MENU
Nova variante leva UE a suspender voos; Testagem é "razoável"
Notícias
Publicado em 26/11/2021

Hoje o dia promete ser de novo recheado de muitas novidades no que diz respeito à pandemia. Ontem realizou-se a reunião do Conselho de Ministros após a qual o primeiro-ministro anunciou um conjunto de novas medidas, entre elas a existência de uma semana de contenção entre os dias 2 e 9 de janeiro, na qual o teletrabalho será obrigatório, os bares e discotecas estarão encerrados e vai existir uma alteração no calendário escolar, com o segundo período a começar a 10 de janeiro.

Além destas recomendações, o nível de alerta será elevado para calamidade a partir do dia 1 de dezembro. Também a entrada em recintos desportivos implica a realização de teste obrigatório à Covid-19, assim como no acesso a lares, visitas a doentes internados em unidades de saúde, eventos, bares e discotecas. Por sua vez, o certificado digital Covid-19 volta a ser obrigatório no acesso a restaurantes, estabelecimentos turísticos e alojamento local a partir de 1 de dezembro.

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no Mundo

Acompanhe aqui os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

17h04 - Governo sul-africano focado na nova variante 

A deteção da nova variante da covid-19 pelo Instituto Nacional de Doenças Transmissíveis (NICD) demonstrou a vigilância constante e a capacidade científica da África do Sul na gestão da pandemia, disse hoje fonte da Presidência da República sul-africana. 

"Todos os sistemas estão a ser usados para se entender a nova variante."17h01 - Agência do Brasil recomenda restrições de voos de parte de África

A agência reguladora de medicamentos do Brasil recomendou hoje que o país adote restrições para voos e viajantes vindos de parte de África na sequência da identificação de nova variante do SARS-CoV-2, identificada como B.1.1.529.

17h00 - CTP preocupada com controlo de testes caso a caso nos aeroportos

O presidente da Confederação do Turismo de Portugal (CTP) manifestou-se hoje preocupado com a medida que obriga as companhias aéreas a controlarem caso a caso os testes à covid-19, nomeadamente em alturas de maior movimento nos aeroportos.  

16h58 - Viajantes em Moçambique desnorteados e revoltados após restrições

Nádia Jussub, empresária moçambicana, disse à Lusa que ficou "desnorteada" porque já não sabe se pode passar o Natal com as filhas que estudam em Portugal.

"Estou completamente desnorteada, nem consigo trabalhar.

Vários países passaram a impedir a entrada de viajantes da África Austral, incluindo de Moçambique, devido ao aparecimento de uma nova variante do SARS-CoV-2, causador da covid-19.

16h33 - Portugueses na África do Sul temem impacto das medidas contra variante

As restrições aos voos oriundos da África do Sul por causa de uma nova variante da Covid-19 estão a preocupar os portugueses no país, que temem mais o impacto das medidas do que a própria doença.

"Ninguém sabe o que de facto se passa, é um problema universal."

16h28 - Incidência do vírus aumenta e Rt baixa ligeiramente em Portugal

A taxa de incidência do vírus SARS-CoV-2 a nível nacional voltou a registar um aumento significativo, passando para 279,8 casos por 100 mil habitantes, enquanto o índice de transmissibilidade (Rt) desceu ligeiramente para 1,19.

16h27 - Variante detetada na África do Sul ainda não foi identificada em Portugal

O investigador do INSA João Paulo Gomes afirmou hoje que a nova variante do coronavírus detetada na África do Sul é "um motivo de preocupação, mas não é motivo de alarme total", adiantando que ainda não foi identificado nenhum caso em Portugal.

16h26 - EMA considera "prematuro" planear adaptação da vacina a nova variante

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) considera ser "prematuro" começar já a planear a adaptação das vacinas à nova variante da Covid-19 conhecida esta semana. A EMA afirma que seguirá a acompanhar esta variante de perto, mas descarta para já ações em torno dela. 

15h55 - Farmácias reforçam 'stocks' e alargam horário para testes

As farmácias preparam-se para uma maior procura por testes para deteção de covid-19 nos próximos dias, aumentando os 'stocks' e alargando horários para a testagem, sujeita a marcação prévia.

