MENU
Assintomáticos sem isolamento?; Incidência baixa em Espanha
Notícias
Publicado em 03/02/2022

O Governo anunciou, esta quinta-feira, após a reunião do Conselho de Ministros, que a entrada em território português passa a dispensar a apresentação de um teste com resultado negativo para quem apresente o certificado digital. Decidiram ainda reduzir a validade dos testes antigénio, que devem passar a ser feitos 24 horas antes, em vez das 48 anteriores.

A partir de ontem, as pessoas que receberam as vacinas da Pfizer e da Moderna contra a Covid-19 deixam de ter de esperar sete dias para doar sangue, anunciou hoje o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST).

As restrições impostas para conter a pandemia começaram a ser levantadas sobretudo em países europeus, dois anos depois da chegada do coronavírus à Europa, mas há países a reforçá-las, enquanto a OMS aconselha prudência. 

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

21h30 - Brasil regista recorde de novos casos. Hoje são 298.408 novos casos

O Brasil reportou, esta quinta-feira, mais 298.408 casos e 1.041 mortes associadas à Covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com os dados divulgados pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS). Este aumento é o maior número de novos casos desde o início da pandemia.

 

20h00 - Mais de 100 profissionais do hospital de Leiria em isolamento

Mais de 100 profissionais estavam hoje ausentes ao trabalho no Centro Hospitalar de Leiria por estarem infetados ou terem tido contacto com alguém com Covid-19, informou o presidente daquela unidade de saúde.

19h38 - Protestos continuam, mas Canadá recusa recorrer ao Exército

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, rejeitou esta quinta-feira a hipótese de recorrer ao Exército para dispersar os manifestantes que se juntaram a um protesto de camionistas em Ottawa. 

19h30 - França atinge os 20 milhões de casos. Hoje foram 274.352 infeções

França registou esta quinta-feira 274.352 casos de Covid-19 e 280 vítimas mortais, de acordo com dados divulgados pelas autoridades de saúde francesas.

19h00 - Espanha regista 74.368 casos de Covid-19. Incidência volta a baixar

Espanha contabilizou esta quinta-feira 74.368 novos casos de Covid-19 e 183 vítimas mortais, de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde espanhol. 

 

18h45 - Casa Aberta este fim de semana para crianças sem primeira dose e fim do isolamento para assintomáticos 

Graça Freitas disse, esta quinta-feira em entrevista à CNN, que o principal objetivo deste fim-de-semana de vacinação para as crianças entre os 5 e os 11 anos é completar o esquema daquelas que foram vacinadas em primeiro lugar, no mês de dezembro.

A Diretora Geral de Saúde admitiu ainda acabar com o isolamento para casos assintomáticos de Covid-19.

18h30 - Governo da Madeira procede a "ajustamentos" na situação de contingência

O Conselho do Governo da Madeira aprovou hoje o novo Plano Regional de Emergência de Proteção Civil e procedeu a "ajustamentos" na resolução sobre a situação de contingência decorrente da pandemia de Covid-19.

18h15 - Coabitantes com reforço deixam de ficar em isolamento nos Açores

As pessoas com dose de reforço da vacina contra a Covid-19 há mais de 14 dias nos Açores deixam de ficar em isolamento profilático, mesmo que coabitem com um caso positivo, indicou hoje o executivo açoriano.

18h05 - Mais de 87% dos médicos foram infetados nos últimos dois meses no Brasil

A esmagadora maioria dos médicos brasileiros (87,3%) ficaram infetados pelo coronavírus nos últimos dois meses, segundo um levantamento divulgado hoje pela Associação Médica Brasileira (AMB).

18h00 - Casa aberta disponível para pessoas com 18 ou mais anos

A modalidade Casa Aberta passou esta quinta-feira a estar disponível para os cidadãos com 18 ou mais anos que tenham completado o esquema vacinal primário contra a covid-19 há 150 ou mais dias. 

17h50 - Mais de 320 reclusos e 97 guardas entre os casos ativos nas prisões

Trezentos e vinte e dois reclusos e 97 guardas estão hoje entre os casos ativos de Covid-19 registados pela Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP), instituição que abrange cerca de 20 mil pessoas.

