A posição sobre vacinação em crianças; Almada reabre urgência
10/12/2021 02:34 em Notícias

A variante Ómicron continua a preocupar especialistas em todo o mundo. Se por um lado, a OMS garante que as vacinas contra a Covid-19 são eficazes contra os casos graves e morte nesta nova variante, por outro lado, suspeita-se que esta tem uma taxa de reinfeção mais elevada, embora com sintomas leves.

Esta nova variante, descoberta inicialmente na África do Sul, já se alastrou para outras partes do mundo e já obrigou a mudanças nas regras de segurança e prevenção de vários países, ameaçando mais uma vez o Natal.

Boris Johnson anunciou, esta quarta-feira, um passo atrás na luta contra a pandemia. O Governo britânico acionou o Plano B e voltou a implementar o uso obrigatório de máscaras e o teletrabalho. Também na Dinamarca, fecharam-se escolas, regressou o teletrabalho e vida noturna reduzida.

Por cá, a vacinação continua a ser a principal arma contra a doença. O Governo já havia informado que iria acelerar o processo e prepara-se para, em  breve, começar a vacinar os menos dos 5 aos 12 anos, situação que o PSD pretende analisar, tendo pedido a Marta Temido que divulgue os pareceres e recomendações sobre a vacinação contra a Covid-19 de menores de 12 anos. Esses mesmos esclarecimentos deverão ser dados, ao início da tarde, na Comissão Permanente da qual fará parte a ministra.

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

00h00 -  Boa noite!  Termina assim mais um registo diário de atualização de informação sobre a pandemia da Covid-19. Na manhã desta sexta-feira será criado um novo registo para que possa ficar a par de tudo o que se passa no país e no mundo.

23h55 - BioNTech estima dose de reforço após três meses devido à Ómicron

O chefe da farmacêutica alemã BioNTech, Ugür Sahin, estimou hoje ser necessário administrar o reforço da vacina contra a covid-19 três meses após o esquema vacinal com duas doses devido à transmissibilidade da variante Ómicron.

 

23h40 - Líderes regionais da Alemanha pedem a Scholz para acelerar vacinação obrigatória

Os dirigentes dos estados federados alemães pediram hoje ao chanceler Olaf Scholz para acelerar a aprovação da obrigatoriedade da vacina, especialmente entre os trabalhadores de setores sensíveis, como saúde e lares de idosos.

23h22 - Quarentena para não vacinados no Brasil entra em vigor no sábado

O Governo brasileiro publicou hoje a portaria que obriga a uma quarentena de cinco dias os viajantes não vacinados que desembarquem no país, numa medida que vigorará a partir de sábado.

23h10 - Brasil regista 9.278 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

As autoridades de saúde brasileiras reportaram, esta quinta-feira, mais 9.278 casos e 206 mortes devido à doença, nas últimas 24 horas, num momento em que os números baixam relativamente em relação a ontem.

 

22h40 - Revelada posição técnica da DGS sobre vacinação contra a Covid em crianças

A Direção-Geral da Saúde (DGS) revelou, na noite desta quinta-feira, a posição técnica sobre a vacinação contra a COVID-19 em crianças dos 5 aos 11 anos.

O documentoresulta de estudos internacionais e da consulta de outras fontes científicas, concluindo-se que a avaliação de risco-benefício é favorável à vacinação universal de crianças nesta faixa etária, sendo prioritária nas crianças com comorbilidades consideradas de risco para a COVID-19 grave"

Leia aqui a posição técnica sobre vacinação em crianças

20h50 - "Certas características da Ómicron sugerem que vai ter um grande impacto no percurso da pandemia", disse hoje, Tedros Adhanom Ghebreyesus, líder da OMS

"Embora ainda sejam necessárias mais de respostas para algumas perguntas cruciais, não estamos protegidos do contra a variante. Não espere até queos seus hospitais comecem a encher, será tarde demais. Aja agora!", aconselhou o líder da OMS.

 

20h20 - As suposições e (poucas) certezas sobre a variante Ómicron

A variante Ómicron do coronavírus, identificada em mais de 50 países, parece provocar sintomas menos severos, ter uma taxa de reinfeção mais elevada e escapar em parte à proteção conferida por vacinas o que causa algumas incertezas aos especialistas. 

