Marta Temido reconheceu que Portugal enfrenta uma "situação complexa" nesta altura, motivada sobretudo pelo aparecimento da nova estirpe da Covid-19, a Ómicron. "Estamos a caminho de uma situação complexa, e sobretudo ainda com muito desconhecimento e incerteza associados. Atingimos quase nove mil casos, aquilo que eram os cenários dos peritos e especialistas que nos apoiam estão a confirmar-se em torno de um fator, que é a transmissibilidade, que já conhecíamos face aos casos designadamente da Dinamarca e do Reino Unido", salientou a governante.
O agendamento da dose de reforço da vacina contra a Covid-19 para maiores de 55 anos vai abrir esta quinta-feira. A informação foi avançada pelo secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales.
O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) lamentou hoje que apenas metade dos países do mundo tenha conseguido vacinar antes do fim de 2021 pelo menos 40% da sua população contra a Covid-19.
Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo.
Acompanhe aqui os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:
00h02 - Boa noite! O acompanhamento AO MINUTO termina por aqui, mas será retomado na manhã de sexta-feira. Em caso de sintomas, isole-se, contacte as autoridades de saúde, e siga as recomendações dadas.
00h01 - Vacinação passou a ser obrigatória no Equador
O Equador anunciou esta quinta-feira que a vacina contra a Covid-19 será obrigatória para a maioria dos cidadãos, dizendo que a medida é necessária devido ao aumento das infeções e à disseminação de variantes como a Ómicron.
23h55 - "Ómicron é a prova de que é um erro não apoiar os países mais pobres"
O antigo coordenador do Bloco de Esquerda Francisco Louçã usou, esta quinta-feira, o seu espaço de comentário na SIC Notícias para insistir na ideia que deveria ter sido feita pressão sobre as farmacêuticas para exigir a disponibilização das patentes das vacinas contra a Covid-19.
23h43 - FDA autoriza segundo comprimido para tratamento da Covid-19
A Food and Drug Administration (FDA) autorizou esta quinta-feira o uso do segundo tratamento oral contra a Covid-19.
O comprimido, com o nome de Molnupiravir, é produzido pela empresa americana Merck e é o segundo tratamento antiviral contra a Covid-19 autorizado para as pessoas doentes tomarem em casa, antes de o quadro clínico se agravar.
23h29 - Durão Barroso: Vacina de segunda geração pode estar pronta em 100 dias
O presidente da Aliança Global para as Vacinas (GAVI), Durão Barroso, disse hoje que estão em curso programas para encontrar uma vacina de segunda geração contra a Covid-19 que poderão dar frutos dentro de 100 dias.
23h28 - Itália determina uso obrigatório de máscara na via pública
O governo italiano determinou hoje obrigatório uso da máscara cirúrgica na via pública em todo o país, para controlar a disseminação da variante Ómicron da Covid-19, anunciou o ministro da Saúde, Roberto Speranza, após uma reunião de gabinete.
22h24 - Mais 3.645 casos e 137 mortes no Brasil
O Brasil regista esta quinta-feira mais 3.645 casos e 137 mortes devido à Covid-19, segundos os dados revelados pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS).
Em termos acumulados, o país soma 22.226.573 infeções e 618.228 óbitos desde o início da pandemia.
21h58 - "Antes de se juntar à família, reduza o risco e faça um teste. Proteja-se a si e aos outros", apela a DGS.
21h48 - Madeira com mais uma morte, 268 novos casos e 1.706 infeções ativas
A Madeira sinalizou hoje mais uma morte por Covid-19, elevando o número de óbitos associados à doença para 127, indicou a Direção Regional de Saúde, reportando também 268 novos casos e 1.706 infeções ativas, com 34 doentes hospitalizados.
21h47 - Cabo Verde regista 96 novos casos, valor diário mais alto em três meses
Cabo Verde registou 96 novos casos do novo coronavírus nas últimas 24 horas, o registo diário mais alto em mais de três meses, segundo os dados divulgados hoje pelo Ministério da Saúde.