15h45 - Há seis concelhos em risco extremo da Covid

Barrancos é o concelho do país onde, atualmente, a situação é mais grave, com 3.204 casos de infeção por 100 mil habitantes, segue-se Mora, com uma incidência de 1.611 casos. 

15h25 - Comissão Europeia propõe suspensão de voos vindos do sul de África

A presidente  da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, salientou a importância da Europa se manter unida e de agir "com rapidez e decisão" tendo em conta a situação. "A Comissão Europeia propôs hoje aos Estados-membros a ativação do travão de emergência nas viagens provenientes de países da África do Sul e outros estados afetados para limitar a propagação da nova variante".

 

15h29 - "A exigência de teste parece-me absolutamente razoável”, diz António Costa sobre a possibilidade de fecho de fronteiras devido à nova variante

Portugal anunciou ontem que qualquer que fosse a origem dos voos haveria testagem obrigatória para entrar no país. Afastando a ideia de um novo confinamento, o primeiro-ministro acredita que as medidas adotadas são "razoáveis".

No passado a única solução era fechar fronteiras, agora já não é preciso fechar fronteiras. A exigência de teste parece-me absolutamente razoável”

15h29 - Mais oito mortes e 3.205 novos casos em Portugal. 

O boletim epidemiológico divulgado esta sexta-feira pela DGS regista mais oito mortes por Covid-19 e 3.205 novos casos de contágio.  A incidência regista uma subida,  mas  Rt desce relativamente.

Estão agora internadas 705 pessoas, mais 14 do que na quinta-feira, das quais 100 em unidades de cuidados intensivos, menos três. Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 1.355 casos ativos, somando 50.880, e mais 1.842 recuperados, o que aumenta o total nacional para 1.067.173 pessoas.

Sublinhe-se que os casos ativos subiram mais de 8 mil nos últimos sete dias (8.609), uma subida em relação à semana anterior (6.047).

 

15h27 - "Há um certo risco" da medidas anunciadas serem insuficientes, diz o matemático Carlos Antunes

O matemático Carlos Antunes considerou hoje que "há um certo risco" das medidas anunciadas pelo Governo para travar a pandemia "serem insuficientes" e os casos continuarem a aumentar, embora a um ritmo inferior ao que se está a observar.

15h26 - Israel está no limiar de uma situação de emergência

O primeiro-ministro israelita, Naftali Bennett, alertou hoje que Israel está no "limiar de uma situação de emergência", após a deteção no país de uma nova variante do coronavírus num viajante que regressou do Malaui.

15h24 - Madeira não aplica semana de contenção em janeiro

O Governo da Madeira não prevê a aplicação na região das medidas de contenção de contactos que estarão em vigor na primeira semana de janeiro no território continental, "salvo súbito e imprevisto" agravamento da pandemia, anunciou hoje o executivo.

15h20 - África do Sul considera precipitada a proibição de voos por nova variante

governo sul-africano considerou, esta sexta-feira, "precipitadas" as restrições aos voos oriundos deste país e de outros do sul de África que têm vindo a ser aprovadas por vários Estados após a identificação de uma nova variante do coronavírus neste país africano.

15h13 - Francisco George atribui novas mutações ao egoísmo dos países ricos

O ex-diretor-geral da Saúde Francisco George atribui ao "egoísmo dos países ricos e industrializados" a distribuição desigual de vacinas e tratamentos médicos que expôs populações vulneráveis à covid-19, com as consequentes mutações que agora ameaçam o mundo inteiro.

15h11 - Bélgica tem primeiro caso na Europa de nova variante da Covid-19

Terá sido detetado numa pessoa não vacinada que regressou do estrangeiro.

"Temos um caso que está agora confirmado como sendo desta variante",disse o Ministro da Saúde Frank Vandenbroucke.

15h10 - Açores com 22 novos casos. Região tem 292 infeções ativas

Os Açores registam hoje 22 novos casos, mais 14 do que na quinta-feira, e 292 casos ativos, estando três doentes hospitalizados e um deles em Cuidados Intensivos, revelou hoje a Autoridade de Saúde Regional.

