A ronda de negociações que colocou, esta segunda-feira, frente a frente, representantes do governo russo e ucraniano chegou ao fim, segundo informa a estatal russa RIA.
Um membro da da delegação russa, Vladimir Medinsky, garantiu que todos os pontos definidos em agenda foram abordados nesta primeira discussão. Segundo a mesma fonte, citada pela agência RIA, foram encontradas temáticas nas quais é possível prever a existência de posições comuns entre Rússia e Ucrânia.
Já Mykhailo Podolyak, assessor do chefe de gabinete do Presidente da Ucrânia, esclareceu que ambas as partes identificaram temas prioritários para se chegar a um eventual entendimento, sobre os quais delinearam decisões específicas.
No seguimento desta reunião, os negociadores de ambas as partes vão agora regressar às capitais dos respetivos países, informa a Agence France-Presse, para discutir os próximos passos. Entretanto, será agendada uma segunda ronda de negociações, que deverá ocorrer nos próximos dias.
Neste primeiro encontro, esteve em cima da mesa a possibilidade de se acordar um cessar-fogo no conflito, numa altura em que a invasão russa à Ucrânia decorre já pelo quinto dia consecutivo.