21h47 - Ómicron. Estudo sugere até menos 70% de possibilidade de internamento
Dados preliminares de um estudo realizado no Reino Unido indicam que os infetados com a variante Ómicron do SARS-CoV-2 têm entre 50% e 70% menos probabilidade de hospitalização relativamente à estirpe Delta, segundo a agência de saúde da Grã-Bretanha.
21h46 - Angola avança com medidas mais restritivas de combate à pandemia
Angola adotou medidas mais restritivas para contenção dos casos de Covid-19, com números acentuados desde 15 deste mês, tornando obrigatória a apresentação do certificado de vacina ou teste negativo para acesso a serviços públicos e privados.
21h45 - Discotecas e bares vão receber novo apoio indexado a quebras na faturação
Os bares e discotecas obrigados a fechar nas próximas semanas por causa da pandemia de Covid-19 vão receber um "novo pagamento" calculado em função de quebras de faturação, disse hoje à Lusa fonte do Governo.
20h35 - Espanha supera recorde de novos casos pelo terceiro dia consecutivo
Dados do ministério da Saúde espanhol de hoje indicam que o país superou, pelo terceiro dia consecutivo, o recorde de novos casos diários da Covid-19. Hoje, registam-se 72.912 pessoas infetadas no país vizinho, ultrapassando os máximos de terça e de quarta-feira, dias em que se contabilizaram 49.823 e 60.041 casos, respetivamente.
Em termos globais, a vizinha Espanha soma 5.718.007 contágios.
As autoridades de saúde dão ainda conta de mais 82 mortos nas últimas 24 horas, o que se traduz num total de 89.019 óbitos desde o início da pandemia.
20h16 - Angola atinge pela primeira vez quatro dígitos com 1.163 novos casos
Angola atingiu, pela primeira vez desde o início da pandemia de Covid-19, quatro dígitos no número de infeções pelo novo coronavírus, com 1.163 casos positivos, dois óbitos e 30 recuperados, anunciou hoje a ministra da Saúde.
20h14 - Trabalhadores essenciais podem deixar filhos em locais de acolhimento
Os trabalhadores dos serviços essenciais, como as forças de segurança ou da saúde, podem deixar os filhos em estruturas de retaguarda durante o encerramento das escolas e creches, tal como aconteceu anteriormente devido à pandemia, explicou hoje o Governo.
19h58 - Portugal volta a estar na ‘lista vermelha’ da Alemanha
Portugal volta hoje a estar na ‘lista vermelha’ da Alemanha, sendo considerado um país de alto risco de infeção pelo SARS-CoV-2. A medida entrará em vigor a 25 de dezembro, implicando a obrigatoriedade de uma quarentena de 10 dias para quem chegue à Alemanha vindo de Portugal, bem como da apresentação de um teste PCR.
Os arquipélagos dos Açores e da Madeira estão também incluídos nesta nova restrição do Instituto Robert Koch, ao lado de países como o Chipre, a Finlândia, o Mónaco, a Espanha (incluindo as ilhas baleares e as Canárias) e os Estados Unidos da América.
19h57 - Governo proíbe corte de água, luz, gás e telecomunicações até março
O Governo proibiu a suspensão do fornecimento de serviços essenciais, como água, luz, gás e telecomunicações, até março, no âmbito das medidas para mitigar o impacto da pandemia de Covid-19.
19h57 - Pneumologista alerta que "nenhuma medida isolada é eficaz"
A pneumologista Raquel Duarte defende que mais do que se estar preocupado com a perda de efetividade das vacinas, é necessário usar todas as medidas para haver uma maior proteção e "apertar a malha" contra o vírus SARS-CoV-2.
19h06 - Quase 92 mil casos em França, um novo máximo desde o início da pandemia
Esta quinta-feira, a França atingiu os 91.608 contágios, um novo máximo desde 7 de novembro de 2020, dia em que se registaram 86.852 infeções, devido a um ajuste no número de casos provocado por falhas nos dias anteriores. O país conta já com 8.889.636 casos desde o início da pandemia
Há ainda a registar mais 179 óbitos nas últimas 24 horas, o que perfaz um total de 122.295 vítimas mortais.
