MENU
País supera 100 mil casos ativos; Sete mil voos cancelados
Notícias
Publicado em 26/12/2021

Portugal registou, de acordo com o boletim divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS) este domingo, mais 13 mortes e 3.732 novos casos relacionados com a Covid-19. Há, de momento, 101.719 casos ativos no nosso país.

A Europa iniciou a vacinação anti-Covid-19 em 27 de dezembro de 2020, com a esperança de atingir uma normalidade pós-pandémica. Porém, um ano depois, ainda persistem alguns receios e um intenso debate sobre direitos, liberdades e, ultimamente, sobre obrigatoriedade.

O Presidente da República considerou ontem que a pandemia tornou impossível fixar metas temporais para retirar da rua as pessoas em situação de sem-abrigo, apontando que não sabe se tal será possível até ao final do seu mandato.

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo

Acompanhe aqui  os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

19h32 - França soma mais 27.697 casos e incidência bate recorde
 
País registou a taxa de incidência mais elevada desde o início da pandemia e tem 96 mortes a lamentar nas últimas 24 horas.

19h20 - Israel autoriza uso do comprimido da Pfizer e encomenda milhares de doses

Israel autorizou hoje para uso de emergência o Paxlovid, comprimido desenvolvido pela Pfizer para tratar a covid-19, e já encomendou dezenas de milhares de doses para começar a administrar em pessoas infetadas no país.

18h02 - Alemanha atinge meta de 30 milhões de novas doses de vacinas

Alemanha atingiu hoje a meta de 30 milhões de doses adicionais de vacinas contra a covid-19, prevista para até ao final do ano, representando um impulso importante para recuperar o atraso na campanha de vacinação.

17h25 - Milhares protestam contra fecho de teatros e cinemas na Bélgica
 
Milhares de pessoas desfilaram hoje pelo centro de Bruxelas, na Bélgica, contra o encerramento obrigatório das salas de espetáculo, cinema e teatro devido à nova variante Ómicron do vírus SARS-CoV-2.

17h12 - França na quinta vaga com receio de paralisação do país
 
Numa altura em que o limite simbólico de 100.000 casos diários de infeção na pandemia de covid-19 acaba de ser ultrapassado, França entrou na quinta vaga com receio de o país paralisar face ao aumento esperado de baixas médicas.

16h20 - Sete mil voos cancelados em todo o mundo no fim de semana de Natal
 
Mais de 7.000 voos foram cancelados, em todo o mundo, no fim de semana de Natal, face à propagação da nova variante do vírus SARS-CoV-2, Ómicron, segundo dados do 'site' FlightAware.

16h05 - Dinamarca regista um novo recorde de contágios com 14.844 novos casos
 
A Dinamarca registou hoje um novo recorde de infeções com o novo coronavírus com 14.844 novos casos nas últimas 24 horas, segundo informações do Statens Serum Institut (SSI), centro de referência dinamarquês para doenças infecciosas.

14h38 - Portugal regista mais 3.732 novos casos e 13 mortes pela Covid-19

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado este domingo pela Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal contabilizou, nas últimas 24 horas, mais 13 mortes e 3.732 novos casos. Desde o início da pandemia, o nosso país já contou 18.874 óbitos e 1.279.785 contágios. 

Há, de momento, 878 internadas devido ao novo coronavírus (mais 21), sendo que, destas, 151 se encontram em Unidades de Cuidados Intensivos (menos uma). Das 13 mortes, cinco ocorreram na região de Lisboa e Vale do Tejo, três no Centro, duas no Norte, uma no Alentejo, no Algarve na Madeira.

 

13h26 - Açores com 71 novos casos, 36 recuperações e 733 infeções ativas

Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, 71 novos casos positivos de covid-19 e o arquipélago tem hoje 733 infeções ativas e 11 doentes internados, informa o boletim da Autoridade de Saúde, que dá nota de 36 recuperações.

De acordo com o comunicado diário daquela entidade, nas últimas 24 horas, foram realizados 540 testes e detetados 62 novos casos de covid-19 em São Miguel, quatro na Terceira, três em Santa Maria e dois no Pico.

12h49 - Presidente da APAF testa positivo à Covid-19

Luciano Gonçalves, líder da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF), testou positivo à Covid-19, avança este domingo o jornal Record. A mesma fonte afirma que o presidente da APAF não apresenta sintomas e já se encontra a cumprir o período de isolamento requerido pelas autoridades de saúde portuguesas.