17h20 - Mais 65.999 vacinados com dose de reforço em Portugal

Portugal já administrou 5.127.809 doses de reforço da vacina contra a Covid-19, 65.999 das últimas 24 horas, segundo os dados revelados pela Direção-Geral da Saúde (DGS) no relatório de vacinação diário. 

 

17h15 - Turismo congratula-se com alivio das restrições à chegada a Portugal

A Confederação do Turismo de Portugal (CTP) disse hoje ser positivo o alívio das restrições à entrada em Portugal, nomeadamente o fim da obrigatoriedade da apresentação de um teste negativo à Covid-19 para quem tem certificado digital.

17h00 - Itália com menos casos de Covid-19, mas mais mortes nas últimas 24 horas

Itália registou, esta quinta-feira, 112.691 casos de Covid-19 e 414 vítimas mortais, de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde italiano. 

 

16h55 - Menos mortes no Reino Unido. Hoje foram 303 óbitos em 24 horas

O Reino Unido registou, esta quinta-feira, um ligeiro decréscimo no número de óbitos, tendo registado hoje mais 303 mortes por Covid-19. O país registou ainda 88.171 novos casos.

 

16h50 - IPO de Coimbra com aumento de atividade durante o período pandémico

A atividade do Instituto Português de Oncologia (IPO) de Coimbra tem crescido desde 2019, apesar da pandemia de Covid-19 nos últimos dois anos, com aumento dos rastreios, das consultas e das cirurgias.

16h20 - Horários de quatro centros de testagem em Lisboa alargados

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) anunciou as localizações e horários atualizados dos centros de testagem gratuita à Covid-19 para a semana que começou na segunda-feira 31 de janeiro a termina a 5 de fevereiro.

 

15h57 - Alemanha recomenda quarta dose da vacina contra a Covid-19
 
segunda dose de reforço deverá ser administrada três meses após a primeira, a maiores de 70 anos, imunodeprimidos e residentes em lares. Já os profissionais de saúde terão de esperar seis meses. A Comissão Permanente de Vacinação da Alemanha (STIKO) recomendou, esta quarta-feira, a administração da quarta dose da vacina contra a Covid-19 a pessoas com 70 ou mais anos, residentes em lares, imunodeprimidos e profissionais de saúde.   

15h08 - "Covid-19 passará a ser uma doença perfeitamente banal", diz Tato Borges
 
Para Gustavo Tato Borges, presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, as medidas de contenção da pandemia poderão começar a ser aliviadas quando Portugal registar uma “descida confirmada e substancial destes novos casos, com um Rt substancialmente abaixo de 1”, salientando que existem dúvidas sobre se o pico desta onda já foi atingido. Contudo, uma coisa é certa: a Covid-19 será, eventualmente, encarada como “uma doença perfeitamente banal”.

14h50 - Reino Unido aprova uso da vacina da Novavax para maiores de 18 anos

A vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela farmacêutica norte-americana Novavax foi esta quinta-feira aprovada pela Agência Reguladora dos Medicamentos e Produtos de Saúde britânica. Desta feita, todos os indivíduos com pelo menos 18 anos de idade vão poder passar a receber esta vacina a partir de agora.

14h25 - EasyJet defende fim do teste negativo para viajantes da UE e Reino Unido
 
diretor-geral da easyJet para Portugal, José Lopes, alertou hoje para a importância do fim da exigência de teste negativo à covid-19 para a entrada em Portugal de passageiros da União Europeia e do Reino Unido. "A nossa expectativa é que a lei que está em vigor até dia 09 caia. A Comissão [Europeia] voltou a recomendar, a partir de dia 01 de fevereiro, que deixasse de existir qualquer tipo de exigência adicional aos certificados digitais. Era algo que já tinha recomendado anteriormente, infelizmente o Governo português, em determinado momento, decidiu seguir por outro caminho, mas logicamente a existência dessas condicionantes põe-nos em desvantagem com, por exemplo, o mercado aqui ao lado, de Espanha", afirmou em conferência de imprensa no Porto.