20h07 - França regista 136 mortes por Covid-19 e 56.854 casos nas últimas 24h

Desde o início da pandemia já foram registados 810.578.5 casos de infeção com Covid-19 e morreram cerca de 120.168 pessoas.

20h00 - Espanha reporta mais 26.412 infeções e 84 mortes

 

19h50 - Madeira com mais 90 casos e um total de 798 infeções ativas

A Madeira sinalizou 90 novos casos de nas últimas 24 horas e 86 recuperações, indicou hoje a Direção Regional de Saúde, reportando um total de 798 infeções ativas no arquipélago, com 25 doentes hospitalizados.

19h45 - Hospital de Almada reabre urgência pediátrica à meia-noite de hoje

A urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, reabre à meia-noite de hoje, após um encerramento durante nove dias devido a um caso da variante Ómicron.

19h30 - Pinhel encerra alguns espaços públicos e cancela atividades

A Câmara de Pinhel vai encerrar ao público a piscina municipal e o ginásio localizado no pavilhão multiúsos, na sequência da situação epidemiológica.

19h05 - Situação de contingência na Madeira prolongada até 31 de dezembro

O Governo Regional da Madeira prorrogou hoje, até ao final do ano, a situação de contingência em vigor na região até 15 de dezembro, mantendo até essa data as atuais medidas de contenção da pandemia.

19h00 -Regulador da África do Sul aprova da vacina Pfizer para terceira dose

A autoridade reguladora da África do Sul aprovou a vacina Pfizer-BioNTech como dose de reforço, abrindo caminho para a administração de terceiras doses para combater o atual aumento de casos de covid-19, impulsionada pela variante Ómicron.

18h34 - Madeira já vacinou 85% da população residente

A Madeira já administrou mais de 436 mil vacinas desde dezembro de 2020, indicou hoje a Direção Regional de Saúde (DRS), reportando que 85% da população residente já tem a vacinação completa e 87% iniciada.

18h15 - FDA (Food and Drug Administration) aprova doses de reforço da Pfizer para jovens de 16 e 17 anos, nos EUA

Todos os adultos estão igualmente aptos a levar o reforço da vacina nos EUA.

 

17h55 - Durante a pandemia, os riscos de violência aumentam segundo a OMS

Isto acontece devido a: mais tempo em casa com abusadores, aumento do stress, isolamento das redes de apoio social, acesso limitado a serviços críticos.

 

17h46 - Paulinho testa positivo à Covid-19 e já está em isolamento

O avançado do Sporting testou positivo num teste antigénio ontem, na chegada a Portugal  após o jogo frente ao Ajax (2-4) nos Países Baixos, entrou, desde logo, em isolamento e esta quinta-feira fez um teste PCR que confirmou a infeção. 

17h40 - Marta Temido diz que será público "parecer final" sobre vacinação de crianças

A ministra da Saúde afirmou hoje que a posição técnica da Comissão de Vacinação e "o parecer final" sobre a vacinação de crianças "serão naturalmente tornados públicos", admitindo que os documentos "instrutórios" das várias entidades permaneçam internos.

17h35 - Portugal vai doar 4,5 milhões de vacinas até ao final deste ano

O primeiro-ministro afirmou hoje que, até ao final do ano, Portugal irá doar 4,5 milhões de vacinas, em particular aos países africanos de expressão portuguesa, a Timor-Leste e ao mecanismo multilateral Covax.

17h30 - Segundo o Colégio da Ordem dos Médicos: Vacinação de crianças é "desproporcionada"

A vacinação de crianças entre os 5 e os 11 anos é "desproporcionada" e "desnecessária" e não aconteceria em "nenhuma outra doença" com "um terço da população já protegida", disse hoje o presidente do Colégio da Especialidade de Pediatria.

17h20 - Quase 70 mil doses de reforço dadas em Portugal no último dia

Relatório diário da vacinação indica que foram administradas 69.522 doses de reforço da vacina no último dia, sendo agora o total de pessoas com a terceira dose de 1.792.187.

 

17h10 - "O Serviço Nacional de Saúde não fez tudo perfeito", disse hoje Marta Temido no parlamento

Considerou ainda, haver "muito para fazer e para melhorar". Contudo, nas palavras de Marta Temido, conseguiu fazer "duas coisas": "Conseguiu manter a resposta assistencial à população e conseguiu responder a uma pandemia"

17h00 - Viseu com três centros de testagem

" Haverá um 'drive thru', no Campo de Viriato (...) Um aqui no centro da cidade e o outro em Jugueiros, na zona de maior afluência juvenil dada a concentração de bares, ali perto do Instituto Politécnico de Viseu" confirmou Fernando Ruas, presidente da Câmara Municipal de Viseu.

