O vice-almirante Henrique Gouveia e Melo toma posse como novo Chefe de Estado-Maior da Armada na próxima segunda-feira, dia 26, às 15 horas, revela uma nota publicada no site da Presidência da República.
"O Presidente da República recebeu, do Governo, as propostas de exoneração do Senhor Almirante António Maria Mendes Calado do cargo de Chefe do Estado-Maior da Armada e de nomeação do Senhor Vice-Almirante Henrique Eduardo Passaláqua de Gouveia e Melo para o mesmo cargo", lê-se na mesma nota.
O Conselho de Ministros aprovou hoje propor ao Presidente da República a nomeação do vice-almirante Gouveia e Melo para o cargo de Chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA), substituindo Mendes Calado.
No mesmo dia, ao final da tarde, através de uma nota na página da Presidência da República, foi anunciado que Marcelo Rebelo de Sousa "vai nomear Chefe do Estado-Maior da Armada o Senhor Vice-Almirante Henrique de Gouveia e Melo e promovê-lo ao posto de Almirante".
"Assim se antecipa de alguns meses o termo do segundo mandato, a ocorrer de acordo com disponibilidade manifestada pelo Senhor Almirante CEMA", acrescenta o Presidente da República, que agradece e louva o "muito qualificado desempenho do Senhor Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada".
A tomada de posse fica agendada para segunda-feira, às 15h00, de acordo "com as regras adotadas pela Presidência da República nas posses conferidas em pandemia".