O número de casos ativos caiu esta terça-feira pelo 5.º dia consecutivo, mas os óbitos voltaram a subir. No final da tarde de ontem, o Presidente da República afirmou que a reunião do Governo com os especialistas, marcada para quarta-feira, representará "uma nova fase da pandemia".
O "comboio da liberdade" continua a ser o tema de destaque na pandemia a nível internacional. No Canadá, onde originou o protesto, o primeiro-ministro Justin Trudeau anunciou o primeiro estado de emergência desde 1988.
No outro lado do mundo, a pequena nação das Ilhas Cook registou o seu primeiro caso de Covid-19, mais de dois anos depois do início da pandemia.
Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no Mundo.
Acompanhe aqui os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:
21h06 - Redução acentuada do risco recomenda alívio "quase total" das medidas
Portugal regista uma "redução acentuada do perigo pandémico", indica o relatório do grupo de acompanhamento da pandemia do Instituto Superior Técnico (IST), que recomenda que as "medidas em vigor sejam reduzidas de forma quase total".
21h02 - Canadá alivia medidas e deixa de exigir teste PCR negativo na fronteira
O governo do Canadá anunciou hoje o alívio das medidas de combate à pandemia de Covid-19 nas suas fronteiras, em particular o fim da exigência de um teste PCR negativo para entrar no país.
19h54 - Linhagem BA.2 da Ómicron em mais de 24% dos novos casos em Portugal
A linhagem BA.2 representa 24,3% dos novos casos de infecção de SARS-CoV-2 desta segunda-feira em Portugal, estima o mais recente relatório do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), divulgado esta terça-feira.
19h33 - Pandemia deu "legitimidade" para "mudar o que tem de ser mudado"
A ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, considerou hoje que a pandemia trouxe uma "legitimidade social" para "mudar o que tem de ser mudado", defendendo que a inovação deve estar no centro de todas as políticas públicas.
19h22 - Canadá. Chefe da polícia de Otava demite-se após onda de críticas
O chefe da polícia de Otava, capital do Canadá, demitiu-se esta terça-feira. Segundo revelou fonte do governo federal à agência de notícias Associated Press (AP), a decisão de Peter Sloly foi motivada pela onda de críticas que enfrenta pela gestão dos protestos contra as medidas para combater a propagação da Covid-19 que há mais de duas semanas invadem a cidade.
19h16 - França com 142.253 infetados e 304 mortes. Internamentos e casos em queda
França soma esta terça-feira mais 142.253 novos casos e 304 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com os dados mais recentes do Ministério da Saúde.
18h53 - País de Gales vai iniciar vacinação em crianças dos 5 aos 11 anos
O País de Gales decidiu avançar com a vacinação contra a Covid-19 em crianças entre os 5 e os 11 anos. Com esta decisão, o País de Gales torna-se a primeira nação do Reino Unido a confirmar a disponibilização da vacina para a faixa etária mais jovem.
18h50 - Zimbabué deixa de pagar salário a funcionários públicos sem vacina
O Governo do Zimbabué anunciou que vai deixar de pagar salários aos funcionários públicos sem vacina contra a Covid-19 e ordenou aos que estão em teletrabalho, a maioria há mais de um ano, para regressarem aos locais de trabalho.
18h48 - Tunísia levanta restrições para turistas totalmente vacinados
Depois de pôr fim ao estado de emergência, na semana passada, a Tunísia começa agora a relaxar as medidas de contenção da pandemia. A partir desta terça-feira, o país deixa de exigir teste negativo a turistas com mais de 18 anos que estejam totalmente vacinados.
18h13 - Espanha soma 34.380 infetados e 310 óbitos em 24 horas. Incidência cai
Espanha somou esta terça-feira, dia 15, 34.380 novos casos de coronavírus elevando para 10.707.286 o total de pessoas infetadas com a Covid-19 desde que a pandemia começou, avança hoje o Ministério da Saúde. Quanto às mortes, assinalam-se hoje mais 310 óbitos.
