Caças russos na Suécia; Rússia revela baixas pela 1.ª vez
02/03/2022 19:45 em Notícias

No sétimo dia de invasão russa, a Ucrânia amanheceu com um ataque de paraquedistas num hospital militar em Kharkiv. A universidade da mesma cidade, com mais de 200 anos, e o edifício da Câmara foram também alvos de bombardeamentos, esta quarta-feira.

Segundo o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, já morreram na guerra mais de seis mil soldados russos e, de acordo com as autoridades de Kyiv, cerca de dois mil civis morreram desde o início da guerra. 

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov, alertou que uma hipotética III Guerra Mundial irá "envolver armas nucleares e será destrutiva".

segunda ronda de negociações entre as delegações russas e ucranianas para um eventual cessar-fogo deverá acontecer hoje, na Bielorrússia, perto da fronteira com a Polónia.

Por cá, o ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, convocou uma reunião do Conselho Superior Militar para analisar a situação que se vive na Ucrânia. 

Acompanhe aqui os mais recentes desenvolvimentos sobre o conflito na Ucrânia:

19h38 - UE e EUA celebram derrota da Rússia na ONU, Guterres pede fim de conflito
 
União Europeia celebrou a "derrota moral e diplomática" da Rússia na ONU, enquanto Estados Unidos e secretário-geral da organização sublinharam que hoje o mundo se exprimiu a "alto e bom som" sobre a invasão russa da Ucrânia.

19h36 G7 procura forma de impedir uso de criptomoedas para contornar sanções
 
Os países do G7 estão a procurar maneiras de impedir que pessoas ou empresas alvo das sanções contra a Rússia usem criptomoedas para contornar as medidas adotadas, afirmou hoje o ministro das Finanças alemão, Christian Lindner.

19h27 Moçambique defende "cessação das hostilidades" e "diálogo construtivo"
 
O Governo moçambicano defendeu hoje a "cessação das hostilidades" no conflito entre Moscovo e Kiev e o relançamento de um "diálogo construtivo", frisando que está em contacto com os moçambicanos que fugiram da Ucrânia devido à invasão russa.

19h15 Ouvida forte explosão em estação de comboios em Kyiv

Foi ouvida uma forte explosão nas imediações de uma estação de comboios em Kyiv. A informação é avançada pela Reuters, que cita um conselheiro do ministro do Interior, Anton Herashchenko.

19h05 - Quatro caças russos entraram no espaço aéreo da Suécia

Quatro caças russos violaram a proibição imposta pela União Europeia (UE) e entraram no espaço aéreo da Suécia, revelam as Forças Armadas do país. 

19h00 Grupo sueco H&M suspende temporariamente vendas na Rússia

O grupo sueco de retalho H&M suspendeu temporariamente as suas vendas na Rússia. "O grupo H&M decidiu fazer uma pausa temporária de todas as vendas na Rússia", afirmou em comunicado, citado pela agência de notícias Reuters. A nota acrescenta ainda que o grupo vai "apoiar todas as pessoas que estão a sofrer" na Ucrânia.

18h57 "Escolheram o lado correto da história". Zelensky agradece à ONU

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenksy, agradeceu, esta quarta-feira, o voto de condenação à Rússia aprovado pela Assembleia-Geral (AG) da Organização das Nações Unidas (ONU).

 

18h50 Rússia revela pela 1.ª vez número de soldados mortos no conflito

O Ministério da Defesa russo revelou, esta quarta-feira, que 498 dos seus soldados foram mortos e outros 1.597 ficaram feridos, naquela que é a primeira admissão de vítimas do lado russo no conflito com a Ucrânia.

18h50 Preço do trigo continua a subir devido ao conflito na Ucrânia
 
preço do trigo voltou a disparar hoje, após atingir o nível mais alto desde 2008 nos mercados norte-americanos no dia anterior, como resultado da invasão russa na Ucrânia.

18h44 É preciso "dar esperança a quem foge da guerra", apela Marcelo

Marcelo Rebelo de Sousa, em declarações proferidas aos jornalistas esta tarde, abordou o conflito que tem existido em território ucraniano, descrevendo-o como uma situação "complexa e difícil". Num contexto desta natureza, o Presidente da República acredita que é necessário "dar esperança a quem foge da guerra" e do "conflito injusto. 

