos a ver uma casca de banana à distância, porque é que não nos esforçamos para fazer um pequeno desvio? Corríamos menos risco de cair. É pior estarmos depois com o esforço todo de nos levantarmos de uma queda”

17h11 - Itália com mais 7.698 casos e 74 vítimas mortais da Covid-19

Ministério da Saúde italiano anunciou, esta terça-feira, um aumento de  7.698 casos de Covid-19 e 74 mortes, nas últimas 24 horas. No total, a Itália soma 4.873.075 casos positivos de Covid-19 e 132.893 vítimas mortais, desde o início da pandemia.

17h03 - Madeira tem capacidade para disponibilizar 250 camas em hospitais

O Serviço de Saúde da Madeira tem capacidade para disponibilizar 200 camas em enfermaria e 50 em cuidados intensivos para doentes com covid-19, indicou hoje o secretário regional do setor, sublinhando que as adaptações serão feitas em função das necessidades.

16h55 - Aumento de casos na Espanha leva comunidades exigirem certificado 

Não há ainda, segundo o El Pais, medidas concretas em cima da mesa, até porque a situação não é tão grave como a do outono do ano passado. Neste momento, o país tem 79% da população vacinada e a sua incidência semanal é de 82 casos por 100 mil habitantes, valor que ascendia aos 470 no ano passado.

16h47 -  Sistema de justiça em condições de voltar a funcionar em emergência pandémica 

A ministra da Justiça garantiu hoje que, caso a situação pandémica piore consideravelmente e seja necessário, o sistema de justiça tem "condições para continuar a trabalhar dentro dos moldes em que trabalhou" durante o estado de emergência.

16h40 - Brasil avança com dose de reforço e encurta intervalo de vacinação

O governo brasileiro anunciou hoje doses de reforço das vacinas contra a Covid-19 para toda a população maior de 18 anos e a redução de seis para cinco meses no intervalo mínimo para a nova imunização.

16h22 - Brasil se comportou "muito bem" no combate à pandemia, diz Bolsonaro

"O Brasil foi um dos cinco países que melhor se comportou na economia durante a pandemia. E também se comportou muito bem no combate ao vírus"

O Brasil soma, desde o início da pandemia, 611,3 mil óbitos e 21,9 milhões de casos confirmados e continua a ser um dos três países mais afetados pela pandemia no mundo, juntamente com os Estados Unidos e com a Índia.

16h18 - Reino Unido reporta mais 37.243 casos de Covid-19 e 217 mortes

O Reino Unido registou, nas últimas 24 horas, 37.243 novas infeções e mais 214 mortes relacionadas com a Covid-19. 


De acordo com os dados atualizados, esta terça-feira, pelo Departamento de Saúde e de Assistência Social britânico o país soma agora um total de 9.637.612 casos e 143.159 vítimas mortais desde o início da pandemia.

16h10 -  Irlanda reativa recolher obrigatório para hotelaria devido a aumento de casos

O Governo irlandês apresentou hoje uma série de medidas para combater o aumento de novos casos de covid-19, determinando que bares, discotecas e restaurantes serão obrigados a encerrar à meia-noite a partir de quinta-feira.

15h50 - Já foram administradas meio milhão de terceiras doses de vacina contra a Covid-19 em Portugal

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) partilhou no Twitter que, no decorrer do passado fim de semana, cerca de 45 mil terceiras doses de vacinas foram administradas a pessoas com mais de 65 anos.

 

15h37 - Portugal regista 38 casos da sublinhagem da variante Delta

Portugal regista 38 casos da sublinhagem da variante Delta do coronavírus SARS-CoV-2 que tem aumentado no Reino Unido, mantendo a sua maior circulação no Algarve, onde foram detetados 25 casos, indica informação divulgada hoje pelo INSA.

15h15 - Portugal regista mais nove mortes e 1.693 novos casos

Portugal registou, esta terça-feira, mais nove mortes e 1.693 novos casos relacionados com a Covid-19. Os dados constam no mais recente relatório da Direção-Geral da Saúde (DGS). 