16h40 - Reino Unido com mais 50.867 novos casos de Covid-19 e 148 mortes

Segundo as autoridades de saúde inglesas, foram esta quinta-feira reportados 249 casos da variante Ómicron, sendo no total 817 casos confirmados no país.

 

16h35 - Mais 12.527 contágios e 79 mortes em Itália no último dia

Com esta atualização, o país passa a acumular, desde o início da pandemia, em fevereiro de 2020,  5.164.780 infeções e 134.551 mortes.

16h30 - Costa contra vacinação obrigatória e restrições de voos para Moçambique

O primeiro-ministro rejeitou hoje a aplicação em Portugal de uma lei de vacinação obrigatória, tal como já acontece em alguns Estados-membros europeus, e manifestou-se contra restrições de voos para países como Moçambique.

16h20 - ONG expõe falsificação de testes negativos em hospital de Moçambique

O Centro de Integridade Pública (CIP), uma organização não-governamental (ONG) moçambicana, denunciou hoje a venda de falsos testes negativos à covid-19 num hospital público junto à capital moçambicana.

15h30 - Isolamento em caso suspeito da variante Ómicron é de 14 dias

O período de isolamento para casos de Covid-19 suspeitos de terem a variante Ómicron foi alargado para 14 dias, por ainda se desconhecer o comportamento da nova variante, disse hoje a diretora-geral da Saúde.

15h20 - "África tem de pensar em ter a sua própria vacina", diz PR de Cabo Verde

O Presidente cabo-verdiano, José Maria Neves, defendeu hoje que África tem condições, talento e capacidade para criar a sua própria vacina e fabricar medicamentos, face às dificuldades sentidas pelo continente com a pandemia.

15h10 - EMA quer mais dados sobre variante Ómicron antes de decisões

A Agência Europeia do Medicamento defendeu hoje a necessidade de reunir mais dados sobre a nova variante Ómicron antes de serem tomadas decisões sobre a estratégia a seguir em relação à pandemia. 

14h55 - "É absolutamente fundamental alargar a capacidade de vacinação à escala global"

No debate preparatório do Conselho Europeu, na Assembleia da República, António Costa disse que Portugal procurará enfatizar a necessidade de reforçar a cooperação externa, em particular com os países africanos, "porque, como está demonstrado com a variante Ómicron, é absolutamente fundamental alargar a capacidade de vacinação à escala global".

Portugal já doou, até ao momento, 2 milhões e 700 mil doses, disse o primeiro-ministro, devendo alcançar-se, até ao final do ano, o número de 4,5 milhões de doses doadas, "em particular aos PALOP mas também no âmbito do Covax." "É fundamental que a Europa se concentre nesse esforço", frisou. 

14h50 - Ómicron: Novo confinamento mundial à vista? O que diz a ECDC

Uma especialista do Centro Europeu para Prevenção e Controlo de Doenças responde a 11 dúvidas sobre a nova variante. O que já se sabe até agora? Quão perigosa é a Ómicron?; Quais os sintomas?; Há razão para pânico?; entre outras questões que pode ver aqui em detalhe. 

14h28 - Mais 3.588 casos, 23 mortes e 44 internados 

Portugal registou, no último dia, mais 3.588 contágios e 23 mortes associadas à Covid-19, indica o boletim epidemiológico desta quinta-feira. Os internamentos aumentaram nas últimas 24 horas, estando agora hospitalizadas 961 pessoas (mais 44 do que ontem). Destas, 142 estão em Unidades de Cuidados Intensivos (mais quatro do que na véspera).

Lisboa e Vale do Tejo e a região Norte, juntas, somam 2.265 dos novos casos, ao reportarem hoje 1.104 e 1.161 contágios, respetivamente. Quanto às mortes, só as regiões autónomas não registam óbitos no último dia. A região Norte soma 11, LVT quatro; o Algarve três, o Centro também três e o Alentejo duas. 

 

14h15 - Tondela volta aos treinos

O Tondela regressou hoje aos treinos no Estádio João Cardoso depois de cumprir o período de isolamento profilático devido a um surto do novo coronavírus no plantel do clube da I Liga de futebol.