18h24 - Oficial: Abramovich coloca o Chelsea à venda

Roman Abramovich anunciou, nesta quarta-feira, que colocou o Chelsea à venda. O bilionário russo, antigo proprietários dos blues, anunciou-o numa declaração oficial em que justifica a sua decisão "pensando no que é o melhor para o clube".

 

18h19 Parte amanhã de Braga autocarro para ir buscar 30 cidadãos ucranianos

autocarro deverá chegar à Polónia, à cidade de Wroclaw, no sábado, local de onde irá partir para Braga este grupo de refugiados. "A chegada está prevista para segunda-feira ao final do dia, embora este horário não possa ser confirmado de momento", informa a mesma nota. 

18h18 Estados Unidos fecham espaço aéreo a companhias aéreas russas esta noite

O Departamento de Transportes dos Estados Unidos da América (EUA) e a Administração Federal de Aviação anunciaram, esta quarta-feira, que a medida que impede que aeronaves e companhias aéreas russas utilizem o espaço aéreo do país entra em vigor às 21h de hoje [2h de quinta-feira, em Lisboa].

18h18 Bruxelas vai propor diretrizes para enfrentar máximos na energia
 
A Comissão Europeia vai apresentar, na próxima semana, diretrizes para os Estados-membros da União Europeia (UE) enfrentarem elevados preços do gás e da eletricidade, que batem máximos e assim continuarão pelas tensões geopolíticas, com "impacto significativo" na inflação.

18h16 - Zelensky agradece “apoio incondicional” do Emir do Qatar

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, revelou na rede social Twitter que discutiu com o Emir do Qatar, Tamim bin Hamad Al Thani, sobre a “agressão da Rússia contra a Ucrânia”. Na publicação, Zelensky agradeceu ainda o “apoio incondicional à Ucrânia num momento tão difícil”. 

 

18h04 Biden não exclui proibir importação de petróleo russo para os EUA
 
O presidente dos EUA, Joe Biden, disse hoje que admite todos os cenários quanto à possibilidade de proibir a importação de petróleo russo, como retaliação adicional pela invasão da Ucrânia.

17h50 - Novo bombardeamento em Kharkiv mata pelo menos 21 pessoas
 
A Rússia voltou hoje a bombardear Kharkiv, a segunda maior cidade ucraniana, num ataque que matou pelo menos 21 pessoas e feriu 112, destruindo diversos prédios, informaram autoridades ucranianas.

17h49 MNE da UE voltam a reunir-se na sexta-feira em encontro alargado
 
O chefe da diplomacia europeia anunciou hoje uma reunião extraordinária de ministros dos Negócios Estrangeiros na sexta-feira, em Bruxelas, consagrada à invasão russa da Ucrânia, para a qual convidou homólogos de países aliados e o ministro ucraniano, Dmytro Kuleba.

 

17h47 Rússia já controla Zaporizhia, maior central nuclear da Europa

Zaporizhia é uma das quatro centrais nucleares ucranianas ativas, e já está controlada pelas forças russas. A Agência Internacional de Energia Atómica está reunida para debater a situação na Ucrânia e apela à segurança das centrais.

 

17h46 Embaixador russo justifica invasão à Ucrânia com Artigo 51 da ONU

O embaixador russo na Organização das Nações Unidas (ONU), Vasily Nebenzia, afirmou, esta quarta-feira, que a Rússia “fez de tudo para evitar” o conflito com a Ucrânia e voltou a defender que o avanço das tropas russas se trata de uma “operação militar especial” devido ao “genocídio” levado a cabo pela Ucrânia nas regiões separatistas do Donbass.

17h46 Bruxelas suspende acordos com investigadores russos e apoia ucranianos
 
A Comissão Europeia decidiu suspender acordos de subvenção com organizações de investigação da Rússia, após a invasão russa da Ucrânia, apostando ainda em apoio adicional aos estudantes ucranianos no estrangeiro com "segurança garantida", disse hoje fonte de Bruxelas.

17h44 BE opõe-se "à guerra" e apoiou "sanções à Rússia", garante Marisa Matias

O Parlamento Europeu votou, na terça-feira, uma resolução de condenação da Rússia pela invasão à Ucrânia. A propósito deste tema, Marisa Matias recorreu à rede social Twitter para condenar as "notícias falsas" que têm sido divulgadas sobre a "suposta abstenção do Bloco [de Esquerda] na resolução que condena a invasão".