15h00 - Comprimido da Merck contra a Covid-19 é menos eficaz do que se pensava

A Merck anunciou, esta sexta-feira, que os dados mais recentes sobre a eficácia do seu medicamento antiviral contra a Covid-19 apontam para uma menor eficácia (30%) na redução do risco de hospitalização e mortes, revela a agência Reuters.

14h55 - Regras sanitárias com fiscalização aleatória na fronteira terrestre

O ministro da Administração Interna disse hoje que a fronteira terrestre com Espanha não vai ser encerrada devido à pandemia de covid-19, mas será feita uma fiscalização aleatória para verificação das regras sanitárias através de controlos móveis.

13h55 - Escolas aplaudem adiamento das aulas, mas pedem urgência na vacina

Professores e diretores escolares saudaram hoje a decisão do Governo em adiar o início das aulas em janeiro, mas dizem continuar à espera de saber quando serão chamados para o reforço da vacina.

13h50 - BioNTech e Pfizer esperam ter em 15 dias resultado de estudo sobre nova variante

O laboratório alemão BioNTech, aliado à Pfizer, aguarda, "o mais tardar em duas semanas", os primeiros resultados de estudos sobre se a nova variante detetada na África do Sul.

13h46 - UE terá doses suficientes para reforços e vacinação de crianças

A Comissão Europeia anunciou hoje que o terceiro contrato celebrado com o consórcio Pfizer/BioNTech inclui doses suficientes de vacinas anti-covid para reforçar a vacinação e também para a imunização de crianças entre os 05 e os 11 anos.

13h37 - Aprovado diploma que habilita o Governo a decretar uso de máscara na rua

A favor votaram PS e a deputada não inscrita Cristina Rodrigues, opuseram-se Chega e Iniciativa Liberal e abstiveram-se as restantes forças políticas e deputados.

13h30 - Discotecas algarvias aceitam fechar em janeiro mas criticam teste

A Associação de Discotecas do Sul e Algarve concorda com o encerramento de bares e discotecas em janeiro como medida de "contenção" à pandemia, mas crítica a necessidade de apresentar teste para entrar, mesmo com certificado de vacinação.

13h15 - Reino Unido avalia restrições a mais países em conjunto com UE

O ministro da Saúde britânico, Sajid Javid, afirmou hoje estar a avaliar restrições a mais países devido à nova variante do coronavírus identificada na África do Sul em colaboração com a União Europeia (UE) para uma resposta comum.

13h14 - Política respondeu "menos bem" do que a ciência no combate à pandemia, diz Durão Barroso

O presidente da Aliança Global para as Vacinas, Durão Barroso, afirmou hoje que a política respondeu "menos bem" do que a ciência ao combate à Covid-19 e defendeu mais investimento na segurança da saúde pública global.

13h06 - Pandemia já matou pelo menos 5 180 276 pessoas em todo o mundo

A pandemia já fez pelo menos 5.180.276 mortos em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China no final de 2019, segundo o balanço diário da agência France-Presse (AFP).

13h02 - Pako Ayestarán (treinador do Tondela) infetado com Covid-19

O treinador vai estar fora do confronto frente ao Sporting amanhã.

13h00 - Presidente da comissão de acompanhamento à Covid-19 apela a continuidade

O trabalho da comissão eventual do parlamento para o acompanhamento da aplicação das medidas de resposta à pandemia e do processo de recuperação económica e social deve continuar na próxima legislatura, defendeu hoje o seu presidente.

12h55 - Maior centro de vacinação do país abre dia 1 em Lisboa mas, outros vão fechar

O maior centro de vacinação do país, que terá lugar num pavilhão da Feira Internacional de Lisboa, entra em funcionamento no próximo dia 1, obrigando a que outros locais, fechem portas.

É o caso dos Centros de Vacinação do Picadeiro (Príncipe Real), Serviços Sociais da CML (Areeiro) e do Pavilhão 3 do Estádio Universitário de Lisboa. Contudo, manter-se-á em funcionamento o CMV da Ajuda. 

12h49 - Bruxelas está a analisar novas medidas de contenção em Portugal

A Comissão Europeia escusou-se hoje a comentar a imposição de testes para todos os viajantes que cheguem a Portugal, mesmo os vacinados contra a covid-19, indicando que necessita ainda de analisar exaustivamente as novas medidas anunciadas pelo Governo.