Há 38.272 casos ativos - menos 86 em relação a ontem - e mais 1.770 recuperados (são agora 1.053.609). Já contactos em vigilância são mais 1.557, situando-se nos 34.541.

 

Quanto a internamentos, há 486 pessoas em hospitais nacionais devido ao novo coronavírus (mais 16), sendo que, destes, 80 se encontram em Unidades de Cuidados Intensivos (mais quatro). 

14h52 - Situação na Madeira "não é grave" e população deve evitar "histerias"

O presidente do Governo da Madeira disse hoje que a situação da covid-19 no arquipélago "não é grave" nem está a pressionar o sistema de saúde, apesar do aumento do número de casos, apelando à população para evitar "histerias"

14h51 - Crianças superam medo das vacinas com a ajuda de Ollie, o cão terapeuta

No hospital infantil Rady Children’s, em San Diego, nos Estados Unidos), a solução para o medo das crianças na hora de serem vacinadas contra a Covid-19 chama-se Ollie, o cão terapeuta.

14h43 - Munique cancela mercado de Natal devido a aumento de casos

O município de Munique, na Alemanha, anunciou esta terça-feira ter cancelado o seu mercado de Natal devido à situação “dramática” da Covid-19 na Baviera.

O mercado de Natal da região, que estava em preparação, atrai cerca de três milhões de visitantes anualmente.

14h43 - Novos confinamentos? "Não vale a pena antecipar cenários radicais"

O ministro de Estado, Economia e Transição Digital, Siza Vieira, disse hoje estar convencido de que não serão necessários novos confinamentos nem "cenários radicais" como está a acontecer noutros países para conter a evolução da pandemia de covid-19.

13h25 - Pandemia já matou pelo menos 5.105.488 pessoas em todo o mundo

pandemia provocada pelo novo coronavírus já fez pelo menos 5.105.488 mortos em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China no final de 2019, segundo o balanço diário da agência France-Press.

13h20 - Pfizer anuncia acordo mundial para medicamento que ainda não foi aprovado

A farmacêutica Pfizer anunciou, esta terça-feira, um acordo mundial com uma organização afiliada das Nações Unidas que permite que outras empresas farmacêuticas possam produzir o seu medicamento antiviral experimental contra a covid-19, ainda que este ainda não tenha sido aprovado pela agente regulador dos Estados Unidos. 

 

13h09 - Açores registam 43 novos casos e 249 infeções ativas

Os Açores registam hoje 43 novos casos positivos, quase o dobro dos 22 identificados na segunda-feira, totalizando 249 infeções ativas, indica o boletim diário da Autoridade de Saúde Regional.

13h04 - Madeira regista três mortes e eleva para 83 total de óbitos

A Madeira registou hoje três mortes associadas à covid-19, número que não se verificava desde 10 de fevereiro, elevando para 83 o total de óbitos desde o início da pandemia, informou o Governo Regional.

13h03 - Rio defende ser "prudente" tomar medidas para travar aumento de casos

Rui Rio defende que é preciso tomar medidas para travar o crescimento da pandemia, mas sublinha, que estas não deverão ser tão severas como outrora. 

O social-democrata, que falou aos jornalistas no âmbito de uma visita a uma fábrica de calçado, afirma que, “depois de ouvir os especialistas”, lhe parece “prudente” tomar algumas medidas. 

12h49 - Hospitais de Coimbra abrem mais camas para responder a aumento de doentes

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) abriu mais camas para doentes covid-19 devido ao aumento do número de internados provocados por surtos internos e nos lares da região, disse hoje o diretor clínico.