 

17h40 - EUA põem procuradores a processar oligarcas russos e quem viole sanções
 
O Departamento de Justiça dos Estados Unidos da América (EUA) encarregou hoje uma dezena de procuradores de processarem "os oligarcas russos corruptos" e todos aqueles que violem as sanções adotadas por Washington contra Moscovo após a invasão da Ucrânia.

17h39 Sines pode ajudar a aumentar autossuficiência energética na UE
 
O Fórum para a Competitividade defende que Portugal pode contribuir para a redução da dependência da Rússia, através da entrada de gás por Sines e com a produção de energia renovável para exportação.

17h39 Gomes Cravinho faz 'briefing' na Comissão de Defesa da AR na terça-feira
 
O ministro da Defesa Nacional vai participar na reunião extraordinária da comissão parlamentar de Defesa que irá decorrer na próxima terça-feira, indicaram hoje fontes parlamentares à agência Lusa.

17h38 UE sanciona mais 22 oficiais bielorrussos por apoio à invasão russa
 
A União Europeia (UE) acrescentou hoje 22 oficiais superiores das forças armadas bielorrussas à lista de individualidades alvo de sanções pelo seu apoio à invasão russa da Ucrânia.

17h37 Nações Unidas aprovam voto de condenação à Rússia por invasão da Ucrânia

A Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) condenou hoje a invasão russa da Ucrânia, com uma maioria de 141 países a favor. Outros 35 abstiveram-se, e apenas cinco votaram contra - a Federação Russa, Eritreia, Coreia do Norte, Bielorrússia e Síria. A entidade apelou também à retirada das tropas russas do território ucraniano.

17h36 Galp suspende compras de produtos petrolíferos russos

A Galp anunciou que suspendeu a compra de produtos petrolíferos russos e lamentou os "atos de agressão contra o povo ucraniano", segundo um comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

17h35 "O povo ucraniano luta, e quer ser parte do mundo ocidental"
 
Segundo a embaixadora da Ucrânia em Portugal, Inna Ohnivets, o país espera o apoio do governo português na adesão à União Europeia (UE), assim como a possibilidade da introdução de sanções a cidadãos russos aliados de Vladimir Putin, com nacionalidade portuguesa, como é o caso de Roman Abramovich.

17h34 Aldeias de Crianças SOS criam fundo de emergência
 
As Aldeias de Crianças SOS, presentes em 137 países, anunciaram hoje a criação de um fundo de emergência para ajudar crianças e famílias vítimas da guerra na Ucrânia.

17h34 SEF cria balcões de atendimento dedicados a cidadãos ucranianos
 
O SEF disponibiliza, a partir de quinta-feira, balcões de atendimento dedicados exclusivamente a cidadãos ucranianos, que vão funcionar entre as 08h30 e as 20h00, anunciou hoje aquele serviço de segurança.

17h33 Rússia vai repatriar turistas a partir da Madeira e Bulgária
 
O operador turístico Tui vai organizar voos da Madeira e Sófia para repatriar turistas russos que ficaram retidos na Europa com a suspensão de ligações aéreas devido à invasão da Ucrânia, noticiou a agência russa TASS.

17h31 "Objetivo da Rússia não é apenas ocupação", diz embaixador ucraniano

O embaixador ucraniano na ONU, Sergiy Kysly, falou, na tarde desta quarta-feira, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. "O objetivo da Rússia não é apenas uma ocupação - é um genocídio", começou por dizer, recordando os crimes de guerra que têm sido cometidos durante a invasão da Ucrânia pela Rússia.

17h30 OMS preocupada com relatos de ataques contra hospitais
 
A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou hoje "estar preocupada" com os relatos de ataques contra hospitais e alvos médicos na invasão russa em curso na Ucrânia.

17h17 - Negociações entre a Ucrânia e a Rússia adiadas para esta quinta-feira

segunda ronda de negociações entre as delegações russas e ucranianas foi adiada para amanhã, segundo apontou o líder da delegação russa, Vladimir Medinski.

“Esperamo-los amanhã, já estão a caminho”, afirmou na televisão pública russa.

Segundo várias agências de notícias russas, em cima da mesa está um possível cessar-fogo. A reunião irá acontecer em Brest, na fronteira da Bielorrússia com a Polónia. 

 

16h19 - Kremlin propõe prisão até 15 anos por "notícias falsas" sobre a guerra

O Kremlin, parlamento russo, apresentou um projeto de lei para punir a difusão de “notícias falsas” sobre o conflito na Ucrânia, propondo até 15 anos de prisão.