14h00 - Centro de testagem em Ponte da Barca

Ponte da Barca vai dispor entre os dias 16 e 31 de um centro de testagem à Covid-19, que funcionará na Casa da Cultura, para reforçar a segurança da população durante a época de Natal, foi hoje divulgado.

13h25 - Portugal "entre o patamar dois e três"

A diretora-geral de Saúde disse hoje que se mantêm as previsões do aumento de casos de infeção no Natal. "Mantemos. Apesar de tudo, temos tido algumas variações do Rt nos últimos dias. São projeções, pode acontecer". Graça Freitas lembrou que a vacinação e os nossos comportamentos influenciam diretamente a progressão do vírus.

Graça Freitas afirmou ainda que Portugal está entre o "patamar dois e três" nos cenários estipulados pela DGS para o inverno. "De facto, há uma nova variante de preocupação em circulação, mas, pelo menos até à data, não demonstrou um potencial de ser mais grave do que as outras. Até à data. Tem-se disseminado em muitos países, tem havido muitos casos na África do Sul, mas não têm estado associados a maior gravidade".

Ainda sobre a nova variante, Graça Freitas  frisou que só os cientistas podem dizer quais são as características da Ómicron (o prazo em que está transmissível, o período de incubação, se leva a internamentos, se leva a mais mortes ou não). "Vamos esperar pela Ciência, vamos ter calma. O tempo da Ciência é o tempo da Ciência, e temos de esperar". 

13h00 - Parecer sobre vacinação de crianças? DGS rejeita falta de transparência
 
"Não creio que não haja transparência. Os pareceres são vertidos em comunicados, que os resumem, e depois são vertidos para normas da Direção-Geral de Saúde. E essas normas remetem elas próprias para documentos que foram consultados e que qualquer pessoa pode consultar", afirmou esta quinta-feira Graça Freitas, em declarações aos jornalistas, quando questionada sobre a intenção do PSD e do IL de conhecerem o parecer técnico que suporta a recomendação da vacinação das crianças dos 5 aos 11 anos. 

A responsável remeteu ainda para sexta-feira, dia 10, a comunicação de todos os pormenores relativamente à data de início da vacinação das crianças, por que faixa etária começa e quando serão dadas as segundas doses. António Costa, recorde-se, antecipou que "provavelmente, a vacinação começará pelas crianças de 11 anos". 

12h59 - Variante Ómicron espalha-se em África mas com pouca gravidade

A Organização Mundial de Saúde (OMS) disse hoje que o número de casos de covid-19 em África quase duplicou numa semana, mas salientou que "há sinais de esperança", já que o número de hospitalizações se mantém baixo.

12h20 - Vacinação de crianças é "desproporcionada"? 

A vacinação de crianças entre os 5 e os 11 anos é "desproporcionada" e "desnecessária" e não aconteceria em "nenhuma outra doença" com "um terço da população já protegida", disse hoje o presidente do Colégio da Especialidade de Pediatria.

11h59 - Vacinação de menores? Chega quer que se aguarde pela divulgação dos dados
 
O Chega apelou hoje a que a vacinação para crianças entre os cinco e 11 anos só avance quando "todos os dados e informações disponíveis" forem divulgados, considerando que a recomendação da DGS nesse sentido não foi transparente.

11h45 - Vacinar as crianças? "É muito pouco o que nos está a ser dito"
 
O presidente da Iniciativa Liberal (IL) considera que tem de "haver um acesso generalizado e oficial a informações corretas" da DGS e do seu grupo de peritos, para que os pais façam escolhas informadas quanto à vacinação dos filhos.

11h30 - Há mais 40 surtos ativos nas escolas esta semana. São 378 no total
 
As autoridades de saúde registavam no início da semana um total de 614 surtos ativos de Covid-19, a maioria em escolas, que contam com mais 40 surtos do que na semana passada, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.

11h12 - OMS diz que as vacinas oferecem até seis meses de imunidade

A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou hoje que os dados científicos relacionados com a duração da imunidade oferecida pelas vacinas contra a covid-19 indicam que esta se estende até seis meses após a receção da segunda dose (ou da dose única, no caso da vacina Janssen).