17h57 - Portugal administrou mais 27.224 doses de reforço contra a Covid-19
Em apenas 24 horas, foram administradas em Portugal mais 27.224 doses de reforço da vacina contra a Covid-19, mostra o Relatório de Vacinação divulgado esta terça-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Contas feitas, foram já dadas 5.710.725 inoculações de reforço desde que este processo teve início.
17h55 - Itália mantém declínio com 70.852 novos casos e 388 óbitos
A Itália mantém esta terça-feira a tendência de declínio de novos casos diários ao registar 70.852 infetados e 388 óbitos nas últimas 24 horas provocados pela Covid-19, de acordo com o Ministério da Saúde italiano.
17h53 - "Não sei por que deixei o futebol. Pode ter sido a Covid-19 ou a vacina"
Sergio Aguero recorreu, esta terça-feira, às redes sociais para levar a cabo uma sessão de perguntas e respostas junto dos adeptos, na qual abordou diversos temas, entre eles, claro está, o 'adeus' ao mundo do futebol, na reta final de 2021.
17h27 - Crianças dos 5 aos 11 anos poderão vacinar-se no sábado de manhã
As crianças entre os 5 e os 11 anos vão poder vacinar-se contra a Covid-19 no próximo sábado, durante a manhã, anunciou hoje o secretário de Estado Adjunto e da Saúde.
17h03 - Alívio de restrições será "progressivo, gradual, cauteloso"
O secretário de Estado Adjunto e da Saúde disse hoje que é de esperar "alívio nas restrições" impostas pela pandemia de Covid-19, mas que esse alívio será "progressivo, gradual, cauteloso".
16h57 - Graça Freitas quer alívio cauteloso. "As variantes não vão desaparecer"
Graça Freitas sugeriu esta terça-feira, em declarações aos jornalistas, um alívio “progressivo e em segurança” das medidas contra a pandemia de Covid-19. A diretora-geral da saúde remeteu mais informações para amanhã, após reunião no Infarmed, mas diz que Portugal está “no bom caminho”, apesar do fator de “gravidade” - o número de óbitos por milhão de habitantes.
16h32 - Reino Unido com mais 46.186 casos de Covid-19 e 234 óbitos
O Reino Unido registou esta terça-feira 46.186 casos de Covid-19 e 234 vítimas mortais, de acordo com o Departamento de Saúde e de Assistência Social britânico. Em relação a ontem, registam-se mais casos (41.648) e mais óbitos (35). Mas, sublinhe-se, às segundas-feiras o número de vítimas mortais é por norma inferior ao normal, devido à subnotificação durante o fim de semana.
16h25 - Autoagendamento da vacina aberto para crianças dos 5 aos 11 anos
Já se encontra disponível o autoagendamento da vacina contra a Covid-19 para crianças entre os 5 e os 11 anos. O pedido pode ser feito aqui.
16h20 - Nova Iorque despediu 1.430 trabalhadores não vacinados contra a Covid-19
A cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos da América, despediu 1.430 funcionários municipais que se recusaram a vacinar contra a Covid-19, apesar da obrigatoriedade imposta pela Câmara. O número de despedimentos representa menos de 1% do total de 370 mil funcionários da Câmara de Nova Iorque e é inferior aos cerca de quatro mil esperados na passada sexta-feira, no dia em que terminou o prazo para os funcionários serem vacinados.
16h12 - Infeciologista diz ser prematuro avançar já com alívio das restrições
O infeciologista Fernando Maltez considerou hoje prematuro aliviar já as restrições para controlo da pandemia de covid-19, defendendo que se deve avançar com cautela até a maioria da população ter o esquema vacinal com reforço completo.
15h02 - Vietname reabre completamente a turistas três meses antes da data prevista
O Vietname vai reabrir completamente as portas à entrada de turistas no dia 15 de março, anunciou esta terça-feira o governo, citado pela Reuters, no mesmo dia em que foi registado um novo recorde de 31.814 novos casos. O impacto da quebra no turismo tem afetado muito o país, mas a vacinação permitirá uma maior flexibilidade, mantendo-se em vigor uma quarentena de um dia e teste negativo aos viajantes que entrem no território do Sudeste Asiático.