16h15 - Detidos em Paris 14 legionários ucranianos em rota para a Polónia
 
Catorze legionários ucranianos foram detidos na terça-feira em Paris num autocarro que partia para a Polónia, com passageiros civis que provavelmente iam combater na Ucrânia, indicaram hoje fontes militares.

16h13 Ucranianos oferecem chá a soldado russo que chora enquanto fala com a mãe

Um soldado russo que foi capturado por civis ucranianos foi alimentado e foi-lhe oferecido chá quente, enquanto falava com a mãe num telefone emprestado pelos ucranianos. 

16h12 Rússia admite que é difícil antever magnitude dos danos das sanções
 
O vice-primeiro-ministro russo, Yuri Borisov, admitiu que é difícil antever a "magnitude e profundidade" dos danos das sanções ocidentais contra a economia russa, em retaliação pela invasão da Ucrânia.

16h10 Mãe russa tenta acalmar criança presa por protestar contra a guerra

Um grupo de crianças do ensino primário foi detido por estar a participar numa manifestação contra a invasão russa à Ucrânia. Num vídeo partilhado pela socióloga Alexandra Arkhipova, é possível ver uma mãe russa, Ekaterina Zavizion, a tentar explicar à filha por que razão tinham sido presas pela polícia por se oporem à guerra de Vladimir Putin. 

15h57 Nova ronda de negociações vai decorrer perto da fronteira com a Polónia

segunda ronda de negociações entre a Rússia e a Ucrânia vai decorrer em Belovezhskaya Pushcha, na região de Brest, na Bielorrússia, perto da fronteira com a Polónia, ao final do dia de hoje, avança a agência russa TASS. 

 

15h57 Russos já sofrem efeitos de campanha militar do Kremlin
 
As sanções impostas pelos Estados Unidos e União Europeia às instituições bancárias russas, após a campanha militar do Kremlin na Ucrânia, e as contra-medidas das autoridades de Moscovo, estão já a repercutir-se na classe média urbana russas.

15h56 Ucranianos usam garrafas de vinho português para fazer cocktails molotov

Após terem sido dadas instruções ao povo ucraniano sobre como fazer um cocktail molotov - em que a televisão teve, aqui, um papel fundamental -, a população começou, em diversas cidades do país, a juntar garrafas de vidro para usar como 'matéria-prima' para as bombas

15h55 Ministro da defesa britânico não apoia zona de exclusão aérea na Ucrânia

O ministro da Defesa do Reino Unido rejeitou a ideia de uma zona de exclusão aérea na Ucrânia. Apesar de reconhecer que há o risco de o presidente russo “agredir de forma grave” as cidades ucranianas a partir do ar, Ben Wallace diz que fechar o espaço aéreo seria contraproducente.

15h54 Ucrânia convida mães de soldados russos a ir buscar filhos capturados

Kyiv emitiu um comunicado onde convida as mãe russas, preocupadas com os filhos capturados, a ir buscá-los. "Foi tomada a decisão de entregar as tropas russas capturadas às suas mães se vierem buscá-las à Ucrânia, em Kyiv", pode ler-se na nota do Ministério da Defesa.

15h39 Índia pede aos seus cidadãos para abandonarem Kharkiv até esta tarde

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Índia apelou, esta quarta-feira, aos seus cidadãos que deixem a segunda maior cidade da Ucrânia, Kharkiv, até ao final do dia, devido aos ataques das forças russas na região.

 

15h35 Dortmund expulsa de sócio ex-chanceler alemão com ligações à Rússia

Borussia Dortmund expulsou de sócio honorário o ex-chanceler alemão Gerhard Schröder, face às relações próximas que mantém com o presidente russo Vladimir Putin e os cargos que ocupa em consórcios russos.

 

15h32 Costa agradece ao presidente romeno apoio em operação de repatriamento
 
O primeiro-ministro, António Costa, manifestou ao presidente da Roménia, Klaus Iohannis, a sua gratidão pelo apoio prestado na segunda-feira para a concretização do plano de repatriamento de portugueses e ucranianos através de território romeno.

 

 

15h31 Autoridades de Kyiv denunciam morte de mais de 2.000 civis
 
As tropas russas mataram mais de 2.000 civis desde o início da invasão da Ucrânia, anunciaram hoje as autoridades de Kyiv, sem precisar o número de baixas militares.

COMENTÁRIOS