18h08 - Chile começa a administrar a 4.ª dose de reforço em fevereiro
As autoridades sanitárias do Chile anunciaram esta quinta-feira que irão dar início ao processo de vacinação da 4.ª dose de reforço da vacina contra a Covid-19 em meados de fevereiro de 2022.
O país junta-se assim a Israel, o primeiro a anunciar o início da campanha de vacinação com a 4.ª dose de reforço.
17h39 - DGS recomenda reforço da vacina da Covid-19 para maiores de 18 anos
A Direção-Geral da Saúde (DGS) anunciou, esta quinta-feira, que recomenda a partir de agora a administração de uma dose de reforço da vacina contra a Covid-19 a pessoas com idade igual ou superior a 18 anos.
17h39 - Farmácias batem recorde com mais de 101 mil testes num dia
As farmácias venderam mais de 1,3 milhões de autotestes ao SARS-CoV-2 na última semana e, na quarta-feira, bateram um novo recorde realizando mais de 101 mil testes rápidos de antígeno, segundo a presidente da Associação Nacional de Farmácias (ANF).
17h18 - Mais de 95 mil vacinados contra a Covid e gripe em 24 horas
Mais de 95.000 pessoas foram vacinadas nas últimas 24 horas contra a Covid-19 (esquema primário completo e reforço) e contra a gripe, indica o relatório da vacinação de hoje divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS).
17h16 - Itália regista número mais alto de casos desde o início da pandemia
Nas últimas 24 horas, Itália atingiu o número mais alto de casos desde o início da pandemia, registando 44.595 novas infeções. O maior número registado até hoje fora a 20 de novembro de 2020, dia em que 40.902 pessoas foram dadas como infetadas com a Covid-19.
17h15 - Lacerda Sales reitera apelo à "responsabilidade individual e coletiva"
Além de agradecer aos profissionais de saúde das mais distintas áreas, o governante apelou também aos portugueses que agradeçam com a melhor das atitudes: "responsabilidade individual e coletiva enquanto sociedade", ou seja, manter todos os cuidados, "durante este período tão difícil". Usar máscaras, manter o distanciamento físico, a higienização e arejar as casas.
17h14 - Corrida São Silvestre da Amadora adiada para 26 de fevereiro de 2022
A corrida São Silvestre da Amadora, prevista para 31 de dezembro, foi adiada para 26 de fevereiro de 2022, devido às restrições impostas pelo Governo no combate à pandemia de Covid-19, anunciou hoje o município.
17h14 - Docentes e não docentes voltam a ser testados no regresso ao 2.º período
Os docentes e não docentes vão voltar a ser testados à Covid-19 no regresso ao segundo período, anunciou, esta quinta-feira, o ministério da Educação num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto.
A realização destes testes rápidos de antigénio ocorrerá de forma faseada, prevendo-se que o procedimento esteja concluído durante as duas primeiras semanas de retoma da atividade presencial.
17h13 - PCP exige salários a 100% para pais durante "contenção"
O PCP exigiu hoje o pagamento integral dos salários dos trabalhadores que terão de ficar em casa com os filhos durante as duas semanas de 'contenção', assim como uma redução mínima de 20% nas mensalidades das creches.
17h13 - Teste para acesso a eventos culturais é "convite ao cancelamento"
Associações ligadas à Cultura e aos eventos alertam que a obrigatoriedade da apresentação de teste para aceder a espetáculos é "um constrangimento e um convite ao cancelamento", num setor que tem demonstrado que "a Cultura é segura".
17h12 - Braga abre novo centro de testagem junto ao hospital
Vai ser disponibilizado, a partir desta sexta-feira, um novo centro de testagem à Covid-19 junto à entrada principal do Hospital de Braga, anunciou hoje aquela unidade.
Este posto começa a funcionar amanhã, dia 24, às 9h00.
16h46 - Reino Unido volta a quebrar recorde de infeções, com quase 120 mil casos
Esta quinta-feira, o Reino Unido quebra o recorde de casos diários pelo segundo dia consecutivo, alcançando as 119.789 infeções. O valor representa um aumento de 139%, quando comparado com os 50.023 casos detetados na quinta-feira passada.