12h13 - Realizados mais de 620 mil testes em (apenas) dois dias

"Portugal alcançou, nos dias 23 e 24 de dezembro, dois novos máximos de testagem diária à Covid-19, com mais de 620 mil testes de diagnóstico realizados em apenas dois dias (taxa de positividade de 4,6%)", indica um comunicado enviado às redações, este domingo, pela Task Force da Testagem. Estes números não incluem autotestes.

Do total de testes efetuados, "cerca de 132 mil foram testes TAAN/PCR e mais de 488 mil Testes Rápidos de Antigénio (TRAg) de uso profissional". 

11h47 - Quatro dos sete membros do BTS infetados com Covid-19

Três dos sete membros do grupo pop coreano BTS estão infetados com Covid-19. Depois do compositor Suga testar positivo, também o rapper RM e o vocalista Jin foram 'apanhados' pelo vírus.  Os artistas foram diagnosticados com Covid-19 no regresso dos Estados Unidos, depois de darem os primeiros concertos pós-pandemia.

11h14 - Milhares aproveitam o Boxing Day nos centros comerciais da Austrália

Na Austrália, o célebre Boxing Day começou cedo e milhares de pessoas encheram os centros comerciais para aproveitar as promoções que tradicionalmente existem neste dia.

Notícias ao MinutoBoxing Day nos centros comerciais da Austrália© Getty

09h10 - Boxing Day disputa-se este domingo. Os jogos que a pandemia não adiou

O Reino Unido é palco este domingo do tradicional Boxing Day. Esta tradicional data do futebol inglês vai contar com seis jogos, mas a tradição esteve perto de ser cancelada devido à pandemia de Covid-19. Os casos positivos do novo coronavírus levaram ao adiamento de três jogos da 19.ª jornada da Premier League: o Burnley-Everton, o Liverpool-Leeds e o Wolverhamtpon-Watford.

Confira o calendário. 

08h11 - "Contida e abstrata". Partidos fazem crítica à mensagem de Natal de Costa

Na habitual mensagem de Natal, difundida este sábado, dia 25 de dezembro, António Costa salientou que a guerra contra a Covid-19 ainda não acabou, considerou que é fundamental prosseguir o reforço vacinal em Portugal e elogiou o trabalho "inexcedível" dos profissionais de saúde e a resposta do SNS. Da Direita à Esquerda, partidos criticam o conteúdo e o "discurso monotemático".

 

07h41 - Alemanha com mais de 10.100 casos e 88 mortes por Covid-19

A Alemanha regista, este domingo, 10.100 novos contágios pela Covid-19 e mais 88 óbitos, segundo dados do Instituto Robert Koch (RKI). Atualmente, o país conta com 6.991.381 infeções e 110.364 mortes detetadas desde o início da pandemia

07h20 - Estado mais populoso da Austrália com número recorde de casos diários

O estado mais populoso da Austrália identificou hoje um número recorde de novos casos de Covid-19 e uma forte subida nas hospitalizações. O Novo País de Gales do Sul relatou 6.394 novas infeções, contra 6.288 um dia antes. O número de casos no estado aumentou nas últimas duas semanas.

Mais de 70% dos casos em alguns estados australianos são da variante ómicron, mas Nova Gales do Sul não realiza rotineiramente testes genómicos para identificar a variante.

07h13 - China regista 206 novos casos, 155 dos quais na cidade confinada de Xian

A Comissão Nacional de Saúde da China anunciou hoje a deteção de 206 casos da covid-19, 155 dos quais através de transmissão local na cidade confinada de Xian. Nesta cidade, 13 milhões de habitantes estão em estrito confinamento desde quinta-feira devido a este surto.  

07h08 - (Re)leia o que de mais importante se passou: 

  • Costa diz que a guerra ainda não acabou e é essencial reforço vacinal. O primeiro-ministro salientou que a guerra contra a Covid-19 ainda não acabou, considerou que é fundamental prosseguir o reforço vacinal em Portugal e elogiou o trabalho "inexcedível" dos profissionais de saúde e a resposta do SNS.
  • França atinge recorde de 100 mil novos casos diários. A França ultrapassou ontem o valor de 100 mil novos casos de Covid-19 em 24 horas, um número recorde, enquanto o Governo promete reavaliar a situação pandémica na segunda-feira.
  • Mais de 5.600 voos cancelados em todo o mundo devido à nova variante. Mais de 5.600 voos foram cancelados pelas companhias aéreas de todo o mundo, no fim de semana de Natal, face à propagação da nova variante do vírus SARS-CoV-2, a Ómicron, segundo dados do 'site' FlightAware. 

07h00 - Bom dia! Iniciamos aqui um novo registo para que possa acompanhar todas as incidências acerca da Covid-19. Para recordar o que ontem aconteceu.

Comentários