12h45 - Açores não vão reforçar medidas restritivas, diz Governo Regional

Os Açores não vão reforçar, por enquanto, as medidas de controlo da pandemia, como acontece no continente português e na Madeira, adiantou à Lusa o secretário regional da Saúde e Desporto, Clélio Meneses.

12h44 - Bruxelas pede a países da UE máxima vigilância sobre nova variante

A Comissão Europeia instou hoje os Estados-membros da União Europeia a serem "muito vigilantes" em relação à nova variante, saudando os que estão a "agir rapidamente" e prometendo medidas comunitárias a anunciar esta tarde.

12h40 - Mais de 900.000 pessoas foram vacinadas com dose de reforço em Portugal, diz o SNS

 

12h34 - Mesmo que estejamos vacinados devemos ter na mesma medidas de segurança

Nomeadamente, "usar máscara, manter a distância, abrir janelas, tossir/ espirrar no cotovelo e manter as mãos livres", lembra a OMS

 

12h28 - Cabo-verdianos com mais de 60 anos recebem 3.ª dose da vacina em dezembro

A população cabo-verdiana acima de 60 anos recebe em dezembro a terceira dose da vacina, anunciou hoje o ministro da Saúde, sublinhando que o país vive o "melhor momento" desde o início da pandemia.

12h10 - Aulas suspensas no início de janeiro, mas mantêm-se exames do ensino superior

As aulas no ensino superior estarão suspensas na primeira semana de janeiro, mas alunos e professores vão poder continuar a deslocar-se às instituições para realizar exames presenciais, segundo uma recomendação do Ministério do Ensino Superior.

11h55 - OMS não aconselha restrições de viagem impostas devido a nova variante

"Neste momento, a implementação de restrições de viagens não está a ser aconselhada", disse o porta-voz da OMS, Christian Lindmeier, numa conferência de imprensa da ONU em Genebra.

11h45 - França também proíbe voos provenientes de Moçambique e de outros países da África Austral

Os voos não permitidos são provenientes de Moçambique, África do Sul, Lesotho, Botsuana, Zimbabué, Namíbia e Essuatini (anterior Suazilândia)

11h20 - Teste negativo à Covid-19 exigido em todas as fronteiras

Estas regras para a entrada em território nacional por via área aplicam-se também  "com as necessárias adaptações, às fronteiras terrestres, marítimas e fluviais", segundo garante comunicado do Conselho de Ministros.

11h12 - 470.000 vidas de pessoas com mais de 60 anos foram salvas pelas vacinas segundo um novo estudo da OMS e ECDC

 

11h10 - "Testar é fundamental", recorda o SNS 

 

11h05 - "O nível atual de preocupação com a situação da Covid 19 na UE / EEE é MUITO ALTO", diz ECDC (Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças)

 

11h00 - "A melhor forma de se proteger contra a Covid-19 e a Gripe é a vacinação", lembra o SNS

 

10h57 - Força Aérea da Alemanha participa na transferência de doentes graves

A Força Aérea alemã vai participar, a partir de hoje, no transporte de doentes infetados com o SARS CoV-2 entre diferentes estados da Alemanha.

10h50 - Áustria e Singapura juntam-se à lista de países a proibir passageiros provenientes de países da África Austral

Os países afetados por esta medida são nomeadamente: Botsuana, Essuatini (anterior Suazilândia), Lesoto, Moçambique, Namíbia e Zimbabué.

10h44 - Surto de Covid infeta 22 reclusos na cadeia de Alcoentre

Todos os reclusos do Estabelecimento Prisional de Alcoentre, na Azambuja, foram testados, na sequência de um caso positivo ter sido detetado.

10h30 - "Vamos passar por uma fase em que está quase tudo contra nós", diz Marta Temido

Ministra da Saúde afirmou, esta sexta-feira, que na fase que se aproxima vai "estar quase tudo contra nós" a nível da pandemia. "O frio, a questão da maior transmissibilidade em ambientes que não são tão arejados quanto deviam ser, o convívio associado à quadra natalícia" são três "elementos de enorme preocupação", disse esta manhã.

