Maria João Salgado, mulher de Ricardo Salgado, foi ouvida, esta terça-feira, pelo juiz Ivo Rosa no âmbito do Caso BES, avança a CNN Portugal. Em causa, avança o canal, está uma "possível devolução de 700 mil euros de uma conta bancária no Deutsche Bank", em seu nome, que se encontra arrestada preventivamente.
Recorde-se que, também num caso que envolve a esposa de Salgado, o Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) rejeitou, na semana passada, um recurso de Maria João Salgado contra o arresto preventivo de duas mil ações da sociedade 'Casa dos Pórticos', de que diz ser proprietária.
"As ações de que a ora recorrente (Maria João Salgado) se arroga como sendo suas (e que de facto estão na sua titularidade) estarão, segundo o tribunal (TCIC) entendeu em função da prova produzida, na disponibilidade prática e fáctica do arguido Ricardo Salgado, seu marido, pelo que, não há qualquer ofensa ao direito de propriedade da ora recorrente ou de incompatibilidade do arresto em relação ao seu direito de propriedade".
"No fundo é o mesmo que dizer que a embargante (Maria João Salgado) é um 'terceiro' apenas sob o ponto de vista formal e não real", lê-se ainda no acórdão da 3ª Secção Criminal do TRL, a que a Agência Lusa teve acesso.
De lembrar que o antigo banqueiro Ricardo Salgado foi acusado no processo Operação Marquês, no qual responde em julgamento por três crimes de abuso de confiança em processo conexo, e no caso BES/GES, em que está acusado de 65 crimes, incluindo associação criminosa, corrupção ativa no setor privado, burla qualificada, branqueamento de capitais e fraude fiscal.