14h11 - Portugal regista mais 50.447 casos e 53 mortes nas últimas 24 horas

Portugal regista mais 50.447 casos e mais 53 mortes relacionadas com a Covid-19 nas últimas 24 horas, segundo os dados publicados esta quinta-feira pela Direção-Geral de Saúde (DGS). Este é o terceiro dia acima de 50 mil casos. Segundo os dados do boletim diário da DGS, o país registou 2.795.830 casos e 20.077 mortes por Covid-19 desde o início da pandemia. 

 

13h36 - Mudanças nos Certificados Digitais Covid-19. O que passam a atestar?

O Conselho de Ministros aprovou, esta quinta-feira, o decreto-lei que "altera as medidas relativas aos Certificados Digitais Covid-19 da União Europeia", é referido no comunicado emitido após o encontro do Executivo de António Costa. Fique aqui a conhecer as mudanças no certificado de vacinação, de teste e de recuperação.

13h29 - Reduzida validade dos testes de antigénio

"Relativamente à validade dos testes de antigénio, em conformidade com as alterações introduzidas no decreto-lei relativo ao Certificado Digital Covid-19 passa a exigir-se que os mesmos sejam efetuados nas 24 horas anteriores com resultado negativo (em vez das 48 horas anteriores)", pode ler-se no comunicado do Conselho de Ministros desta quinta-feira.

13h15 - Teste negativo deixa de ser exigido nas fronteiras, basta o certificado
 
Passa a ser necessário apresentar apenas o certificado digital na entrada em Portugal, decidiu hoje o Conselho de Ministros. "Os ajustamentos dizem respeito ao acesso a estabelecimentos turísticos ou de alojamento local, restauração ou similares, estabelecimentos de jogos de fortuna ou azar, casinos, bingos ou similares, eventos, acesso a ginásio e academias, e à entrada em território nacional, fazendo cessar, neste último caso, a exigência de apresentação de comprovativo de realização de teste com resultado negativo para quem apresente Certificado Digital Covid da UE em qualquer das suas modalidades ou outro comprovativo de vacinação que tenha sido reconhecido", pode ler-se.

13h06 - História dos totalitarismos explica disparidades nas taxas de vacinação
 
grande disparidade entre as taxas da vacinação na Europa pode estar relacionada com a história recente dos regimes comunistas, a leste, e das ditaduras fascistas no sul, onde a transição democrática promoveu sistemas de saúde, consideraram hoje analistas.

12h51 - Todas as regiões da UE pela primeira vez com alto risco para viagens
 
Todas as regiões da União Europeia (UE) estão hoje, pela primeira vez, 'pintadas' a vermelho-escuro no mapa do Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) sobre risco para viagens, equivalendo a risco bastante elevado de circulação do SARS-CoV-2. Neste mapa do ECDC, que é atualizado semanalmente à quinta-feira, os Estados-membros da UE são classificados de acordo com um indicador que se baseia na taxa de notificação de casos a 14 dias, ponderada pela utilização da vacina nessa região.

12h01 - Comissão Europeia propõe extensão de certificado até junho de 2023

Comissão Europeia propôs hoje a prorrogação do Certificado Digital Covid da UE por um ano, até 30 de junho de 2023, e a inclusão de teste de antigénio de alta qualidade. O executivo comunitário salienta, em comunicado, que o coronavírus SARS-CoV-2, que provoca a covid-19, continua a ser prevalecente na União Europeia (UE) e a extensão do certificado irá facilitar a vida e deslocações dos cidadãos da UE. 

11h51 - Alívio de medidas? Situação em Portugal "será diferente", diz Silva Graça

Perante a onda do alívio de medidas de combate à Covid-19 na Europa, o infeciologista António Silva Graça salienta que cada “caminho tem de ser ajustado tendo em conta a realidade epidemiológica e os recursos da saúde de cada país”, pelo que, no caso de Portugal, “será diferente”. O especialista considera que, em Portugal, a realidade epidemiológica diferente da dos países do norte da Europa implicará outro tipo de decisões no que toca o alívio das restrições de combate à pandemia.