O país regista ainda mais 147 vítimas mortais, comparativamente às 146 da semana passada.
16h19 - "É mais importante insistir na vacinação dos que ainda não se vacinaram"
O investigador Miguel Castanho defendeu hoje ser "mais importante" insistir na vacinação das poucas pessoas que ainda não se vacinaram contra a Covid-19 do que reforçar com a terceira dose os menores de 50 anos.
"Em vez de investirmos recursos e dividirmos a nossa atenção com várias medidas que podem não ter um impacto muito grande, e eu não creio que vacinar com a terceira dose abaixo dos 50 anos tenha um grande impacto, nós devemos investir em algo que seja mais efetivo", afirmou o investigador do Instituto de Medicina Molecular.
16h16 - Lufthansa suspende 33 mil voos devido à variante Ómicron
A Lufthansa suspendeu 33 mil voos devido ao aumento de casos provocado pela variante Ómicron que levou a milhares de cancelamentos.
“Vemos uma queda acentuada nas reservas de meados de janeiro a fevereiro”, razão pela qual foram cancelados "33 mil voos, ou seja cerca de 10% da programação de voos de inverno”, anunciou a companhia aérea alemã.
15h59 - Pais que têm de ficar em casa por fecho de escolas recebem 100% nos Açores
Os pais que tenham de ficar em casa com os filhos devido ao encerramento de escolas e creches nos Açores vão receber o salário a 100%, como aconteceu no passado, assegurou hoje o vice-presidente do executivo regional. "Nas duas situações os pais recebem a 100%", afirmou, em declarações à Lusa, o vice-presidente do Governo Regional, Artur Lima, que tutela a Solidariedade Social nos Açores, referindo-se aos períodos em que a região segue o que está estipulado no continente português e em que adota medidas diferentes.
15h31 - Portugal doou até hoje 3,7 milhões de vacinas, a maioria aos PALOP
Portugal doou até hoje 3,7 milhões de vacinas contra a covid-19, das quais três milhões foram entregues aos países africanos de língua portuguesa (PALOP), disse hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros. Augusto Santos Silva, que falava à Lusa à margem do 8.º encontro anual do Conselho da Diáspora Portuguesa, que hoje decorreu na Cidadela de Cascais, acrescentou que estas são as vacinas já entregues e que o Governo tem o compromisso de entregar, "até aos princípios do próximo ano", mais de seis milhões de vacinas.
15h24 - Alemanha regista primeira morte relacionada com Ómicron
A Alemanha reportou, esta quinta-feira, a primeira morte relacionada com a variante Ómicron da Covid-19. A pessoa em questão tinha entre 60 e 79 anos, segundo dados do Instituto Robert Koch, citado pela Reuters. Há 810 novos casos da nova estirpe, num total de 3.198.
15h12 - África do Sul inicia 6.ª feira aplicação generalizada da dose de reforço
As autoridades de saúde sul-africanas anunciaram hoje, no âmbito da luta contra a variante Ómicron, o início da aplicação geral de vacinas de reforço contra a covid-19. Para sexta-feira está prevista a administração das doses da vacina da Johnson & Johnson e no dia 28 as da Pfizer.
15h07 - Durão Barroso alerta que Portugal está atrás da Europa na dose de reforço
O presidente da Aliança Global para as Vacinas, Durão Barroso, alertou hoje que Portugal está atrás da Europa na administração da terceira dose da vacina contra a covid-19 e apelou às autoridades para que não haja "um relaxar do esforço".
14h54 - Portugal notificou mais 17 mortes e 10.549 casos de Covid-19
Portugal registou hoje mais 17 óbitos e 10.549 infetados de Covid-19. A última vez que foram registados mais de 10 mil casos foi a 30 de janeiro (12.435). No total, o país já soma 18.840 vítimas mortais e 1.253.094 contágios. Há ainda 6.584 casos ativos, num total de 84.643 - já não estavam acima de 80 mil desde 22 de fevereiro (80.642).