12h05 - Câmara paga despesa para vacinar utentes em Espinho em vez de Gaia

Utentes de Espinho voltam esta quarta-feira a ser vacinados contra a covid-19 nesse concelho do distrito de Aveiro, comprometendo-se a autarquia a assumir a respetiva despesa após críticas da população à deslocação do serviço para Vila Nova Gaia

12h03 - Federação Portuguesa Pulmão pede regresso de máscaras e teletrabalho

A Federação Portuguesa do Pulmão defende o regresso do uso obrigatório de máscaras em todos os espaços públicos interiores e do teletrabalho para inverter a tendência crescente nos novos casos de covid-19 em Portugal

11h54 - Costa admite novas medidas para travar crescimento dos casos, mas sem a dimensão do passado

António Costa versou, esta manhã, em visita a uma escola em Rio Maior, acerca da evolução da pandemia da Covid-19 em Portugal. Nas palavras do primeiro-ministro, "sabemos que, em muitos países da Europa, o crescimento está a ser muito acentuado". "Felizmente, em Portugal, sobretudo graças a termos uma taxa de vacinação muito superior à dos outros países, o impacto ainda não está a ser tão grande", referiu. 

11h34 - Nigéria planeia vacinação massiva e considera doses de reforço

Nigéria vai começar uma campanha de vacinação massiva na sexta-feira, com objetivo de ter metade da população-alvo inoculada no final de janeiro.

O país, que tenciona vacinar 111 milhões de pessoas para atingir a imunidade de grupo, ainda só vacinou 2.9% das pessoas elegíveis.

11h23 - Macau aponta vacinação e turismo como áreas-chave para recuperação económica em 2022

O Governo de Macau apontou o crescimento da taxa de vacinação contra a covid-19 e do número de turistas como áreas-chave para garantirem a recuperação económica em 2022.

11h21 - Mais de 330 mil já levaram primeira dose da vacina na Guiné-Bissau

Mais de 330 mil pessoas já tomaram a primeira dose da vacina contra a doença provocada pelo novo coronavírus na Guiné-Bissau, segundo os dados divulgados pelo Alto Comissariado para a Covid-19.

10h39 - Bastonário dos Médicos defende máscara em todos os "espaços fechados"

Miguel Guimarães, bastonário da Ordem dos Médicos, considerou, esta terça-feira, em direto na SIC Notícias, que, "neste momento, o que nós temos de fazer é reativar aquilo que são as medidas de proteção individual e coletiva", como "a utilização da máscara em espaços fechados, o distanciamento social e a lavagem frequente das mãos". 

10h16 - Ruth Marlene sofre recaída: "Mais uma pequena luta"

Foi durante a caminhada matinal, esta segunda-feira, 15 de novembro, que Ruth Marlene decidiu falar aos fãs. 

Em vídeos que publicou nas stories da sua página de Instagram, a cantora explicou que sofreu uma recaída após ter estado infetada com Covid-19

10h12 - Portugal usa "trunfo" da vacinação para captar turistas alemães

Portugal está a usar "todos os trunfos que tem", entre eles a alta taxa de vacinação contra a covid-19, para captar turistas alemães e recuperar os números de 2019, quase dois mil milhões de euros de receita.

9h42 - Teste à Covid-19? Veja onde estão os pontos móveis gratuitos em Lisboa

A Câmara Municipal de Lisboa alargou o plano de testagem gratuito à Covid-19 até ao final do ano e já revelou onde vão estar os pontos móveis nesta semana até 20 de novembro, o próximo sábado.

A iniciativa, recorde-se, é realizada em parceria entre o Ministério da Saúde, a Unilabs, a Associação Nacional de Farmácias e a Autarquia da capital. 

8h40 - Virologista diz que "não estamos numa vaga pandémica"

O virologista Pedro Simas considerou, na antena da SIC Notícias, esta segunda-feira, que já não há pandemia da Covid-19. "Eu considero, olhando para os dados, que não estamos numa vaga pandémica. Vem uma vaga, que é endémica, e, portanto, a minha interpretação de todos os dados epidemiológicos - e nomeadamente daquilo que está a acontecer em Portugal - é que o vírus já não tem capacidade pandémica".

O que observamos é uma estabilidade de infeção"

8h25 - República Checa volta a ultrapassar os 10 mil novos casos

República Checa registou, no último dia, 11.514 novos casos de Covid-19. É a quinta vez na última semana que o número de novos casos ultrapassa os dez mil, de acordo com os dados do ministério da Saúde.

Assim sendo, a média de casos dos últimos sete dias está em 10.988 casos, bem acima dos 7.643 de há uma semana.