11h16 - Suécia segue exemplos europeus e prepara um alívio de restrições
 
O governo sueco informou, esta quinta-feira, que, a partir de dia 9 de fevereiro, todas as restrições de combate à pandemia de Covid-19 serão eliminadas. Segundo a agência EFE, o governo do país justifica a decisão com a elevada taxa de vacinação da população, mas também pelo menor risco associado à variante Ómicron.

11h14 - OMS considera que Europa está em boa posição para controlar pandemia
 
Organização Mundial de Saúde (OMS) considerou hoje que a Europa tem agora uma "oportunidade única" de controlar a pandemia da covid-19, salientando que uma parte importante da população está imunizada e que a variante Ómicron é menos grave. Em conferência de imprensa virtual, o diretor europeu da OMS, Hans Kluge, afirmou que há "um grande capital de imunidade derivada das vacinas e naturalmente provocada pela Ómicron", justificando que a "gravidade menor da variante Ómicron está agora firmemente estabelecida" e que se aproxima o fim do inverno.

11h00 - João Mário testou positivo à Covid-19

O Benfica informou, na manhã desta quinta-feira, que João Mário testou positivo para a Covid-19. O jogador esteve em campo frente ao Gil Vicente. É mais um caso confirmado de Covid-19 no plantel das águias. Rafa Silva tinha sido o último confirmado, isto na última semana. Desde dezembro, já estiveram infetados com Covid-19 Alex Grimaldo, Svilar, Pizzi, Yaremchuk, Radonjic, Meïte, Vlachodimos, Jan Vertonghen e Everton.

10h03 - Com "poucos milhares" de agendamentos nas crianças, DGS apela aos pais

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, apelou esta quinta-feira aos pais e educadores para que agendem as primeiras doses dos seus filhos, tendo em conta o reduzido número de agendamentos. Em entrevista à Renascença, Graça Freitas disse que "temos poucos milhares de crianças inscritas para vacinação" e há urgência em vacinar mais crianças. Este fim-de-semana será dedicado exclusivamente à vacinação de crianças entre os cinco e os onze anos.

09h58 - Com medo de levar a vacina contra a Covid, homem é amarrado por colegas

Um vídeo de um homem amarrado à espera de ser inoculado com a vacina contra a Covid-19 tornou-se viral esta semana, mas a história por trás do momento caricato parece ter sido deturpada. Inicialmente, foi divulgado que o vídeo retratava um homem negacionista e antivacinas e a sua esposa, que, por sua vez, o tinha amarrado para ser inoculado com a vacina contra a Covid-19. Ora, segundo contou Ana Maria Andrade, de 66 anos, ao G1, é ela quem aparece no vídeo, e terá sido apenas uma brincadeira entre colegas de trabalho, devido ao medo de agulhas de Cícero Sabino, de 47 anos.

09h12 - AHRESP pede que se avalie continuidade do quadro de restrições sanitárias

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) pediu esta quinta-feira que se avalie a continuidade das restrições sanitárias no país, de modo a que seja possível voltar ao normal funcionamento das empresas do setor. 

09h04 - República Checa coloca 'um fim' aos cerficados Covid na próxima semana

República Checa vai levantar a obrigatoriedade de apresentação do certificado digital da Covid-19, que comprova que um indivíduo já completou o processo de vacinação ou já recuperou da infeção pelo novo coronavírus, para entrada em restaurantes e espaços de entretenimento já a partir da próxima semana, revela o Guardian. O governo checo optou ainda por acabar com a testagem obrigatória em empresas e escolas a partir do próximo dia 18 de fevereiro. Porém, certas medidas de combate à pandemia continuarão em vigor, como é o caso do uso de máscaras em espaços fechados e os limites de capacidade impostos a certos estabelecimentos.

08h58 - Impacto da pandemia no cancro ainda por apurar mas há mais casos graves

presidente do IPO de Lisboa disse que ainda está por apurar o impacto da pandemia no sucesso do tratamento dos doentes com cancro, mas adiantou que a perceção dos profissionais é que estão a aparecer casos mais graves. Em entrevista à agência Lusa, na véspera de se assinalar o Dia Mundial Contra o Cancro, João Oliveira afirmou que os profissionais de saúde alertam para doentes com situações mais graves devido a diagnósticos tardios na sequência da pandemia de covid-19 e que têm de ser fundamentados.  