14h39 - Itália aperta medidas para travar aumento de casos Covid
O primeiro-ministro da Itália, Mario Draghi, está, esta quinta-feira, a presidir uma reunião governamental para decidir as novas regras sanitárias que serão implementadas ainda esta semana. Há alguns pontos onde já existe acordo e essas poderão ser as medidas anunciadas hoje ao final da tarde. De acordo com o jornal italiano Corriere Della Sera, a partir de 1 de fevereiro de 2022 a duração da vacinação do certificado digital de vacinação será reduzido de 9 para 6 meses e o período mínimo de administração da terceira dose da vacina será reduzido de 5 para 4 meses a partir do final do ciclo de vacinação primária.
14h00 - Recolher obrigatório e limitação de ajuntamentos na Catalunha
O Tribunal Superior de Justiça da Catalunha aprovou hoje o recolher obrigatório e o limite de um máximo de 10 pessoas nas reuniões que o Governo regional desta região espanhola tinha solicitado para combater os contágios de Covid-19. Na sua decisão, a alta magistratura desta comunidade autónoma autoriza o executivo catalão (Generalitat) a aplicar um recolher obrigatório durante os próximos 14 dias entre a 01:00 e as 06:00 nas cidades com mais de 10.000 habitantes e com uma incidência acumulada de mais de 250 casos por 100.000 habitantes.
13h36 - PRO.VAR cancela protesto marcado para Natal e passagem de ano
A PRO.VAR cancelou hoje o protesto que previa o encerramento de restaurantes no Natal e na passagem de ano, após o Governo anunciar que os autotestes poderão ser utilizados para aceder aos estabelecimentos quando feitos no local, sob supervisão. "Perante esta alteração, as centenas de empresários da restauração que iriam encerrar os restaurantes estão a informar a PRO.VAR de que irão recuar nessa intenção, dando por isso o protesto por cancelado", refere uma nota da associação, hoje divulgada.
13h00 - Bastonário dos médicos alerta para ineficácia dos autotestes
O bastonário da Ordem dos Médicos alertou para a ineficácia dos autotestes à covid-19 e apela às autoridades de saúde que recomendem a realização de testes de antigénio rápido nas 24 horas anteriores ao acontecimento relacionado. "Atenção que os autotestes... a fiabilidade é muito baixa", frisou Miguel Guimarães, em conversa com a Lusa, recordando que já "há vários estudos sobre isso".
12h45 - Não vacinados morrem "quatro vezes" mais do que os vacinados, diz Froes
As pessoas não vacinadas contra a Covid-19 apresentam uma taxa de mortalidade quatro vezes superior aos vacinados, alertou hoje o pneumologista Filipe Froes, salientando a importância da vacinação mesmo perante a variante Ómicron. "Se compararmos os dados nacionais que são públicos no relatório das 'linhas vermelhas', vemos que os não vacinados, maioritariamente mais jovens, mais saudáveis e com menos fatores de risco, mesmo assim têm uma taxa de mortalidade quatro vezes superior à taxa de mortalidade por infeção covid nos vacinados", disse à Lusa o coordenador do gabinete de crise da Ordem dos Médicos para a Covid-19.
12h46 - Não vacinados morrem quatro vezes mais do que os vacinados, diz Froes
As pessoas não vacinadas contra a Covid-19 apresentam uma taxa de mortalidade quatro vezes superior aos vacinados, alertou hoje o pneumologista Filipe Froes, salientando a importância da vacinação mesmo perante a variante Ómicron. "Se compararmos os dados nacionais que são públicos no relatório das 'linhas vermelhas', vemos que os não vacinados, maioritariamente mais jovens, mais saudáveis e com menos fatores de risco, mesmo assim têm uma taxa de mortalidade quatro vezes superior à taxa de mortalidade por infeção covid nos vacinados", disse à Lusa o coordenador do gabinete de crise da Ordem dos Médicos para a covid-19.
12h37 - Reino Unido já pondera possibilidade de uma quarta dose da vacina
O Comité Conjunto de Vacinação e Imunização do Reino Unido (JCVI) está a ponderar a vacinação com a quarta dose de reforço a pessoas com sistema imunológico enfraquecido, idosos e grupos vulneráveis, à semelhança do que já começa a acontecer em Israel e Alemanha. O co-presidente do JCVI, Wei Shen Lim, já tinha referido que a população poderia necessitar de mais uma dose da vacina. De acordo com os jornais britânicos, esta estaria disponível quatro meses após a terceira inoculação e poderia ser disponibilizada ainda no Ano Novo.