8h19 - Médicos alertam para sinais de alarme da DPOC e pedem reforço da vacina

Os pneumologistas alertam para a importância de não desvalorizar sintomas como alterações das características da tosse ou expetoração, porque podem ser sinal de Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), e defendem o reforço da vacina contra a Covid-19 nestes doentes.

8h11 - Vacina: O efeito secundário (próprio do inverno) que pode afetar os pés

A maioria dos indivíduos experiencia apenas uma ligeira dor de cabeça, cansaço ou dores no corpo após tomar a vacina contra a Covid-19.

Mas raramente, as pessoas experienciam um efeito secundário bizarro que afeta os pés, e que os especialistas dizem ser mais frequente nos meses frios, conforme reporta um artigo publicado no jornal britânico The Sun. Saiba mais aqui.

8h10 - Incidência volta a disparar na Alemanha

Alemanha registou, nas últimas 24 horas, 265 mortes e 32.048 casos de infeção por Covid-19, de acordo com os dados divulgados esta terça-feira pelo Instituto Robert Koch (RKI).

Com estes dados, a Alemanha eleva para 5.077.124 o total de infeções registadas desde o início da pandemia.

8h09 - Berlim introduz confinamento para os não vacinados

Àmedida que a Alemanha se debate com o aumento de casos de Covid-19, há zonas do país que decidiram tomar medidas radicais. Nomeadamente Berlim,  que decidiu confinar as pessoas não vacinadas

Deste modo, aqueles que escolherem não receber a vacina contra a Covid-19 são banidos de muitas áreas públicas.

8h08 - Quase 2,7 milhões de espanhóis já receberam a terceira dose da vacina

O Ministério da Saúde espanhol avançou que já foram administradas 2.647.050 terceiras doses da vacina contra a Covid-19: 2.323.929 da Pfizer e 323.121 da Moderna.

Estas doses foram dadas a pessoas com condição de alto risco e que moram em lares, bem como em pessoas com mais de 70 anos.

8h07 - México relata 775 novos casos de coronavírus e 57 mortes

Registaram-se mais 57 mortes por covid-19 e 775 casos nas últimas 24 horas no México. O país, quarto com mais mortes por coronavírus (atrás dos Estados Unidos, Brasil e Índia). 

No total, o México conta com 291.204 mortes, além de um total de 846.508 casos.

8h03 - 82% dos novos casos de Covid no Peru detetados em não vacinados

As autoridades de saúde do Peru avançam que 82% dos novos casos de Covid-19 detetados ocorrem em pessoas não vacinadas contra o vírus ou que tenham recebido apenas uma dose.

Os 18% restantes dos casos são detetados em pessoas que tomam as duas doses, por isso, considera o médico epidemiologista Javier Vargas, é muito provável que não desenvolvam quadro grave doença.

7h21 - Amesterdão cancela celebrações de Ano Novo devido ao aumento de casos

As celebrações da passagem de ano organizadas pela Câmara Municipal de Amesterdão, como a contagem decrescente ou os espetáculos pirotécnicos, foram canceladas segunda-feira devido ao elevado índice de infeções diárias e hospitalizações naquela localidade dos Países Baixos.

7h20 - China deve aprovar o primeiro medicamento contra o vírus em dezembro

A China deve aprovar, no próximo mês, o primeiro medicamento contra a covid-19 desenvolvido por uma farmacêutica chinesa e baseado no uso de anticorpos monoclonais, capazes de neutralizar o vírus, noticiou hoje a imprensa estatal.

7h15 - China deteta 22 casos nas últimas 24 horas

China detetou 22 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, 11 por contágio local e os restantes oriundos do estrangeiro, anunciaram hoje as autoridades de saúde do país. Estes dados representam uma diminuição significativa em relação aos dias anteriores. No domingo, a China diagnosticou 89 novos casos e, na segunda-feira, 52.

7h07 - Bom dia! Arranca aqui mais um acompanhamento  de todas as notícias relativas à pandemia numa semana que arranca com vários alertas de especialistas para o aumento exponencial de casos Covid.

Comentários