10h53 - Após contacto de risco, primeira-ministra da Finlândia vai a discoteca

A primeira-ministra da Finlândia, Sanna Marin, ignorou as recomendações para evitar contatos próximos com outras pessoas após ter sido exposta ao novo coronavírus, e foi apanhada numa discoteca. A governante foi vista numa discoteca cheia de gente no sábado, depois de ter estado em contacto com uma pessoa infetada na sexta-feira. Sanna Marin acabou por pedir desculpas.

10h09 - Portugal vai reagendar oferta de vacinas a Moçambique
 
A oferta de 200 mil vacinas a Moçambique que Portugal anunciou para sexta-feira vai ser reagendada, em função das doses já disponíveis no país, disse hoje à Lusa fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE).

09h20 - Cuba confirma o seu primeiro caso de Ómicron

Cuba confirmou, esta madrugada, o seu primeiro caso da variante Ómicron. O caso registou-se no dia 28 de novembro num viajante proveniente de Moçambique e que será profissional de saúde. 

 

09h09 - Crianças testadas na Batalha

Cerca de 700 crianças vão ser testadas, entre hoje e amanhã, à Covid-19, na Batalha. “Os testes, de deteção rápida, visam acautelar potenciais situações de surtos de infeção na comunidade escolar, uma das mais vulneráveis atendendo à não cobertura vacinal desta população”, adianta a autarquia.

A iniciativa acontece depois de terem sido detetados vários casos da doença entre alunos do município.

09h05 - Ministra ouvida sobre vacinação de crianças

A ministra da Saúde, Marta Temido, é ouvida esta quinta-feira a propósito da vacinação contra a covid-19 das crianças dos cinco aos 11 anos. O pedido foi feito pelo PSD. Como o Parlamento foi dissolvido, o debate político com Marta Temido acontece na Comissão Permanente da Assembleia da República.

08h51 - Alemanha soma mais 70.611 casos de Covid-19 em 24 horas

A Alemanha regista, esta quinta-feira, mais 70.611 casos de Covid-19 e 465 vítima mortais da doença. A incidência semanal está agora nos 422,3 casos por 100 mil habitantes, em sete dias.

08h30 - SNS recebe mais 745 milhões até ao final do ano

O Governo vai reforçar o Serviço Nacional de Saúde (SNS) com mais 745 milhões de euros ainda este ano, anunciou o ministério da Saúde numa nota à comunicação social. O objetivo, destaca o documento, é a redução da dívida e o aumento da capacidade de resposta e de produção do SNS.

0801 - O sintoma invulgar da Ómicron nas crianças de que (quase) ninguém fala

Algumas crianças estão a desenvolver erupções cutâneas quando são infetadas pela nova estirpe do vírus SARS-CoV-2, designada Ómicron, avisa o médico britânico David Llyod, em declarações à Sky News. Llyod diz que 15% das crianças vistos por si apresentavam manchas e que os casos estão a duplicar rapidamente. De acordo com o perito, as crianças também apresentavam fadiga, dores de cabeça e perda de apetite, à semelhança do que se verifica em adultos

7h40 China aprova tratamento com anticorpos produzido no país
 
A China deu luz verde a um tratamento com anticorpos contra a Covid-19 desenvolvido no país, dois anos após o aparecimento da doença, numa altura em se registam novos surtos.

07h17 - Ómicron parece ter taxa de reinfeção mais alta, mas com sintomas leves

Segundo divulgou a Organização Mundial de Saúde, esta quarta-feira, em conferência de imprensa, a nova variante Ómicron parece ter uma taxa de reinfeção mais alta, embora com sintomas mais leves. Contudo, Tedros Adhanom Ghebreyesus afirma que são apenas conclusões superficiais e que são necessários mais estudos para conhecer melhor esta nova variante.

07h12 - China deteta 83 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

Os casos locais foram diagnosticados nas províncias da Mongólia Interior (42), Zhejiang (12), Heilongjiang (quatro), Jiangsu (um) e Yunnan (um). Os restantes 23 casos foram diagnosticados em viajantes provenientes do estrangeiro.

07h07 - PSD quer conhecer pareceres sobre vacinação de menores 
 
O Partido Social Democrata (PSD) apresentou um requerimento na Assembleia da República, dirigido à ministra da Saúde, Marta Temido, a pedir a divulgação dos pareceres e recomendações sobre a vacinação contra a Covid-19 de menores de 12 anos.

COMENTÁRIOS