12h32 - Açores com 92 novos casos e 556 infeções ativas
Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, 92 novos casos positivos de covid-19 e a região tem hoje 556 infeções ativas, na grande maioria em São Miguel, seguindo-se Terceira, Santa Maria, Graciosa, Faial, Flores e Pico. De acordo com o comunicado diário da Autoridade de Saúde Regional, nas últimas 24 horas foram realizados 1.634 testes e detetados 78 novos casos em São Miguel, seis na Terceira, três na Graciosa, três no Faial, um no Pico e um nas Flores.
12h21 - Especialistas dizem que África do Sul já passou pico de casos da Ómicron
A África do Sul "ultrapassou o pico da onda Ómicron, impulsionada pelo declínio significativo na populosa província e epicentro: Gauteng", disse Ridhwaan Suliman, investigador sénior do Conselho Sul-Africano para Pesquisa Científica e Industrial (CSIR), à CNN, na quarta-feira. Uma das principais especialistas da África do Sul, Michelle Groome, do Instituto Nacional de Doenças Transmissíveis (NICD), confirmou este mesmo dado numa conferência de imprensa esta quarta-feira.
12h06 - Dezenas de jovens infetados em discoteca de Coimbra
Dezenas de jovens ficaram infetados com o novo coronavírus, este fim de semana, em Coimbra. A Administração Regional de Saúde já confirmou que o surto de Covid-19 teve origem na discoteca NB Club. De acordo com a CNN Portugal, ainda não é possível apurar o número total de infetados, visto que muitos jovens estão a aguardar o resultado dos testes. Pensa-se que existiam já vários casos positivos, mas que não foram detetados nos testes antigénio devido à baixa carga viral.
11h59 - Putin diz que país não oculta dados sobre mortalidade da Covid-19
O presidente russo, Vladimir Putin, garantiu hoje que a Rússia não oculta os dados sobre a mortalidade da covid-19, doença que nos últimos dois meses tem matado diariamente mais de mil pessoas no país. "A mortalidade da covid-19 é um dado difícil de calcular, mas não porque alguém tente esconder algo, esse não é o caso", disse o Presidente russo na sua conferência de imprensa anual, transmitida pela televisão.
11h29 - O que se conhece da variante Ómicron?
A variante Ómicron do coronavírus que causa a Covid-19, detetada em 106 países, incluindo Portugal, é mais transmissível, mas, apesar de escapar em parte às vacinas, estas continuam eficazes a prevenir a doença grave e a morte. Saiba mais aqui.
11h07 - "Nada tem sido bom o suficiente", diz Biden quanto à escassez de testes
O presidente dos Estados Unidos da América admite que apesar de o país se encontrar numa situação melhor do que no Natal passado, está com dificuldades na testagem. Num período em que se avizinham as festividades, filas em diversas cidades dos Estados Unidos da América (EUA) para fazer o teste à Covid-19 levam as pessoas a esperar várias horas na rua.
10h47 - 55 pessoas infetadas em cruzeiro nos Estados Unidos
Este sábado, 55 pessoas testaram positivo à Covid-19 a bordo do navio cruzeiro 'Odyssey of the Seas', da Royal Caribbean, que partiu de Fort Lauderdale, no estado norte-americano da Flórida. O cruzeiro passará agora pelos locais planeados sem parar durante a viagem de oito dias, segundo disse o porta-voz da empresa ao USA Today. A bordo estão 3.587 passageiros e 1.599 tripulantes. Os infetados têm tido sintomas leves ou são assintomáticos e os contactos próximos foram colocados em quarentena.
10h35 - Profissionais de saúde no Ohio atacados por familiares de não vacinados
Os profissionais de saúde de Ohio, nos Estados Unidos, estão a receber cada vez mais ataques por parte de familiares de pessoas não vacinadas contra a Covid-19, sendo acusados de não darem o tratamento que estes consideram adequado. O alerta vem de um representante estadual do nordeste de Ohio, que afirma que a situação é "insana".