08h43 - Eis os prazos para pedir os apoios extraordinários em fevereiro

O Instituto da Segurança Social (ISS) já divulgou o calendário dos prazos para pedir os apoios extraordinários no âmbito da Covid-19 em fevereiro. Se tem direito a alguma das medidas ou pretende candidatar-se, saiba aqui quando é que o pode fazer. 

08h34 - Portugal atinge pico, infeções e mortes diminuirão nas próximas semanas
 
Portugal está a atingir o pico da atual vaga da pandemia e, nas próximas semanas, vai se registar uma redução de infeções, internamentos e de mortes por covid-19, estima o Instituto Superior Técnico (IST). "O Rt (índice de transmissibilidade do vírus) em todo o país está em descida acentuada e já se aproxima de 1 em média geométrica a sete dias, o que indica que o pico da incidência já está a ser atingido", avança o relatório do grupo de trabalho de acompanhamento da pandemia do IST que a Lusa teve acesso.

08h23 - Alemanha relata recorde de novos casos, com 236.120 contágios diários

Nas últimas 24 horas, a Alemanha contabilizou mais 236.120 casos e 164 mortes associadas à Covid-19, de acordo com os dados revelados pelo Instituto Robert Koch (RKI). O número de contágios supera o anterior recorde registado na quarta-feira, dia em que se somaram 208.498 novas infeções. Em termos globais, o país reporta 10.422.764 contágios e 118.334 óbitos desde o início da pandemia.

07h45 - Caso de Covid-19 interrompe julgamento a polícias sobre a morte de Floyd
 
O julgamento dos três polícias de Minneapolis, acusados a nível federal de violações aos direitos humanos no caso da morte do afro-americano George Floyd, foi subitamente suspenso esta quarta-feira, devido a um teste de covid-19 positivo num dos réus.

07h36 - Companhias aéreas dos EUA pedem fim dos testes para pessoas vacinadas
 
As companhias aéreas e operadores turísticos norte-americanos exortaram na quarta-feira a administração de Joe Biden a levantar a exigência de que os passageiros vacinados tenham de mostrar um teste Covid negativo para viajar para os Estados Unidos.

07h32 - Vacina obrigatória deixa em risco 3.300 militares do Exército dos EUA
 
O Exército norte-americano revelou hoje que vai dispensar imediatamente os militares que se recusem a vacinar contra a Covid-19, medida que coloca mais de 3.300 soldados em risco de expulsão. O Exército seguiu o exemplo dos Fuzileiros Navais, Força Aérea e Marinha dos Estados Unidos e também determinou a dispensa dos militares que recusem ser vacinados.

07h13 - Nova Zelândia começa a abrir fronteiras por etapas a partir do fim do mês
 
Nova Zelândia começará a abrir as suas fronteiras internacionais, fechadas desde março de 2020, a partir do final do mês, num plano de cinco fases que terminará em outubro, anunciou hoje a primeira-ministra, Jacinda Ardern. Oplano começa a 28 de fevereiro para nacionais e residentes - assim como para alguns australianos - com vacinação completa e um isolamento domiciliário de dez dias à chegada.

07h03 - Para recordar:

 

  • Vacinados deixam de ter de esperar sete dias para doar sangue. As pessoas que receberam as vacinas da Pfizer e da Moderna contra a Covid-19 deixam de ter de esperar sete dias para doar sangue, anunciou hoje o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST).
  • Mais de 67 mil pessoas vacinadas com dose de reforço nas últimas 24 horas. Portugal já administrou 5.061.810 doses de reforço da vacina, mais de 67 mil na terça-feira, segundo os dados revelados pela Direção-Geral da Saúde (DGS) no relatório de vacinação diário de quarta-feira.
  • EUA aguardam sinais de eficácia para vacinar crianças com mais de 6 meses. O governo norte-americano disse hoje esperar ter em breve "um bom sinal da eficácia" da vacina covid-19 da Pfizer, para crianças entre os seis meses e os cinco anos de idade, o que permitirá a sua administração este mês.
Comentários