14h53 - Leiria fecha posto de testagem
O posto de testagem à Covid-19 no Mercado de Santa'Ana, em Leiria, foi fechado, anunciou hoje a Câmara, que justificou a medida com a diminuição do número de casos positivos do novo coronavírus.
14h17 - Portugal regista mais 18.135 novos casos e 55 mortes
O país registou esta terça-feira mais 18.135 novos casos de Covid-19 e 55 mortes, o maior número de óbitos desde o dia 2 de fevereiro, segundo os dados do boletim da Direção-Geral da Saúde. O número de casos ativos caiu pelo quinto dia consecutivo - hoje são menos 12.032 - e há menos 94 internados (e menos um internado nos cuidados intensivos).
14h05 - Rainha de Inglaterra volta aos deveres oficiais
A rainha Isabel II voltou a desempenhar deveres oficiais de Estado, depois de ter estado em contacto próximo com o príncipe Carlos e a duquesa Camila, que estão infetados com a Covid-19. A monarca de 95 anos esteve em isolamento e esta terça-feira a Casa Real Britânica tweetou uma foto da videoconferência com o embaixador da Estónia.
13h41 - Efeito financeiro na conta do Estado ascendeu a 5.844 milhões
O efeito financeiro no Estado das medidas relacionadas com a Covid-19 ascendeu a 5.844 milhões de euros, em 2021, de acordo com a análise da Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO), foi hoje divulgado.
13h26 - Açores com quatro mortes, 799 casos e 1.407 recuperações
Os Açores registaram nas últimas 24 horas 799 novos casos de Covid-19 e quatro mortes, a par de 1.407 recuperações, revelou hoje a Autoridade Regional da Saúde.
13h02 - Centro Hospitalar de Leiria volta a permitir acompanhantes e visitas
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) vai retomar a entrada de acompanhantes, cuidadores ou visitas nos diversos serviços, dentro de um horário estipulado e ainda com um número de pessoas limitado, anunciou hoje aquela unidade de saúde.
12h45 - Presidência das Filipinas diz que pandemia no país é "de baixo risco"
As Filipinas estão a considerar levantar todas as restrições, uma semana depois de abrir as fronteiras aos turistas pela primeira vez em dois anos. Esta terça-feira, citado pelo The Guardian, o porta-voz do presidente Rodrigo Duterte disse que "as Filipinas têm agora uma classificação de baixo risco", apesar de registar uma média diária de 3600 novos casos, de ter apenas 56% da população vacinada e de se aproximar uma aguerrida campanha presidencial.
12h42 - Depois da polémica com vacinas, Ryanair atira farpa sarcástica a Djokovic
Depois da controvérsia em torno do Open da Austrália, o tenista Novak Djokovic disse que não era contra as vacinas, mas a primeira grande entrevista depois do torneio do qual foi retirado não foi bem recebida, pelo menos pela Ryanair.
11h50 - Estado dá garantia de 20 milhões para apoiar moratórias de empresas
O Governo autorizou 20 milhões de euros de garantia pessoal do Estado para a Linha de Apoio à Recuperação Económica - Retomar, lançada em outubro para apoiar operações de crédito em moratória de empresas viáveis, revela despacho hoje publicado.
11h43 - Japão atinge novo recorde de mortes por Covid-19 em 24 horas
O Japão registou esta terça-feira mais 326 mortes por Covid-19, o maior valor de óbitos num só dia desde o início da pandemia. No total, o país registou 20.759 mortes. Este ano, foram sempre registadas mais de 100 mortes diárias, com especial preponderância na população idosa, segundo as autoridades de saúde citadas pelo The Guardian.
11h13 - Chanceler alemão (também) rejeita fazer teste PCR na Rússia
O chanceler alemão, Olaf Scholz, recusou realizar um teste PCR russo antes da sua reunião com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, preferindo fazê-lo na embaixada do seu país em Moscovo, e sob supervisão de uma médica alemã.
10h18 - "As medidas são redundantes e estão a prejudicar a economia"
Em entrevista à CNN, na passada segunda-feira, o matemático Henrique Oliveira revelou acreditar que "estamos numa fase de grande decréscimo" da pandemia, devido à saturação dos casos e que as medidas de combate à Covid-19 "já não fazem grande efeito".