09h56 - Festas com milhares de pessoas ainda marcadas, apesar de restrições
Embora os espaços de diversão noturnos tenham sido obrigados a encerrar portas, existem festas agendadas para a passagem de ano em que milhares de pessoas poderão estar presentes em recintos fechados.
09h48 - Moçambique é um dos nove países africanos que entrou na quarta vaga
O diretor do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC) disse hoje que Moçambique é um dos nove países que entraram na quarta vaga da pandemia desde a semana passada. "Desde a última conferência de imprensa, nove países entraram na quarta vaga, incluindo a República Democrática do Congo, Essuatíni, Maláui, Moçambique, Namíbia, Nigéria, Zâmbia e Zimbabué", disse John Nkengasong, durante o habitual encontro com a imprensa para dar conta da evolução da pandemia de covid-19 no continente africano.
09h46 - Governo indiano anuncia 60% da população vacinada
As autoridades indianas afirmaram hoje que já vacinaram contra covid-19 mais de 60% da população elegível. "Atingir novos marcos! Parabéns, Índia. Com a ajuda do público e os esforços dos nossos profissionais de saúde, mais de 60% da população elegível foi vacinada", rejubilou o Ministro da saúde, Mansukh Mandaviya, no Twitter.
09h35 - Tem 55 ou mais anos? Já pode agendar a dose de reforço contra a Covid
Se tem 55 anos ou mais, saiba que já pode agendar a dose de reforço contra a Covid-19 - através deste link. Recorde-se que já esta quarta-feira, o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, tinha avançado que esta possibilidade ia ficar disponível durante o dia de hoje.
09h29 - Reino Unido reduz tempo de isolamento de 10 para 7 dias
O governo do Reino Unido encurtou de 10 para 7 dias o tempo de isolamento para pessoas infetadas com Covid-19 desde que estas possuam dois testes negativos, um ao 6.º dia e outro 24 horas depois, ao 7.º dia. O secretário de Saúde britânico, Sajid Javid, afirmou esta quarta-feira à noite que esta mudança minimizaria as interrupções causadas pela rápida disseminação da variante Omicron e foi uma decisão tomada com base nas orientações dos especialistas.
09h27 - Espanha. Obrigatoriedade de máscaras na ruas "não vai servir para nada"
Em Espanha é agora obrigatório utilizar máscara em ambientes fechados ou em espaços abertos se houver multidões. Contudo, os especialistas tinham já alertado que as máscaras são mais eficazes em espaços fechados do que ao ar livre, onde o risco de contágio é muito menor. Toni Trilla, chefe de Epidemiologia do Hospital Clínic de Barcelona, explicou, ao El País, que voltar a impor o uso de máscaras no exterior não terá um efeito significativo na contenção do vírus. “Não entendo a teimosia em colocar essa medida. É uma operação superficial que, além disso, tira a credibilidade sobre a eficácia da medida”, disse.
09h17 - Vacina da AstraZeneca é eficaz contra a Ómicron com dose de reforço
Com a toma de três doses da vacina da AstraZeneca, os níveis de anticorpos contra a Ómicron subiram para quantidades semelhantes aos da variante Delta após duas doses, refere a AstraZeneca em comunicado. Mais ainda, os níveis observados após a administração da dose de reforço foram maiores do que os anticorpos neutralizantes encontrados em indivíduos que haviam sido previamente infetados com e recuperado naturalmente da Covid-19 (variantes Alfa, Beta, Delta e a estirpe original do vírus), de acordo com dados de um novo estudo laboratorial realizado por investigadores da Universidade de Oxford.
09h01 - "Um jogador não queria sair do carro porque pensava que estava infetado"
Steve Gerrard contou nesta quinta-feira que o plantel do Aston Villa não está a saber lidar com a evolução da Covid-19. O treinador dos villans deu ainda a conhecer um episódio com um jogador do plantel que se recusou sequer a sair do próprio carro para treinar. “Tivemos uma situação no último fim de semana em que um jogador do plantel estava relutante a sair sequer do carro porque teve alguns sintomas de Covid-19 e pensava que estava infetado", contou o técnico.