10h00 - Portugal doa hoje, a Angola 200 mil doses de vacina AstraZeneca

O Governo português entrega hoje a Angola um novo lote de 200 mil doses de vacinas da AstraZeneca, perfazendo o total de 920.000 vacinas disponibilizadas ao país africano desde julho passado.

9h44 - Israel deteta caso de nova variante encontrada na África do Sul

ministério da saúde israelita revelou que se tratava de "uma pessoa que regressou do Malawi".

9h30 - Reveladas fotografias dos confrontos de ontem em Fort-de-France, na ilha francesa da Martinica

Os confrontos estão a acontecer porque existe forte oposição em relação as medidas para limitar a disseminação da Covid-19. Aqui, os manifestantes entraram em confronto com as forças de segurança pela terceira noite consecutiva, apesar do recolher obrigatório imposto localmente.

Notícias ao Minuto[Confrontos de ontem em Fort-de-France, Manifestantes queimam carro]© Getty 

9h25 - Bryan Adams testa positivo para a Covid-19 pela 2.ª vez num mês

O músico foi ao hospital fazer testes mais aprofundados de maneira a perceber o que se passa.

9h18 - Xangai cancela centenas de voos após detetar três casos de Covid-19

A China cancelou hoje centenas de voos domésticos, encerrou escolas e suspendeu atividades turísticas, após ter diagnosticado casos de covid-19 em Xangai, a dois meses de Pequim receber os Jogos Olímpicos de Inverno.

9h05 - A República Checa também vai impedir a entrada de cidadãos de países da África Austral

É já a partir de amanhã, sábado que o país vai impor esta proibição, segundo o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Jakub Kulhanek. Os países afetados por esta medida são nomeadamente: África do Sul, Namíbia, Lesoto, Essuatini (anterior Suazilândia), Zimbábue, Botsuana, Moçambique e Zâmbia.

 

9h00 - Itália impõe proibição de entrada de sete estados da África Austral

O Ministro da Saúde,  Roberto Speranza, deu hoje conta de que o país impôs a proibição de entrada de pessoas vindas de países da África Austral. Os países afetados por esta medida são nomeadamente: África do Sul, Lesoto, Botsuana, Zimbabué, Moçambique, Namíbia e Essuatini (anterior Suazilândia).

 

8h50 - OMS forneceu atualização sobre nova variante

A Dra. Maria Van Kerkhove forneceu uma atualização sobre a variante B.1.1.529 do vírus da Covid - 19, durante uma sessão #AskWHO

 

8h30 - EMA recorda a importância de ser vacinado e de levar o reforço da vacina

Depois de recomendar a utilização da vacina da Pfizer em crianças dos 5 aos 11 anos a EMA recorda a importância de ser vacinado e de levar o reforço da vacina no caso das pessoas elegíveis.

 

8h10 - Comissão Europeia propõe suspensão de voos da África austral

"A Comissão Europeia proporá, em estreita coordenação com os Estados-membros, ativar o travão de emergência para parar as viagens aéreas da região da África Austral devido à variante de preocupação B.1.1.529", indicou Ursula von der Leyen, numa curta publicação no Twitter.

 

8h00 - Alemanha soma mais de 76 mil novos casos e incidência atinge novo pico

A incidência de novos casos atingiu valor recorde e é agora de 438,2 casos por 100 mil habitantes.

7h40 - Reino Unido proíbe voos de seis países africanos com receio da nova variante

O Reino Unido vai adicionar seis países africanos à 'lista vermelha' da covid-19, proibindo temporariamente os voos, devido ao risco associado à nova variante detetada na África do Sul e considerada a "pior até agora", foi hoje divulgado.

Os países a integrarem a 'lista vermelha' são a África do Sul, Namíbia, Lesoto, Botsuana, Eswatini Zimbabué.

7h33 - Nova variante enfraquece vacinas?

Foi detetada no Botsuana, em África, uma nova variante da Covid-19 (B.1.1.529), com um elevado número de mutações, que podem criar problemas ao sistema imunitário. Os especialistas acreditam que esta estirpe possa comprometer a eficácia das vacinas e que estas não consigam ser tão eficazes contra o SARS-CoV-2. 

Comentários