9h20 - OMS avisa que Ómicron se espalha no leste europeu com menos vacinados
A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou hoje que a variante Ómicron da Covid 19 está a espalhar-se na Europa de Leste, onde nas últimas duas semanas o número de novas infeções duplicou e há um menor nível de vacinação.
9h18 - Irlanda do Norte levanta todas as restrições
A Irlanda do Norte, país que faz parte do Reino Unido, vai levantar esta terça-feira todas as medidas de prevenção contra a Covid-19. Na segunda-feira, o primeiro-ministro Robin Swann anunciou que as restrições em vigor, como o uso de máscara em espaços públicos ou o certificado para entrar em discotecas, passarão a ser apenas recomendações, segundo a BBC.
8h49 - Família que perdeu o emprego durante a pandemia é despejada de casa
Fabio e Anna viviam há três anos num apartamento alugado na rua Creu dels Molers, em Barcelona, com os seus dois filhos. O casal viveu momentos de grande aperto durante a pandemia, tendo ambos perdido o seu emprego. O casal ficou, assim, sem possibilidades financeiras para pagar o valor do aluguer, de 800 euros, e esta terça-feira foram alvo de uma ação de despejo.
8h39 - Taiwan reduz quarentena para viajantes oriundos do exterior para 10 dias
Taiwan vai reduzir o período de quarentena obrigatória para quem chega à ilha oriundo do exterior, dos atuais 14 dias para 10, a partir de março, anunciou hoje o Centro de Controlo de Epidemias do país, segundo a imprensa local.
8h30 - Laboratórios Germano de Sousa reabrem hoje no Porto e quarta em Lisboa
Os laboratórios de análises clínicas Germano de Sousa, alvo de um ataque informático na semana passada, deverão reabrir hoje no Norte, mas em Lisboa apenas está previsto na quarta-feira, disse à Lusa o responsável pelo grupo.
8h10 - Ilhas Cook registam primeiro caso de Covid-19
Isolada da pandemia durante quase dois anos graças à sua posição estratégica no meio do Oceano Pacífico, a pequena nação das Ilhas Cook registou na segunda-feira o seu primeiro caso de Covid-19. O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro no Facebook.
7h50 - Sete sintomas (invulgares) da Ómicron que passam despercebidos
Os doentes infetados com a variante Ómicron podem sofrer um conjunto muito amplo de sintomas. O jornal The Sun lista sete que não deve ignorar.
7h32 - Alemanha ultrapassa as 120 mil mortes por Covid-19
A Alemanha regista, esta terça-feira, mais 243 mortes por Covid-19 e ultrapassa as 120 mil vítimas mortais desde o início da pandemia (120.220). No que diz respeito aos infetados, são mais 159.217 nas últimas 24 horas para um total de 12.580.343 casos.
7h30 - Hong Kong converte dezenas de milhares de quartos em locais de quarentena
Em Hong Kong, na China, foi registado um novo recorde esta terça-feira de mais de 2.000 casos e, segundo o The Guardian, os especialistas acreditam que o forte impacto da Ómicron poderá fazer esse número saltar para 30.000. Agora, a cidade decidiu transformar habitação recém-construída e cerca de 10.000 quartos de hotel em locais de quarentena, de modo a aliviar o assoberbado sistema de saúde.
7h22 - Enfermeiros australianos entram em greve contra a falta de pessoal
Milhares de enfermeiros entraram hoje em greve em Sydney, a maior cidade da Austrália, para protestar contra a falta de pessoal e stress relacionado com a pandemia de Covid-19.
7h20 - Farmacêuticas privilegiam lucro e não as pessoas nas vacinas, diz AI
Uma avaliação da Amnistia Internacional acusa as grandes farmacêuticas produtoras de vacinas contra a Covid-19 de terem privilegiado o lucro e os seus interesses em detrimento de uma distribuição equitativa de vacinas, resultando numa "catástrofe humanitária".
07h15 - Bom dia! Começamos aqui um novo registo de acompanhamento da pandemia, ao minuto, em Portugal e no Mundo. Pode recordar aqui o anterior.