08h13 - DGS estuda redução de validade dos testes
A DGS estará a estudar a possibilidade de reduzir a validade dos testes PCR e antigénio à Covid-19, devido à rápida propagação da variante Ómicron. A notícia está a ser avançada pelo Expresso e, na prática, isso significa que, se a medida avançar, a validade de um teste PCR passa de 72 para 48 horas e a de um teste de antigénio de 48 para 24 horas, ou menos. No entanto, o jornal refere ainda que a decisão ainda não foi tomada, pois é “algo controverso” entre os peritos, devido à aplicação prática da medida.
07h41 - Alemanha com mais 44.927 casos e 425 mortes por Covid-19
A Alemanha regista hoje mais 44.927 contágios de Covid-19 e 425 óbitos. Atualmente, o país conta com menos 14.800 casos ativos do que ontem. Os dados atualizados do Instituto Robert Koch, dão conta que o país acumula 6.923.636 infetados e 109.749 mortes desde o início da pandemia.
07h36 - China deteta 100 casos nas últimas 24 horas
A China detetou 100 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, 71 dos quais por contágio local, anunciaram hoje as autoridades de saúde do país. A Comissão Nacional de Saúde disse também que 42 pacientes tinham tido alta após terem superado com sucesso a covid-19. Desde o início da pandemia, o país registou 100.644 casos da doença e 4.636 mortos.
07h31 - Registados os sete primeiros casos da variante Ómicron na Venezuela
A Venezuela registou os primeiros sete casos de pessoas infetadas com a nova variante Ómicron, anunciou o Presidente Nicolás Maduro. "Confirmo os primeiros sete casos da variante Ómicron na Venezuela. Era inevitável que esta variante chegasse ao país. Já tinha chegado à Colômbia e ao Brasil", disse Nicolás Maduro à televisão estatal venezuelana.
07h25 - Alteração às medidas no âmbito da pandemia publicadas em Diário da República
A alteração às medidas no âmbito da pandemia da covid-19, que incluem a aplicação do regime do apoio excecional às famílias e às empresas no período de contenção, foi hoje publicada em Diário da República. "A situação epidemiológica atual de Portugal, na sequência da pandemia da doença covid-19, bem como os indicadores de avaliação da sua evolução, continuam a justificar a adoção de medidas que permitam dar-lhe resposta de forma eficaz e pronta", lê-se no documento.
07h21 - Hospitalizações diminuem até 45% em infetados com a variante Ómicron
Os internamentos hospitalares de doentes infetados com a nova variante da Covid-19 Ómicron diminuem entre 40% e 45%, em comparação com as infeções com a variante Delta, revela um estudo divulgado na quarta-feira pelo Imperial College London. Os investigadores analisaram, em Inglaterra, 56 mil casos da variante Ómicron e 269 mil da Delta e concluíram que as pessoas infetadas com a nova variante têm entre 15% e 20% menor riscos de receberem tratamento hospitalar e uma menor probabilidade de serem internadas durante pelo menos uma noite.
07h17 - Quais os testes admitidos para aceder a atividades ou estabelecimentos?
O Ministério da Saúde publicou, esta quinta-feira de manhã, uma nota onde esclarece quais os testes que são admitidos para aceder a atividades ou estabelecimentos neste período das festas de Natal e passagem de ano. E são três.
- Comprovativo de teste PCR, com uma antecedência de 72 horas;
- Comprovativo de teste rápido de antigénio (TRAg), com uma antecedência de 48 horas;
- Até ao dia 2 de janeiro, autoteste realizado no local, medicante supervisão.
07h03 - O motivo pelo qual as crianças não ficam gravemente doentes
De alguma forma, as crianças e os mais jovens parecem estar a ser poupados pelo novo coronavírus, o que tem baralhado a comunidade científica. Mas um grupo de cientistas do Reino Unido descobriu o porquê. Segundo um estudo, divulgado na revista Nature, as crianças possuem uma forte resposta imunológica nas vias respiratórias, ao contrário dos adultos.